A geração de leads é uma estratégia essencial para todas os segmentos de negócios existentes, porque resumidamente, gerar leads é transformar pessoas (visitantes do site, por exemplo), que já conhecem a sua marca em potenciais clientes.
Mas, para transformar contatos frios (visitantes) em contatos quentes em leads com sucesso, é preciso acompanhá-lo e nutri-lo.
Seguir as etapas do funil de vendas é uma das maneiras mais eficazes de organizar a forma de “conquistar” esses clientes, recorrendo a ferramentas de automação como o RD Station, por exemplo, e seus diversificados formatos de ferramentas de conversão, para atraí-los e convertê-los em clientes.
Imagem: Resultados Digitais.
Atraindo e convertendo leads
Páginas de conversão, as famosas landing pages, com formulários preenchíveis personalizados são uma das excelentes ferramentas do processo de geração de leads.
Fonte imagem: reprodução RD Station.
Através das LP’s é possível oferecer conteúdos ricos em troca de dados de contato dos usuários, alguns exemplos são:
- E-books
- Webinar
- Acesso à versões teste de uma ferramenta
- Testes
- Descontos e promoções
- Infográficos exclusivos
entre outras diversas “moedas de troca” da internet, ou seja, materiais atrativos que a marca pode oferecer aos visitantes da página na etapa de atração e conversão de leads no funil de vendas.
Em troca, esses visitantes fornecem dados importantes, que servem para que você consiga iniciar um relacionamento e um processo de nutrição, entrando em contato com ele de alguma forma.
Seja telefone, e-mail, dados de profissão ou outras informações personalizáveis, essas informações são essenciais para as estratégias de geração de leads no marketing digital.
Um exemplo:
Fortalecemos nosso processo de geração de leads através de uma LP para a conversão de pessoas interessadas em obter resultados com inbound marketing e o resultado foi esse:
Fonte imagem: reprodução RD Station.
Uma excelente oportunidade de atrair e entrar em contato com pessoas que procuram por um dos serviços que oferecemos.
Selecionando leads
Após atrair os leads, é preciso filtrá-los, e entender se ele é qualificado ou não, se tem algum nível de interesse de consumo dos conteúdos para compra, interesse ou se pode ser uma possível pesquisa de concorrência.
Relacionar os perfis dos leads captados com o público da marca e analisá-lo através de um lead scoring também é um dos passos imprescindíveis para balizar suas estratégias e descobrir se o mesmo tem ou não potencial para virar um cliente.
Relacionando-se com os leads
Para que seja possível estabelecer conexões cada vez mais genuínas com o público, é preciso estabelecer um verdadeiro relacionamento com seus leads qualificados, e uma das maneiras atualmente de fazer isso é através da relação ganha-ganha, proporcionada pela produção de conteúdos direcionados.
Uma vez que você fornece conteúdo relevante para seu potencial cliente, mais ele confiará em sua marca e mais estará propenso a investir seu dinheiro nela.
Relação ganha-ganha
Ninguém perde, todos ganham:
O lead ganha com a exclusividade das informações obtidas, ao mesmo tempo em que a marca pode mostrar o quão valioso pode ser o seu trabalho para ele.
Isso faz com que o lead se sinta provocado a continuar tendo acesso aos conteúdos, te fornecendo constantemente, informações sobre suas preferências, opiniões, ou seja, ele está te concedendo a moeda de troca mais valiosa do momento: SUA ATENÇÃO.
Produção de Conteúdo
Quando falamos sobre como conquistar os clientes, muitos pensam em conteúdos de links patrocinados, e sim, com certeza essa é uma excelente e eficaz ferramenta para melhorar o alcance da sua marca.
Quando pensamos em uma marca com forte presença digital, que estabelece relações genuínas com seu público, porque conhece o que ele gosta e tem uma comunicação clara e alinhada, de acordo com seus valores, objetivos e realizações, estamos falando de uma marca que se preocupa com a sua produção de conteúdo.
Estratégias
Conte com uma Agência de Marketing de Conteúdo, especialista em geração de leads.
A produção de conteúdo é uma forma de atrair, converter e fidelizar clientes e gerar tráfego orgânico para seu site.
Além das campanhas de links patrocinados, uma equipe especialista em conteúdos, formada por publicitários e jornalistas criteriosos em transformar conteúdo em audiência engajada e qualificada para seu negócio, é um diferencial que oferecemos em todos os nossos projetos.
Com estratégias bem alinhadas, seus conteúdos terão um bom desempenho nas redes sociais, um excelente ranqueamento e otimização de SEO no Google, através de conteúdos em blogs.
Além disso, facilita suas vendas porque permite que pessoas que estejam perto ou longe de você encontrem seu negócio por meio dos mecanismos de busca.
Estratégias de geração de leads são recomendadas para variados modelos de negócio, seja um restaurante (B2C), uma indústria automotiva (D2C), o setor B2B (empresa para empresa) ou lojistas e marketplaces (B2B2C) que unem forças para vender diretamente ao consumidor.
Confira um diagrama com modelos de negócios existentes que podem usufruir dos benefícios da geração de leads em suas estratégias:
Fonte imagem: reprodução do site Olist.
Independente do segmento de atuação, as pessoas querem ouvir o que sua marca tem a dizer, qual seu posicionamento perante o cenário atual e o que sua empresa pode oferecer de diferencial a elas, tudo isso, é verificado pelos consumidores antes de tomar a decisão de confiar seu dinheiro às marcas.
Mãos a obra!
Se você chegou até aqui em sua leitura, descobriu que uma Agência de Marketing de Conteúdo é uma das melhores soluções para terceirizar com segurança sua produção de conteúdo.
Contar com o conhecimento de especialistas que lidam diariamente com pesquisas, análises de campanhas, avaliações comparativas (benchmarking) entre outros métodos da área para descobrir as melhores estratégias para sua empresa é investir em LIBERDADE.
Com essa liberdade, você ganha tempo para focar em sua atividade principal, que é o seu negócio e as decisões importantes a serem tomadas.
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