Consumidores multicanal: como a sua empresa deve se posicionar?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Quantas vezes você já pesquisou um produto em lojas virtuais antes de ir até a loja física? Hoje em dia, essa é uma prática muito comum dos consumidores em geral. Em muitos casos, a compra é efetuada online, sem chegar ao local físico. A forma de consumir mudou muito nos últimos anos e isso significa que as marcas precisam se adaptar aos novos hábitos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 95% dos usuários de smartphones já pesquisaram um produto ou serviço online antes de comprar na loja física. Em 2014, as compras realizadas online por dispositivo móvel ultrapassaram as compras via desktop. O mobile é essencial nesse processo, já que grande parte dos consumidores realizam buscas através de smartphones. E como já mencionamos antes, o Google vai priorizar o mobile no rankeamento dos sites. Está tudo conectado.

Pesquisas revelam que três a cada quatro consumidores que consideraram útil uma informação obtida online, estão mais dispostos a irem até a loja física. Isso só reafirma a ideia de que é fundamental conectar as estratégias online e offline, já que o consumidor agora é multicanal. Dados apontam que consumidores multicanal têm um valor de vida útil 30% mais alto do os que compram apenas através de um canal, aponta estudo da IDC.

Multicanal

Ser multicanal significa atender às expectativas atuais dos seus clientes, aumentar os pontos de contato com o público, criando mais oportunidades de vendas. Baseado nessas informações, é fundamental saber quem é o seu público. Dados demográficos, hábitos de navegação e de consumo na internet, por exemplo, são alguns aspectos indispensáveis para conhecer o comportamento de compra e jornada do consumidor.

Mas além do multicanal, ser omnichannel é a grande tendência, onde mais do que estar presente em todos os canais é crucial integrar, diferenciar canais e adequar mensagens, engajando mais o consumidor e unificando a estratégia de marketing, mais completa.

Entre as ações que podem ser usadas, por exemplo, existem anúncios que são executados no ambiente online para impactar uma pessoa que está próxima ao seu local, com horário de atendimento, produtos e demais informações sobre a loja física, por exemplo. Ações não faltam. E é muito importante no processo de planejamento definir quais serão os objetivos da sua marca em determinados canais e nos momentos de impacto para o consumidor. Além disso, entenda quais são os fatores que os estimulam a realizar compras online e/ou em loja física.

Dê ao seu cliente o que ele mais precisa: informação rápida e relevante em qualquer dispositivo.