Estratégias de marketing digital são ações de promoção direcionadas a um fim: divulgação, reconhecimento, autoridade, visibilidade, conversão, entre outras metas. Essas ações devem ser guiadas por métricas reais para que o investimento seja bem-sucedido.
Além disso, é preciso considerar diversos outros fatores, como as características do público, suas dores e necessidades. É aí que entra o Instagram, já que trata-se de uma rede social com vários perfis de usuário e que oferece muitas vantagens para todo tipo de negócio, incluindo as pequenas empresas.
Quer entender como pode aproveitar mais o Instagram do seu negócio ao traçar estratégias de marketing digital? Continue lendo!
Por que pequenas empresas devem usar o Instagram?
Estamos falando de uma das mais populares redes sociais, que possui usuários que passam em média 30 minutos por dia no aplicativo.
E é aqui que chegamos no ponto importante: será que você precisa estar no Instagram e criar estratégias de marketing digital? Vamos aos fatos:
- 90% das pessoas que estão no Instagram seguem uma empresa;
- Segundo entrevista encomendada pelo Facebook e realizada com 21 mil pessoas, dois a cada três entrevistados afirmam que o Instagram é uma rede que permite que as marcas interajam com o público;
- Ainda de acordo com essa pesquisa, todos os participantes afirmaram que usam a rede social ao menos uma vez por semana;
- 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem anúncios dela no Instagram.
Você encontra os dados citados acima na própria página do Instagram Business. Além dessas estatísticas, não podemos deixar de citar outros dados importantes para estratégias de marketing digital na rede social.
Por exemplo, sabia que 81% dos usuários no Instagram pesquisam por produtos e serviços? Enquanto isso, 130 milhões deles interagem com postagens de venda todos os meses. Essas estatísticas são de 2020 e foram disponibilizadas pela Hootsuite.
Ou seja, sua empresa deve pensar em estratégias de marketing digital para o Instagram se:
- tem o objetivo de ampliar os canais de contato e comunicação com os clientes;
- deseja alcançar novos perfis em potencial;
- tem interesse em investir em maior reconhecimento e visibilidade para a marca;
- quer impulsionar ainda mais o negócio.
Perfil comercial no Instagram para pequenas empresas
No Instagram, é possível criar uma conta especialmente para empresas, independentemente de seu porte, o chamado “Perfil Comercial”. Trata-se de uma modalidade que possui recursos exclusivos para quem tem um negócio.
As vantagens de criar uma conta empresarial no Instagram são:
- Insights em tempo real: é possível acompanhar o desempenho do seu perfil em tempo real e, dessa forma, entender melhor o comportamento do seu público;
- Informações de contato: você pode compartilhar seus dados através da sua conta para que os visitantes entrem em contato;
- Criar loja: outro ponto interessante é que você pode criar uma loja no seu próprio perfil e vender diretamente no Instagram;
- Interação com o público: é possível ter uma aproximação maior com o público por meio dos comentários, mensagens privadas ou recursos interativos dos stories.
Para abrir sua conta comercial no Instagram, basta criar uma conta na rede social, se ainda não tiver uma, ou mudar suas confirmações do perfil. No segundo caso, vá em “configurações” e depois em “mudar para conta profissional”. Escolha a modalidade de atuação e selecione “Empresa”.
Feito isso, resta saber: que estratégias de marketing digital usar no Instagram de pequenas empresas?
5 dicas de estratégias de marketing para o seu negócio no Instagram
Quando falamos de estratégias de marketing digital precisamos definir alguns critérios para que nada ocorra fora do planejado. E, caso ocorra, precisamos saber quais serão os próximos passos. Isto é, muitas vezes, é preciso prever e estar preparado para mudanças e ajustes nas campanhas e ações.
Por que estamos dizendo isso? Porque muitos acabam investindo errado nas mídias, sem um planejamento bem delineado e até mesmo sem estar baseado em dados reais. E isso pode acarretar em resultados insatisfatórios.
Quer dicas de estratégias de marketing digital que vão ajudar você a investir mais no Instagram para pequenas empresas? Anote aí:
Antes de tudo, atenção aos objetivos
Primeiro, para criar estratégias de marketing digital adequadamente é preciso pensar nos objetivos do perfil.
O que você deseja alcançar ao utilizá-lo? Qual mensagem o seu negócio vai passar ao público através da rede? Será uma iniciativa mais interativa, descontraída ou formal? A finalidade é vender mais ou ter reconhecimento?
É claro que você pode ter mais de uma finalidade, mas é preciso delinear cada ação de acordo com uma meta específica. Assim, você consegue mensurar o que está dando certo ou não para cada abordagem traçada.
Saiba com quem está falando
Uma pequena empresa, que normalmente está iniciando no Instagram, pode não ter clareza do público-alvo. No entanto, saber com quem estamos falando é fundamental para quaisquer estratégias de marketing digital. Portanto, defina o público-alvo e a(s) persona(s) do seu negócio no Instagram.
Você pode começar educando o público para atrair os que se interessam pelo o que você oferece. E é possível fazer testes, criar enquetes que questionem as características e preferências de quem está seguindo você e estar de olhos atentos aos insights que a plataforma disponibiliza para saber o comportamento dos seguidores.
Originalidade é um ponto chave
Provavelmente você já ouviu algo assim por aí, certo? É real: ser original é uma forma de planejar estratégias de marketing digital mais autênticas aos interesses do seu público.
É preciso que seu conteúdo ganhe destaque em meio aos outros. Isso não significa ter todas as ideias do zero, mas saber aproveitar as tendências e oportunidades que surgirem de criar algo inovador sempre que puder.
Crie conteúdos que ofereçam experiências
O Instagram é uma rede social muito visual e interativa. A produção de conteúdo na plataforma exige algo a mais: a tal da experiência. É preciso de conteúdos que criem experiências diferenciadas. E como você faz isso? Volte duas casas: com originalidade e conhecendo o público.
É claro que não é só isso, mas esses elementos são essenciais para criar ricas estratégias de marketing digital em perfis de empresas pequenas.
Nesse sentido, vale entender a necessidade do público da sua rede ter contato com a essência da marca e sua representação enquanto negócio. Pense: qual é o seu diferencial? Tudo isso exige um planejamento de conteúdo e marketing, uma vez que o que você não quer é passar a imagem errada da empresa, certo?
Aposte nos recursos da plataforma
Se tem algo que pode ser unânime em relação a crescer no Instagram é: usar os recursos que ele oferece sempre que possível para aumentar o engajamento e alcançar mais perfis em potencial. Hashtags, story, reels e enquetes são bons exemplos.
E são também ferramentas que permitem que você crie estratégias de marketing digital para conteúdo diferenciado dentro do seu perfil, oferecendo a tal experiência que mencionamos anteriormente. Como dissemos, o Instagram é bastante visual e interativo, por isso, construa interação e seja visual.
Por fim, o que você não pode esquecer é que estratégias de marketing digital precisam de monitoramento sempre. Isso serve também para o Instagram de pequenas empresas, pois é preciso estar atento às mudanças necessárias para as abordagens e, ainda, obter mais insights para os próximos passos.
Para discernir esses resultados e encontrar as melhores ações para cada finalidade é necessário conhecimento na área.
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