fbpx
webcompany - Comprar seguidores nas redes sociais vale a pena?

Comprar seguidores nas redes sociais vale a pena?

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Comprar seguidores pode parecer muito atrativo em um primeiro momento. Quem não gostaria de ter um perfil gigante e popular sem precisar passar pelo processo de conquistar todas essas pessoas? A aquisição é muito sedutora e o que não faltam são ofertas de pacotes por aí, mas a verdade é que atalhos nunca funcionam e isso pode prejudicar seus resultados a longo prazo.

A expectativa ao comprar seguidores é sempre a mesma: ver seus posts bombando, o alcance explodir, fazer mais pessoas conhecerem a marca, atrair novos clientes e ganhar muito dinheiro. Porém, o que acontece é exatamente o contrário! Além de custar caro, essa decisão traz milhares de perfis falsos ou usuários que não estão nem aí para o seu conteúdo, o que diminui a taxa de engajamento e só gera dor de cabeça com as consequências por parte da rede social.

Comprar seguidores é olhar para números e esquecer das pessoas!

De uns tempos para cá, as redes sociais se tornaram um espaço de conexão. As pessoas estão ali para se relacionar com perfis e marcas que admiram, além de expressar sentimentos e apoiar movimentos. O Instagram sempre foi uma plataforma pensada para engajar seus usuários em assuntos que fazem sentido para eles. Ao comprar seguidores você vai na direção contrária disso.

Entre os principais pontos negativos de comprar seguidores, podemos destacar:

Métricas falsas

Uma boa presença digital é construída a partir da análise de dados. Quanto mais assertivo for o relatório do Instagram, melhor será a qualidade do conteúdo publicado e dos resultados na plataforma. É aí que mora o problema! Se você comprar seguidores, suas métricas ficarão confusas.

Imagine só uma conta de 10.000 seguidores que obtém, em média, 30 curtidas por publicação e cerca de 2 comentários. Vai ser difícil saber se o seu conteúdo está ineficaz. Se você tem um grande número de seguidores, mas raramente tem envolvimento, que é a principal chave do algoritmo do Instagram, seu perfil ficará cada vez mais parado e será difícil entender a razão disso.

Antes até era possível ter perfis falsos que geravam interações genéricas com a marca, comentando emojis, ou termos genéricos, porém com o fim da automação no Instagram também com o objetivo de sanar perfis falsos esse tipo de interação diminui significativamente.

Entrega das suas publicações

O Instagram não entrega as publicações para todos os seus seguidores, ele prioriza os usuários que mais se engajam com seu conteúdo. Se você tem muitas pessoas seguindo o perfil, mas quase nenhuma interagindo com as publicações, ele vai parar de colocar as atualizações. Um belo exemplo de aplicação do ditado “quantidade não é qualidade”.

2 estratégias que valem muito mais do que comprar seguidores

Investir em conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo criativo é o melhor caminho para fazer seu perfil crescer. Uma estratégia interessante pode contar com formatos como texto e vídeo. Se as publicações foram realmente úteis para sua persona, com uma identidade visual bem definida e assuntos atuais, é provável que além de começar a seguir,o usuário compartilhe o perfil com os amigos. A partir do momento que o conteúdo do seu Instagram gera uma transformação para quem tem contato com ele, as pessoas começam a te acompanhar por vontade própria e não deixam de interagir com nenhuma publicação. O algoritmo gosta disso e colabora com a entrega!

Reservar uma verba para a mídia online

Uma forma mais inteligente de investir seu dinheiro no crescimento do Instagram é a mídia paga, ou seja, os anúncios nas redes sociais. Essa é toda forma de promoção em que você paga para veicular conteúdo em um espaço e atingir seu público-alvo. Estes anúncios aumentam sua visibilidade, geram tráfego e alcançam audiências mais amplas, inclusive para o público fora da sua página gerando um alcance muito superior ao que você teria organicamente mesmo com um número razoável de seguidores.

Ao contrário de comprar seguidores, que só aproximará pessoas que não estão alinhadas com a sua marca, os anúncios impactarão um público mais segmentado, com interesses relacionados ao contexto da sua empresa. A melhor parte dos anúncios online é que existem opções para todos os bolsos. É possível impulsionar no Instagram com investimento a partir de R$ 6 ao dia. O preço que você vai pagar pela campanha promocional fica totalmente a seu critério. O próprio Instagram sugere que sejam investidos pelo menos R$ 10 ao dia, por 3 dias seguidos, para começar a impulsionar os conteúdos.

Sempre que for comprar seguidores, lembre-se de que você pode aumentar os números, mas não consegue adquirir a atenção das pessoas. Na era em que vivemos, onde ser percebido vale mais do que qualquer outra coisa e converte em vendas, ter um número que alimenta apenas a vaidade não vale a pena. Opte por uma estratégia de conteúdo assertiva e seja interessante o suficiente para conquistar o carinho dos usuários.

Precisa de uma estratégia mais eficiente do que comprar seguidores?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital.

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.