O dia 8 de Março foi oficializado Dia Internacional da Mulher lá em 1975 pela Organização das Nações Unidas. A história dessa data tem várias origens, mas surgiu sobretudo por conta das manifestações operárias de mulheres no começo do século 20, que exigiam melhores condições de trabalho, igualdade salarial e direitos trabalhistas.
Como uma homenagem, o Dia da Mulher entrou oficialmente nos calendários comerciais. E se por muitos anos foi marcado por flores e presentes, hoje o dia é cada vez mais dedicado à conscientização, trazida por mensagens motivacionais e empoderadoras. Agora, 8 de Março é um dia para render homenagens àquelas que têm lutado por uma sociedade livre do sexismo e promover reflexões sobre a desconstrução dos papéis de gênero definidos por convenções sociais.
Você pode até achar que esse assunto não tem muito a ver com sua marca ou empresa, mas com certeza essa data sazonal (como já conversamos nesse post aqui) é importante para sua empresa, seja para as marcas que querem se posicionar (assim como: Burger King, Ben & Jerry`s, Dove, Netflix…) ou para empresas que querem apenas homenagear o seu público e ou promover produtos.
Como sabemos que as redes sociais se inundam com publicações das mais variadas, às vezes até incoerentes com cada marca, queremos chamar atenção para esse posicionamento sazonal. É preciso trabalhar em redes sociais no Dia da Mulher de forma construtiva, interessante para seu público, colaboradores e também para seu posicionamento de marca! Existem inúmeras maneiras de abordar o tema e nós separamos alguns exemplos para você!
Posicionamento constante
Algumas marcas e empresas são conhecidas por seus amplos esforços em promover a Diversidade e Inclusão entre seus colaboradores – e falam sobre isso ao longo do ano. Para essas empresas, incluir conteúdo nas redes sociais no Dia da Mulher é mais uma ação importante. Durante o ano, exibem atividades ou reflexões que dialogam diretamente com o tema. É um posicionamento!
A Sodexo Serviços, por exemplo, possui enraizada em sua cultura a questão da Diversidade e Inclusão, e além de eventos direcionados ao tema (que são divulgados ao longo do ano em suas redes sociais e blog), eles dedicam um conteúdo especial nas redes sociais no Dia da Mulher.
Homenagem
Enquanto algumas marcas falam sobre isso com frequência em suas redes sociais, outras preferem não abordar temas que são considerados “polêmicos” e publicam conteúdo nas redes sociais no Dia da Mulher para homenagear seu público. Mas, mesmo assim é importante manter a mensagem coerente com o tom de voz da sua empresa (outra conversa que tivemos aqui, lembra?).
Por exemplo, o Cartoon Netwoork, que é um canal norte-americano de televisão, tem público infantojuvenil. No entanto, há anos eles não deixam de falar nas redes sociais no Dia da Mulher mensagens com personagens e bom humor, falam sobre mulheres serem iguais aos homens, sobre personagens feminina independentes… o que homenageia a data e ainda educa seu público em formação.
Colaboradores
Para as homenagens, também não se esqueça de seus colaboradores: o Dia da Mulher é uma ótima oportunidade para suas ações de endomarketing! Sua empresa pode trabalhar em redes sociais no Dia da Mulher para homenagear suas colaboradoras e promover reflexões para que todas e todos se sintam acolhidos e respeitados em seu ambiente de trabalho.
Promoções
Outra maneira de trabalhar em redes sociais do Dia da Mulher é com foco em promoções! É preciso reforçar que nenhum desses posicionamentos se excluem, mas provavelmente se sua marca é um comércio, seja mais pertinente utilizar a data para vender mais – produtos ou o conceito de sua empresa!
Uma loja de roupas femininas, por exemplo, pode aproveitar a data para lançar cupons de descontos para seu e-commerce. Ou um restaurante pode aproveitar suas redes sociais para homenagear as mulheres, oferecendo um desconto especial ou sobremesa naquela noite. Ou mesmo uma livraria que dá descontos em livros escritos por mulheres nesse 8 de março! As maneiras de envolver seu negócio na mensagem são muitas, mas, como dizemos é preciso criar um conteúdo coerente com o posicionamento de sua empresa.