Como construir uma audiência nas redes sociais

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

As redes sociais surgiram com o intuito de conectar as pessoas no mundo virtual e aproximá-las de acordo com seus interesses e valores em comum, e desde que nasceram só crescem, com novas funcionalidades e lançamentos. Ter um perfil da sua marca é uma das melhores estratégias de marketing digital, pois atualmente, há mais de 4 bilhões de pessoas ativas na internet, sendo um número muito grande de oportunidades para aproveitar e alcançar corretamente a audiência nas redes sociais.

Se está começando ou busca transformar seu perfil, é importante saber o poder que cada canal tem e alinhar de acordo com a comunicação e posicionamento da marca para construir as melhores estratégias e conquistar uma audiência nas redes sociais que garanta o crescimento do seu negócio.

Confira as dicas e aumente a sua audiência nas redes sociais!

Conheça o seu público

O primeiro passo para construir uma audiência nas redes sociais é saber exatamente quem é o seu público. Para uma comunicação mais precisa e segmentada é necessário a criação de personas, dentro delas você cria perfis fictícios de clientes potenciais para sua marca, detalhando os seus dados demográficos, interesses, hobbies, dores, desejos, entre outros. Dessa maneira, você consegue criar conteúdos personalizados para o cliente, atingindo muito mais resultados.

Principais redes sociais

Existem diversos canais, que possuem objetivos e atraem usuários diferentes, por isso é importante definir seu público-alvo antes, para depois definir qual mídia é melhor para construir a sua audiência nas redes sociais. Conheça os principais:

Facebook
É a maior rede social que existe no mundo!

Possui foco em seus usuários e é considerada uma rede de geração de oportunidades e aquisição de clientes para qualquer empresa. Com esse grande volume de pessoas também temos um crescimento da concorrência, já que praticamente todas as empresas estão no Facebook, portanto, não ter um perfil ativo na plataforma te deixa para trás. Além disso, a ferramenta possibilita levar o seu conteúdo de forma inovadora através da mídia paga, utilizando segmentações baseadas em interesses e comportamentos do usuário, por um preço acessível até para pequenas empresas, com a possibilidade de gerar uma grande audiência nas redes sociais.

Instagram
O Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos anos e tende a continuar em expansão.

Seu maior foco é em conteúdo visual e suas inúmeras funcionalidades (feed, stories, IGTV, lives, etc) permitem grandes possibilidades para trabalhar a criatividade na plataforma, além de sempre trazer inovações, o que é ótimo para o consumidor atual que cada vez mais busca formas exclusivas de relacionamento com as marcas. Hoje em dia também é fundamental criar um impulsionamento no Instagram pois o alcance orgânico assim como na plataforma do Facebook caiu muito, porém com todas as opções se segmentações possíveis é uma ótima alternativa para criar uma audiência nas redes sociais.

Linkedin
A maior rede social profissional do mundo!

Utilizada para conexões profissionais, estar dentro do Linkedin é uma oportunidade de divulgar vagas e gerar oportunidades de negócios. O Linkedin para empresas é de suma importância, já que temos um público corporativo, podemos desenvolver um conteúdo mais denso e elaborado, como marcos importantes da empresa, ações realizadas tanto internamente quanto em eventos, notícias do mercado atuante, divulgação de vagas, entre outros. O intuito é aproximar os usuários interessantes para criar a audiência nas redes sociais.

Conteúdo

Não adianta simplesmente criar o seu perfil e deixar-lo abandonado, a tarefa de criação de conteúdo é fundamental para criar e manter a sua audiência nas redes sociais. O principal ponto é saber criar conteúdo de qualidade com os assuntos de interesse do seu público e com uma frequência razoável para fixar na mente do consumidor. Lembre-se: ninguém gosta de ver publicações no feed que focam em vendas o tempo todo e que sejam massantes.

Faça cronogramas de postagens mensais, selecione os temas de acordo com as suas estratégias, esteja por dentro das novas tendências, crie uma comunicação amigável e um atendimento referência para solucionar todas as dúvidas dos seus clientes. Analisar os concorrentes também é uma ótima forma para se inspirar no desenvolvimento do conteúdo e saber a melhor forma de conquistar sua audiência nas redes sociais.

Precisa construir uma audiência nas redes sociais para sua empresa? Fale com um especialista!