Chatbots: tudo o que você precisa saber sobre esta revolução

Os chatbots são softwares de mensagem, uma tecnologia que chegou para revolucionar o atendimento. Eles já são utilizados por empresas de diversos setores. Os chatbots podem ser mais básicos, com pequenas automações configuradas para resolver questões simples como horário de funcionamento, segunda via de documentos e agendamento de horários. E também podem ser mais complexos, com recursos de inteligência artificial, sendo capazes de realizar ações mais complicadas. Nesse caso, é possível que o chatbot esteja integrado com outros sistemas da empresa.

 

Até 2020, 85% das interações dos consumidores será

conduzida por um mecanismo automático e será a

primeira opção para diferenciar uma empresa de seus

Competidores.  (Walker Information, Inc.)

 

Pesquisa da Mindbowser indica que 75% das empresas planejam criar um chatbot para o seu negócio ainda em 2017.  Esse resultado é consequência do perfil do cliente de hoje em dia, que está conectado em tempo integral e exige que a empresa esteja disponível sempre que necessário.  

O Brasil é um dos países com maior taxa de uso de aplicações de mensagens instantâneas do mundo, de acordo com estudo global da Kantar. 84% usam apps de troca de mensagens mensalmente.  Atualmente já temos cerca de 8 mil bots produzidos no país.

E por isso o chatbot é assertivo, pois o usuário já está na plataforma, não é preciso solicitar nenhuma instalação, é só se comunicar ali atendendo as expectativas do usuário.  

A Pesquisa Transformação Digital – Cliente deste ano detectou que a avaliação do consumidor sobre atendimento via robôs, teve aprovação de 51% dos entrevistados. 29% preferiam negociar uma dívida com um assistente virtual. 95% das empresas entrevistadas se preparavam para investir portais de autosserviço e assistentes virtuais (bots). E a tendência é que esse números só aumentem!

eMarketer prevê que até 2019,

65% da população no mundo

use aplicativos de mensagem.

O mesmo estudo indica que quando se fala de futuro, 96% dos entrevistados disseram que as formas de contato entre as empresas e seus clientes deverão acontecer por meio de canais digitais, sendo bots (39%) o mais votado, aplicativo (27%), portal de autosserviço (13%), mídias sociais (7%), WhatsApp (6%), chat (4%).

Quais são os benefícios dos chatbots?

A respeito dos benefícios, podemos citar a redução de custos com SAC, personalização de atendimento, engajamento e relacionamento. Análise recente mostra que, com os chatbots, 90% dos problemas em SAC podem ser resolvidos sem precisar demandar tempo da equipe de atendimento. Já os profissionais estimam que chatbots baseados em machine learning podem chegar a atender sozinhos até 80% dos chamados.

Deixe um robô trabalhar para a sua empresa. Fale com a gente!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

3 Estratégias de marketing digital para o agronegócio que você precisa conhecer

3 Estratégias de marketing digital para o agronegócio que você precisa conhecer

O agronegócio tem enfrentado uma série de desafios nos últimos anos. A crescente demanda por alimentos, as mudanças climáticas e

Luz, câmera e… chatbots!

Longe dos robôs cinematográficos, os chatbots mostram que é possível deixar o entretenimento ainda mais dinâmico e eficiente. Até poucos

classe c brasileira

A classe C brasileira pode ser o principal público da sua estratégia de marketing digital

A classe C brasileira representa uma oportunidade de marketing digital que muitas empresas ainda não exploram adequadamente. Descubra!

Por que os influenciadores digitais são procurados pelas marcas?

Apesar de populares, a escolha do influenciador deve ser bem planejada para conseguir atingir o público desejado.
soluções de marketing digital personalizadas

3 soluções de marketing digital personalizadas para a sua empresa

Descubra 3 soluções de marketing digital personalizadas para alcançar seus objetivos e impulsionar seus resultados.
engajamento digital

Saiba como aumentar o seu engajamento digital

O engajamento digital é a moeda do século, ou melhor dizendo, é o que faz com que as empresas consigam