Chatbot significado: conheça os benefícios e reveja os principais mitos que cercam a ferramenta

Estamos em pleno ano de 2019 e você ainda não entende exatamente o que é e nem como funciona um chatbot? Fique tranquilo, nós podemos te ajudar! Leia nosso artigo, conheça o chatbot significado e desmistifique os principais mitos que cercam a ferramenta.

Experimente ter um robô ao seu dispor

O chatbot nada mais é do que uma ferramenta, alimentada por scripts pré-definidos ou então inteligência artificial (AI), que interage com as pessoas por uma interface de bate-papo, seja seja ela o WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, SMS ou até mesmo seu website.

O uso eficiente de um chatbot amplia e apresenta novas possibilidades de interação e atendimento para marcas e empresas. Dessa forma, é possível se manter sempre relevante e mais próximo da rotina atribulada dos consumidores atuais, oferecendo um atendimento mais ágil, assertivo e padronizado, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Chatbot significado: 3 mitos que você precisa rever agora mesmo

O chatbot é uma ferramenta exclusiva para fazer SAC

É bem verdade que o chatbot é uma mão na roda para as empresas que desejam atender o seu cliente com mais rapidez e assertividade. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o chatbot não é apenas um ferramenta exclusiva para fazer SAC. Ele pode, e deve, ser utilizado para outras aplicações e segmentos. O chatbot pode ajudar clientes a finalizarem suas compras, auxiliar na reserva de um hotel ou até conferir a previsão do tempo, por exemplo. Quando bem programado, o chatbot é capaz de aprender com as interações para se tornar uma ferramenta de venda e também de ajuda aos seus clientes.

O chatbot vai substituir os humanos

Como sempre reforçamos por aqui, o chatbot nunca irá substituir um colaborador de carne e osso! Mas ele pode ajudar, e muito, no desenvolvimento e na produtividade da uma equipe. Enquanto os robôs nunca se cansam, estão disponíveis 24/7 e possuem maior acesso aos recursos de computação, as pessoas são insubstituíveis na  hora de lidar com casos complexos e que precisam de mais atenção e sensibilidade humana. Experimente deixar o chatbot lidar com as dúvidas básicas e perguntas mais frequentes, enquanto a sua equipe ganha fôlego e tempo para lidar com atendimentos delicados.

O chatbot vai produzir Interações cada vez mais robotizadas

Acha que só porque é realizado por um robô, todos os atendimentos feitos por um chatbot vão soar mecânicos e impessoais? Nada disso! Cabem as empresas, na hora de produzirem seu chatbot, estarem atentas na escolha do tom de voz. O ideal é que as interações sejam personalizadas de acordo com a identidade individual de cada empresa, com o público-alvo envolvido e com o objetivo principal do atendimento. Assim como ninguém gosta de ser atendido por uma secretária eletrônica, o chabot precisa ter alta personalização e a mesma linguagem que você teria pessoalmente. 

 

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