Robô de conversa: diálogos dos chatbots precisam de ajustes constantes

Muito além do desenvolvimento de códigos, o chatbot eficiente precisa ter o foco na conversa e nas pessoas com quem ele irá interagir. Assim, desenvolver robôs de conversa em português que soem menos artificiais exige um cuidado constante com termos, dúvidas frequentes e avaliação das interações.

Robôs de conversa: chatbots em português podem ser amigáveis

Tanto para a empresa quanto para consumidores, os chatbots oferecem uma solução eficiente no atendimento online, com interações programadas, disponíveis 24 horas por dia nos chats e aplicativos de mensagens. Para evitar interações “robotizadas”, porém, é necessário um cuidado especial na linguagem e no fluxo de conversa, para que o usuário consiga ser guiado intuitivamente para a resolução dos problemas dentro do próprio chat.

Falar o mesmo idioma do público, assim, vai além de colocar todas as interações em português, mas “chatear” com o usuário, com os termos que eles mais utilizam, destacando os problemas mais comuns, oferecendo opções que sejam claras para guiar até o fim do problema. Pensar assim, na estrutura de uma conversa inteira, começando com a saudação, passando pelos tópicos de dúvidas, até finalizar a troca de mensagens com um brinde ou cupom de desconto, é indispensável.

Para conseguir esse atendimento eficiente é necessário um ajuste e avaliação constante: quanto maior a quantidade de dados que você tem dos clientes que interagem com o seu chatbot, mais rápido e eficiente vai se tornando o diálogo, fazendo correções e atualizando os termos que as pessoas mais utilizam. Justamente pela possibilidade de desenvolver conversas mais dinâmicas e com tom de voz que condiz com a marca e com o público, o chatbot vai muito além de uma central de ajuda online e foge do contato mecanizado que muitos canais de atendimento ainda oferecem.

Mesmo com todos esses benefícios, é importante ter em mente que nem sempre o robô será capaz de promover um atendimento humanizado e 100% eficaz. Com isso, é de suma importância disponibilizar outras formas de atendimento para os clientes. No caso de situações mais complexas, é bom garantir que um humano possa resolver os possíveis problemas apresentados.

Para não ter mais dúvidas, acompanhar as novidades e possibilidades dos chatbots para diferentes segmentos, confira semanalmente nosso blog!

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato com a gente.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

chatbot de vendas

Conversar com um robô: As pessoas estão preparadas?

Hoje a maioria das pessoas utiliza aplicativos de trocas de mensagens ao longo do dia. Como um bom exemplo, de

contratar uma agência

Reconhecimento de marca ou afinidade de marca: qual é a melhor estratégia?

Como você pode posicionar melhor sua empresa para atrair novos clientes e desenvolver relacionamentos com os consumidores existentes? A resposta

call to action

Call to Action: saiba tudo sobre CTA

Saber o que é um Call to Action é mais importante para suas estratégias digitais do que você imagina. Isso

Webcompany vai ao Web Summit em Lisboa

Começou nesta segunda-feira o Web Summit, um festival de tecnologia que traz o melhor da cena tecnológica europeia e mundial,

Marketing industrial: o caminho para bons resultados

Para entender sobre o que trata o marketing industrial, vamos pensar nas empresas que criam produtos especialmente para atender outros

pixel de conversão

O que é o pixel de conversão e como usá-lo em suas campanhas?

O pixel de conversão é essencial no marketing digital, pois ele ajuda a rastrear o que as pessoas fazem em

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?