O que você precisa saber sobre os chatbots no Whatsapp?

O aplicativo de mensagens mais utilizado do Ocidente se tornou parte integrante da nossa rotina, afinal, acessamos o Whatsapp para falar com familiares, grupos de amigos, companheiros e até mesmo para os contatos comerciais. Com o lançamento neste ano do WhatsApp for Business, o app pretende aumentar ainda mais participação em nossa rotina, oferecendo a possibilidade do atendimento por chatbots dentro da plataforma.

Chatbots no Whatsapp já são uma realidade

De acordo com o instituto Data Popular, o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, mas mesmo assim muitas marcas ainda não colocam o app no radar dos canais de contato com o cliente, pela impossibilidade de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo de maneira profissional. Com o lançamento do WhatsApp for Business neste ano, o app avança para oferecer um atendimento padronizado e eficiente aos clientes.

Diferente de um número de celular do usuário normal, o WhatsApp for Business oferece um perfil empresarial para que os clientes estejam em contato direto, inclusive com a implementação dos chatbots, o que tornará o atendimento pelo app uma ferramenta disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. A vantagem para as empresas é conversar com os clientes dentro de um aplicativo que eles já estão acostumados, sem precisar enviar e-mail ou acessar outros sites para terem suas dúvidas e problemas resolvidos. Por enquanto, porém, a novidade está restrita ainda para grandes empresas e negócios selecionados, mas deverá estar em breve disponível para mais negócios.

Entre os exemplos práticos que já estão com bons resultados, a imobiliária online Quinto Andar foi uma das primeiras empresas convidadas pelo WhatsApp para implementar chatbots. Atualmente o app de mensagens já representa 40% dos atendimentos, superando o e-mail e o telefone. Além da praticidade, a imobiliária indicou que houve até um aumento no engajamento dos usuários depois dos chatbots, com inquilinos entregando a documentação antes do tempo previsto.

Para os usuários, entretanto, não imagine que seu aplicativo ficará lotado de mensagens de marcas e produtos todos os dias: para evitar o SPAM e interações indesejadas, o Whatsapp permitirá que você bloqueie e denuncie todos os perfis que não tenha interesse em manter o contato frequente.

Assim, mesmo que no momento a possibilidade de oferecer chatbots no Whatsapp ainda esteja restrita para algumas marcas e grandes empresas, a expansão do WhatsApp for Business é uma possibilidade muito atrativa e que colocará os chatbots, de vez, na rotina de milhares de usuários brasileiros dos apps de mensagens. Em pouco tempo, trocar mensagens com um robô estará, de vez, sendo parte do seu dia a dia!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

novo site

Construa autoridade e confiança com um novo site profissional

Um dos benefícios essenciais de criar um novo site para o seu negócio é que ele ajuda a construir reconhecimento

Threads: O novo concorrente do Twitter

Mark Zuckerberg e a Meta lançaram seu concorrente do Twitter na forma de uma nova plataforma chamada Threads. Lançado em

site lento

Por que seu site lento está sabotando seu negócio

Descubra como um site lento está sabotando seu negócio! Aprenda técnicas práticas e avançadas para aumentar a velocidade do seu
ciclo de vendas

Como reduzir seu ciclo de vendas com marketing digital?

Reduzir ciclo de vendas é um objetivo que deve ter destaque dentro da gestão de uma empresa B2B. Confira agora
busca paga

Busca paga e busca orgânica: diferenças, vantagens e desvantagens

O crescimento da publicidade no Brasil segue em potencial e a procura por anúncios de busca paga e busca orgânica

Fim dos likes no Facebook

Entenda mais sobre o fim dos likes no Facebook

Vale tudo pelas curtidas? Parece que não mais! O fim dos likes no Facebook chega para marcar uma nova era