Como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram continua sendo um mistério para muitos criadores de conteúdo e marcas que lutam para aumentar sua visibilidade na plataforma. 71% dos usuários do Instagram usam a plataforma para descobrir novos produtos e marcas, representando um potencial enorme de vendas que só pode ser aproveitado quando seu conteúdo realmente alcança essas pessoas.

Entender como funciona o algoritmo do Instagram não é apenas uma questão de curiosidade técnica, mas sim uma necessidade estratégica para qualquer pessoa ou empresa que queira ter sucesso na rede social. Com as mudanças constantes que a plataforma implementa, manter-se atualizado sobre essas transformações pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso na sua estratégia de marketing digital.

O que é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um conjunto complexo de instruções que determina quando, onde e para quem exibir cada conteúdo publicado na plataforma. Ele funciona como um curador personalizado que analisa continuamente o comportamento dos usuários com o objetivo de melhorar sua experiência na rede social.

Na prática, o algoritmo do Instagram atua como um filtro inteligente que decide quais posts, stories, reels e conteúdos do explorar aparecem na tela de cada usuário. Ele aprende com as interações das pessoas para prever qual tipo de conteúdo e quais criadores conseguirão manter o usuário engajado e incentivá-lo a passar mais tempo no aplicativo.

Em 2025, o algoritmo do Instagram funciona a partir de 4 elementos essenciais, sendo que o principal objetivo é manter os usuários engajados na plataforma. Se o seu conteúdo serve a esse propósito, ele será exibido para mais pessoas com maior frequência.

Como funciona o algoritmo do Instagram na prática

Ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas um algoritmo do Instagram. A plataforma utiliza uma coleção de algoritmos, processos e classificadores que priorizam diferentes tipos de conteúdo. Cada seção do aplicativo, como o feed principal, stories, página explorar e reels, possui seu próprio método de seleção e ranking de conteúdo.

O sistema utiliza inteligência artificial para tomar decisões sobre qual conteúdo mostrar, mas ainda depende de fatores de classificação específicos que podemos influenciar. Essas são as alavancas que criadores e marcas podem usar para melhorar o desempenho de seus conteúdos.

A complexidade aumenta quando consideramos que cada formato de conteúdo tem regras e sinais diferentes. No entanto, todos seguem dois princípios fundamentais: como outros usuários trataram esse conteúdo até agora e como esse usuário específico se comportou no passado.

Os três principais fatores de classificação

Relacionamento e interações

Se você já interagiu com o conteúdo de um criador específico, o Instagram tem maior probabilidade de colocar mais conteúdo dessa pessoa no seu feed. Para profissionais de marketing, isso explica por que conseguir engajamento no conteúdo é tão importante. Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos você receber, mais frequentemente seus posts serão visíveis.

Interesse e relevância

Este fator de classificação baseia-se no tipo de conteúdo com o qual um usuário normalmente interage. Se alguém se envolve com conteúdo similar ao seu ou de um criador parecido com você, o algoritmo mostrará seus posts para essa pessoa com maior frequência. O Instagram também atribui uma pontuação de relevância para cada conteúdo, baseada em fatores como recência e conexão com temas em alta.

Informações sobre o conteúdo

O algoritmo do Instagram considera informações técnicas sobre o post, como quando foi publicado, se é uma foto ou vídeo, e sua performance geral. Publicar consistentemente e manter-se atualizado com as tendências ajuda seu conteúdo a ter melhor desempenho no algoritmo.

O algoritmo do feed principal

O Instagram utiliza um sistema de IA dedicado chamado Instagram Feed AI para selecionar, classificar e entregar conteúdo para seu feed principal. Quando você abre o aplicativo, o sistema coleta 500 posts de contas que você segue, utiliza um modelo para prever quais você achará “mais relevantes e valiosos”, e finalmente atribui uma pontuação de relevância para cada post.

O sistema faz várias previsões, incluindo a probabilidade de você curtir, comentar, compartilhar ou salvar um post, além de quanto tempo você gastará visualizando-o. Para profissionais de marketing, isso significa que conteúdo que gera cliques, compartilhamentos e visualizações provavelmente receberá mais exposição.

Como funciona o algoritmo dos reels

Para os reels, o Instagram utiliza um sistema chamado Instagram Reels Chaining. Adam Mosseri, chefe do Instagram, explicou recentemente que existem dois tipos de classificação na plataforma: classificação de interesse, que prevê se você vai gostar do conteúdo, e classificação de valor, que determina se o conteúdo vale o tempo dos usuários.

Os três fatores mais importantes para melhorar a classificação dos reels são: se o vídeo é assistido até o final, se as pessoas interagem com o áudio original e se o conteúdo motiva os usuários a criarem seus próprios reels. A atualização teve duas frentes de trabalho: uma focou em valorizar a criatividade e a produção de conteúdo original, e a outra em penalizar os “republicadores em série.

Algoritmo das stories

O sistema de IA das stories do Instagram compartilha algumas semelhanças com o sistema do feed, mas também possui sinais únicos. Entre as previsões específicas para stories, destacam-se a probabilidade de você tocar para a próxima story, responder à story ou sair das stories completamente.

Os fatores de classificação incluem seu histórico de visualização de stories de uma conta específica, seu relacionamento com o autor da story e informações sobre a story em si. Isso significa que manter um relacionamento próximo com sua audiência através de interações regulares pode melhorar significativamente a visibilidade das suas stories.

Pesquisar e Explorar

A página explorar é onde novos visualizadores podem descobrir seu conteúdo, tornando o entendimento deste algoritmo do Instagram crucial para o crescimento de seguidores. Antes do conteúdo ser pontuado e classificado, ele passa por um processo de filtragem inicial onde o Instagram cria uma lista de 1.500 fotos e vídeos para possível seleção.

O que aparece na grade do explorar é conteúdo com o qual o usuário tem maior probabilidade de se engajar. O mecanismo de recomendação usa uma lista extensa de previsões e fatores de classificação, incluindo a probabilidade de curtir, comentar, compartilhar ou salvar o post, além de informações sobre quem postou o conteúdo.

Estratégias para trabalhar com o algoritmo a seu favor

Publique no momento certo

Quando você publica conteúdo no Instagram importa por duas razões principais. Primeiro, conteúdo novo é um sinal importante de classificação para o algoritmo do Instagram. Segundo, você terá melhor chance de conseguir engajamento inicial se publicar quando sua audiência está online. Como o Instagram prefere mostrar conteúdo que outras pessoas curtiram e compartilharam, esse impulso inicial pode crescer exponencialmente.

Foque no engajamento

O Instagram menciona engajamento em quase todas as discussões sobre como seus algoritmos classificam conteúdo. Conseguir mais curtidas, compartilhamentos e comentários deve ser prioridade máxima para todo conteúdo que você publica. Algumas estratégias eficazes incluem fazer perguntas nas legendas, criar conteúdo que inspire discussões e responder rapidamente aos comentários.

Otimize para SEO do Instagram

O Instagram possui uma função de busca por palavras-chave, o que significa que você pode otimizar seu conteúdo e perfil para aproveitar isso. Inclua palavras-chave relevantes na sua bio, use hashtags estratégicas e escreva legendas que incorporem termos que sua audiência pode estar procurando.

Diversifique seus tipos de conteúdo

Como cada formato tem seu próprio sistema de classificação, manter um fluxo constante de diferentes tipos de conteúdo pode fazer toda a máquina de classificação trabalhar a seu favor. Experimente reutilizar conteúdo: tire uma imagem estática de um reel e use como post normal, ou poste parte de um vídeo longo nas stories.

Crie conteúdo que seja compartilhado

Compartilhamento é um sinal forte para o algoritmo de que as pessoas gostam do que você publica. Planeje criar conteúdo desenvolvido para ser compartilhado e observe suas impressões dispararem. Humor é um ótimo ponto de partida, especialmente piadas internas que seus seguidores possam se identificar.

Responda aos comentários rapidamente

Quando alguém comentar em seu post, responda o mais rápido possível. Idealmente, essa pessoa responderá de volta, gerando ainda mais engajamento. Você pode intensificar isso marcando outras contas nas legendas ou comentários, incentivando-as a responder e possivelmente atrair alguns de seus seguidores.

A chave para o sucesso é momentum

O algoritmo do Instagram pode parecer um sistema complexo e intimidador, mas na realidade, você e a plataforma estão no mesmo time. O aplicativo quer manter as pessoas navegando e assistindo por mais tempo, enquanto você quer que mais pessoas passem mais tempo com sua marca. Trabalhar com o aplicativo, em vez de tentar enganá-lo, resultará em um caminho muito mais suave para o sucesso.

A chave para o sucesso é momentum. Se você conseguir aumentar sua contagem de seguidores, visualizações e engajamento desde o início, estará alinhado com a missão do Instagram, e sua próxima rodada de conteúdo será classificada mais alto. O segredo está em entender que o algoritmo premia consistência, originalidade e conteúdo que realmente agrega valor para a audiência.

Lembre-se de que as mudanças no algoritmo são constantes, e manter-se atualizado com essas transformações é fundamental para o sucesso contínuo. Se você precisa de ajuda para desenvolver uma estratégia eficaz para o Instagram ou quer entender melhor como aplicar essas técnicas no seu negócio, nossa equipe de especialistas está pronta para ajudar. Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar seus resultados na plataforma mais influente do mundo digital.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

CRM para o B2B

Qual a importância de um CRM para o B2B?

A gestão da carteira de clientes é um processo que exige atenção, sobretudo quando pensamos em empresas B2B. É aí

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo e inbound marketing: entenda as diferenças

O marketing de conteúdo costuma ser confundido com o inbound marketing. Isso acontece porque eles estão relacionados e cada vez

O que é o Google Meu Negócio

O que é o Google Meu Negócio: recursos que toda empresa deveria usar

Quem busca se destacar no mercado e investir na presença digital da marca precisa saber o que é o Google

marketing agronegócio

Marketing no Agronegócio: estratégias para potencializar resultados

O marketing é essencial no agronegócio brasileiro. Vamos explorar as estratégias de marketing que podem melhorar os resultados, desde os

marketing digital pode te ajudar a vender

Pouco orçamento? Saiba como o marketing digital pode te ajudar a vender mais!

Se você tem uma empresa, com certeza já sabe da importância de ter um orçamento de marketing digital bem planejado.

GEO Generative Engine Optimization

O que é Generative Engine Optimization (GEO)?

A Generative Engine Optimization (GEO) é o processo estratégico de formatação e estruturação do seu conteúdo para que plataformas de
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?