Com a chegada da Black Friday 2021, que acontece em 26 de novembro, muitos empreendedores se perguntam como aproveitar esse momento para alavancar as vendas com marketing digital. O que é possível esperar desse período? Como estar preparado? O que fazer para chamar a atenção do público?
A Black Friday é um evento muito esperado pelos consumidores, visto que é quando lojistas de todo tipo realizam diversas promoções para atrair os clientes. Tradicionalmente, a temporada começa na quarta sexta-feira do mês e é também quando se iniciam as vendas natalinas.
O objetivo principal da Black Friday 2021 é incentivar o público a comprar, portanto, é muito importante que a sua marca esteja preparada para alcançar os consumidores certos. Continue lendo e veja estratégias de marketing que você pode usar para vender mais nesse período!
O que esperar da Black Friday 2021
Tendo como base os registros de alta nas compras online, especialmente durante o evento mais aguardado do ano pelos consumidores, as expectativas para a Black Friday 2021 seguem sendo muito positivas. Espera-se um forte aumento nas vendas e grande movimento no comércio, principalmente no virtual.
A pandemia do novo coronavírus é vista como principal estímulo para o crescimento do e-commerce, afinal, a busca por mais praticidade ao comprar sem correr riscos de sair de casa fez com que a internet fosse a principal fonte para diversos tipos de compras, mesmo para aqueles consumidores que não tinham o costume de comprar online.
Um levantamento feito pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) confirma o crescimento das vendas no ambiente digital por influência da pandemia. Segundo o estudo, 46% dos brasileiros passaram a comprar online em maior quantidade no ano passado.
Outra pesquisa, desta vez da Ebit Nielsen e realizada agora em 2021, ressaltou que é esperado um crescimento de 26% em comparação a 2020 nas vendas online. Estima-se que o e-commerce alcance R$110 bilhões na Black Friday 2021. O estudo afirma que essa expectativa tem relação com a atração de novos consumidores online, crescimento do e-commerce e marketplace e da facilitação nos serviços de logística.
Destacamos também uma tendência que é preciso considerar na Black Friday 2021: a venda pelas redes sociais, que vem crescendo exponencialmente. Em 2020, as compras pelas redes sociais tiveram um aumento de 12% no Brasil, indo de 22% para 34%, conforme indicou o estudo NuvemCommerce 2020 da Nuvemshop.
Dados da Pesquisa Retomada do Consumo 2021, realizada pela Behup para a Inteligência de Mercado Globo, evidenciaram que os gastos com autocuidado foram reduzidos (-46%) e o consumo de alimentos e bebidas tornou-se mais buscado ( +34%) este ano. Compras de produtos para pet aumentaram 54%, seguido por medicamentos e produtos de saúde (52%) e higiene doméstica, pessoal e produtos de beleza (43%).
Outro ponto importante que não podemos deixar de considerar são as vendas de 2020 como pilares para as estimativas da Black Friday 2021.
Dados da Black Friday de 2020
O crescimento das vendas online em 2020 indicam que 2021 pode ter ao menos um resultado semelhante. Veja alguns dados importantes sobre o período de 26 a 27 de novembro, principais dias em que a maratona de descontos e promoções ocorreu no ano passado:
- O faturamento da Black Friday 2020 foi de R$5,1 bilhões, somando 31% a mais em relação ao de 2019 (que foi de R$3,9 bi);
- A quantidade de pedidos chegou a 7,6 milhões, um aumento de 24,7% em relação a 2019;
- O Ticket médio foi de R$668,70, 5,1% a mais que em 2019;
- O número de consumidores também cresceu, somando 23,7% em comparação a 2019 e totalizando 4,33 milhões. Foram 344 mil novos compradores, ou seja, que não haviam comprado no ano anterior.
Os dados citados foram resultados do relatório elaborado em conjunto por Neotrust, Movimento Compre&Confie e Clearsale, que averiguaram em detalhes como foram as vendas nesse período em 2020.
Com essas evidências, a Black Friday 2021 torna-se bastante promissora para todo tipo de negócio, mas é preciso estar atento às tendências de marketing e estratégias certas nesse momento.
Tendências e estratégias de marketing digital para a Black Friday 2021
Agora que você já entendeu que as expectativas para a Black Friday 2021 estão em alta, como o seu negócio está se preparando para aproveitar esse evento?
Conheça ações de marketing digital para vender mais nesse período:
Análises importantes
Um bom planejamento para a Black Friday 2021 exige uma análise mais apurada do mercado, incluindo seus principais concorrentes. É preciso também estar a par das tendências e previsões da área para compreender, acima de tudo, as demandas do setor a fim de traçar estratégias mais assertivas.
Uma pesquisa de mercado é uma opção de conhecer melhor os hábitos dos consumidores, suas expectativas e o que buscam no momento. Com esses dados em mãos, suas ações podem ir de encontro aos interesses do público e gerar campanhas mais atrativas.
Por falar em análise, você já deu uma apurada nos dados de venda da sua empresa nesse período dos anos anteriores? Está aí mais uma dica importante: verifique os resultados, o que foi bem sucedido e o que não foi, quais foram as maiores dificuldades do público e o que você pode fazer para melhorar a experiência do usuário.
Chatbots
O comportamento dos consumidores está cada vez mais multicanal, o que exige mudanças e inovação à sua marca tanto para acompanhar o mercado quanto para estar na competição junto à concorrência na Black Friday 2021.
Os chatbots são exemplos de recursos que já vêm considerando a necessidade de investir em uma experiência que aproxime mais a empresa dos clientes, oferecendo praticidade no atendimento e maior mapeamento da jornada de compra.
Live Commerce
Conhecida como a próxima grande inovação do e-commerce, a Live Commerce é uma forma de criar maior interação com o público e estimulá-lo a comprar produtos durante transmissões ao vivo que oferecem descontos exclusivos e promoções personalizadas. Surgiu na China, mas outras regiões já vêm investindo no método.
É preciso, porém, planejar adequadamente essa estratégia, visto que manter o usuário entretido é o principal foco para que os resultados sejam satisfatórios. Trata-se de um formato que cabe bem para a Black Friday 2021, porém a ação deve ser relevante ao usuário e sanar suas dúvidas sobre os produtos e serviços, além de oferecer boas propostas de compra.
“Esquenta Black Friday 2021”
Sem dúvida você já ouviu esse termo por aí, certo? É uma espécie de pré-campanha, em que a sua marca pode apostar em ações de venda como uma prévia à Black Friday 2021. Sabe a análise de mercado que mencionamos? É hora de usá-la para pensar em descontos e promoções de acordo com o interesse do público.
O “Esquenta Black Friday 2021” é muito comum em grandes marcas como Americanas, Submarino e Magazine Luiza, tratando-se de uma boa estratégia quando o assunto é vender mais nessa temporada de compras pré-natal.
Redes sociais
Investir nas redes sociais nesse momento é muito importante para atrair a atenção do público na Black Friday 2021. O consumidor está cada vez mais exigente e as redes sociais abrem espaço para as marcas estarem mais próximas do usuário.
Um bom planejamento de conteúdo é ideal nesse momento, já que permite educar o público em relação aos produtos e serviços oferecidos, criando maior engajamento para seu negócio e um maior relacionamento com os clientes. Vale lembrar também que as vendas pelas redes sociais estão em forte tendência de crescimento.
E-mail marketing
Apostar em e-mail marketing para suas campanhas da Black Friday 2021 é uma estratégia bastante usada e bem-aceita pelo público quando realizada adequadamente.
Esse método serve tanto para o “esquenta” quanto para os dias efetivos da maratona de promoções.
Trata-se de uma ação que precisa ser bem pensada para que não vire spam na caixa do usuário ou seja pouco interessante para ele. Defina bem as segmentações de acordo com as compras feitas anteriormente e crie ofertas atrativas.
A dica de ouro para que as suas ações da Black Friday 2021 tragam bons resultados para o seu negócio é apostar em campanhas de marketing digital bem delineadas e iniciar esse processo com antecedência. Com a Webcompany, você conta com profissionais qualificados para atuar junto às suas estratégias nas mídias online.
Ainda não realizou seu planejamento para vender mais na Black Friday 2021? Fale com nossos especialistas e vamos começar!