Atendimento ao cliente: fundamental para o sucesso das marcas

No momento atual do mercado, atender as necessidades dos consumidores já não é mais suficiente para conquistar a atenção deles e converter em vendas. É preciso superar suas expectativas e oferecer um atendimento ao cliente responsável, eficiente e funcional. Somente as marcas que conhecem seus clientes a fundo e os acompanham de perto conseguem trilhar esse caminho para a excelência. 

Como o atendimento ao cliente contribui para os resultados de marketing digital? 

Quatro passos são essenciais para garantir um bom atendimento ao cliente

  • Entender qual é o motivo dele estar procurando sua empresa
  • Identificar maneiras para ajudá-lo
  • Ser proativo
  • Garantir que o problema foi resolvido de forma satisfatória.

Quando a marca se preocupa em envolver todos esses pontos, existem grandes chances do usuário se transformar em um lead. 

Além do conjunto de estratégias que proporcionam o melhor atendimento, existe um ponto que merece atenção e faz toda a diferença nos resultados de marketing digital: a agilidade. Em suas rotinas cada vez mais corridas, os consumidores buscam rapidez para resolver suas dúvidas e problemas, por isso, recorrem a internet para encontrar soluções rápidas. Sendo assim, sua marca precisa estar com os canais de comunicação prontos para atendê-lo!

Chatbots para otimizar o atendimento ao cliente

O chatbot é definido como programa que simula uma conversa em chat ou aplicativos de mensagem, desenvolvido para automatizar o atendimento. Segundo pesquisa da consultoria Gartner, até 2021, 25% dos profissionais usarão diariamente assistentes virtuais empresariais (ou EVA – Virtual Employee Assistants, em inglês). Já em 2025, estudos do portal Statista aponta que o mercado global de chatbots atinja a marca dos 1.25 bilhões.E são os bons resultados que justificam o número crescente!

Em uma época em que os clientes buscam por experiências rápidas e exigem que as marcas estejam disponíveis quando eles mais precisam, o chatbot se torna um diferencial para conseguir atender um grande volume de interações de maneira instantânea, sem perder a qualidade e 24 horas por dia.

Qualquer marca pode ter um bot para melhorar o atendimento ao cliente, pois não é preciso uma plataforma especial para isso. Se a sua empresa possui um site ou uma página no Facebook, ela pode usufruir dos benefícios. Basta integrar o sistema da plataforma ou do site para começar a solucionar casos de maior complexidade de forma rápida e eficiente, através de um atendimento padronizado e que resolva as principais dúvidas com praticidade, independente do dia ou horário.

Exemplos de chatbot 

Geração de leads

Grande parte das estratégias de marketing digital têm o objetivo de geração de leads. O chatbot pode ser um aliado nisso! Ele pode ser programado para incluir perguntas específicas ou realizar uma abordagem voltada para vendas durante o atendimento. O fato é: leads captados por meio do chatbot se tornam mais qualificados e prontos para a equipe comercial trabalhar. 

Atendimento ao cliente (FAQ)

Para as empresas que recebem um volume alto de contatos ao longo do dia, manter a excelência no atendimento pode ser um desafio. Ter um chatbot pode contribuir com o seu time de SAC, pois agiliza os atendimentos, sem perder a qualidade. 

O robô pode contribuir resolvendo questões que surgem fora do horário comercial, como um suporte para pagamentos em e-commerce no final de semana. Além disso, sua equipe de atendimento poderá concentrar esforços em atividades mais complexas, uma vez que o bot pode se responsabilizar pelos atendimentos mais fáceis. 

Bot para melhorar a produtividade das equipes 

Levando em consideração que o tempo médio para um profissional restabelecer a concentração é de 15 minutos, não é nada bom para a sua produtividade que ele seja interrompido diversas vezes ao longo do dia. Ter um chatbot pronto para oferecer suporte interno melhora o rendimento dos colaboradores e otimiza o tempo, pois ele responderá dúvidas usuais, como por exemplo, prazos de entrega e materiais disponíveis. 

O histórico gerado pelas interações entre o cliente e o bot, com informações sobre preferências e comportamento do público, podem ser utilizados por todas as áreas da empresa para melhorar resultados, principalmente pela equipe de vendas, que poderá sugerir um pacote personalizado e a equipe de atendimento ao cliente, que poderá oferecer uma solução assertiva. 

O bom atendimento ao cliente é capaz de cativar os consumidores, potencializar suas vendas e tornar sua marca referência pela agilidade e dinamismo! 

Como está o atendimento da sua empresa hoje? 

Fale com nossos especialistas e encontre as melhores soluções

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

problemas que o SEO resolve

Que problemas o SEO resolve na sua empresa?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing digital que ajuda a melhorar a visibilidade e o posicionamento

aumentar o tráfego para o blog

Saiba como aumentar o tráfego para o blog com essas dicas

Quando falamos em marketing digital, uma coisa é fato: todo mundo sonha em conseguir acessos no site sem precisar pagar

leads para franquias

Leads para franquias: como capturar mais contatos

Para gerar leads para franquias é preciso criar estratégias especiais. Veja aqui 5 dicas você captar mais contatos para adquirirem
psicologia no marketing digital

O uso da psicologia no marketing digital

Entenda como a psicologia no marketing digital pode aumentar vendas e engajamento com técnicas como prova social e escassez.
marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas funciona?

Se você é dono de uma pequena empresa, já deve ter ouvido falar sobre o potencial da taxa de conversão
Marketing digital com inteligência artificial x Marketing digital com especialistas- qual o melhor

Marketing digital com inteligência artificial x Marketing digital com especialistas: qual o melhor?

O mundo digital está em constante mudança. Novas tecnologias e ferramentas surgem todos os dias, e uma delas tem se