Atendimento Via WhatsApp: você já pensou em adotar para sua empresa?

Zap, whats, zapzap ou WhatsApp… Não importa como você o chame, a verdade é que você não vive mais sem ele! Sabendo que estamos sempre conectados ao aplicativo, algumas marcas já oferecem atendimento via WhatsApp e por isso estão um passo à frente dos seus concorrentes na busca pelo coração dos consumidores.

Como já estamos acostumados com a agilidade da internet, queremos pesquisar rápido, publicar na hora, responder e, claro, ser respondidos rapidamente. Por isso, o atendimento via WhatsApp é tão importante para as empresas que buscam oferecer um atendimento eficaz, melhorar suas vendas e se posicionar como melhor amiga do consumidor. 

Inclusive, as marcas que buscam aproximação com o cliente precisam estar atentas ao fato de que a falta de eficiência no atendimento é uma das principais reclamações que as empresas recebem. Para não entrar na lista negra dos clientes, comece buscando formas de oferecer o melhor atendimento e facilitar a vida dele.

Segundo pesquisa da Panorama Mobile Time, 96% dos aparelhos têm o WhatsApp baixado; 93% o utilizam diariamente e 55% já utilizam esse canal para se comunicarem com empresas. É certo que o aplicativo já faz parte da vida de todos nós. Você consegue imaginar o quanto seria prático poder resolver as principais questões por lá? 

Atendimento Via WhatsApp Business 

Por mais que o aplicativo tenha sido desenvolvido como meio de entretenimento, sua aceitação foi tão grande que as empresas começaram a enxergar o Whatsapp como uma oportunidade para diversificar seus canais de comunicação com o cliente. De olho nessa tendência, a empresa lançou a versão empresarial, que permite a criação de contas com informações como descrição do negócio, endereço e site, para formalizar o contato pelo canal. 

O atendimento via WhatsApp é um desafio que as empresas estão enfrentando, pois precisa estar inserido em uma estratégia bem pensada e desenhada para não surtir efeitos colaterais. Quando é bem feito, os resultados são incríveis para o relacionamento e inclusive para vendas! Prova disso é que grandes marcas já estão desfrutando de benefícios reais, como é o caso da Magazine Luiza.

Vantagens de oferecer um atendimento via Whatsapp 

Integração com chatbot 

Um dos principais benefícios do chatbot é a possibilidade de oferecer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso, integrá-lo aoaplicativo pode ser uma boa saída para as empresas que necessitam de atendimento via WhatsApp em tempo integral. É importante ressaltar que a API – Interface de Programação de Aplicações – está disponível para todas as empresas, mas os projetos passam por uma avaliação interna antes de serem liberados e pode ser que o seu projeto seja recusado. 

Perfil comercial 

Tudo começou com aquela ajudinha rápida pelo WhatsApp pessoal do atendente, mas conforme a demanda foi crescendo, tornou-se necessário ter um perfil exclusivo para as marcas. Além de formalizar o contato, ao criar um perfil comercial as empresas têm acesso a todas as funções do WhatsApp Business: possibilidade de inserir a localização, logo da marca, descrição do negócio, site oficial, organizar conversas etc. Transmitir confiança no atendimento também fica muito mais fácil com o perfil de negócios! 

Maior interatividade

Foto, áudio, texto, vídeos e até memes de gatinhos fofos podem ser enviados pelo WhatsApp. Mesmo que algumas fases do contato exijam scripts e respostas padronizadas, no aplicativo, os diálogos podem ser muito mais leves e personalizados. O tom mais informal das conversas permite maior aproximação e identificação do cliente com a marca. Até porque ninguém resiste a um gif fofinho, não é mesmo? 

Contato direto com o consumidor 

O atendimento via WhatsApp poderia ser carinhosamente apelidado de atendimento direto. Você se lembra de quando precisava esperar por horas na linha telefônica, enquanto tentava falar com uma empresa? Chato, né? Com o aplicativo isso ficou no passado! 

Diante de uma plataforma que permite o contato instantâneo, o usuário sentirá que a dúvida dele importa a que melhor momento para resolver é aqui e agora. Claro, nem sempre os atendentes estarão disponíveis 24 horas por dia, mas só o fato do cliente poder falar por um canal direto já conta muitos pontos positivos.

Mensuração 

Identificar quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues, lidas e quantas mensagens a marca recebeu é ótimo para as empresas que desejam estabelecer um padrão de qualidade no atendimento. Há também a possibilidade de classificar as mensagens com etiquetas, colocando graus diferentes de prioridade nos contatos.

Esses dados permitem mensurar reclamações, informações de compras ou dúvidas para traçar estratégias e deixar esse canal mais eficiente.

Não importa qual seja o segmento da sua empresa, se você optou em oferecer esse tipo de atendimento, ele precisa ter excelência e planejamento. . Que tal começar agora mesmo? Fale com nossos profissionais