Internet dos Olhos e das Orelhas: o futuro da Internet das Coisas

Você já ouviu falar da “Internet dos Olhos e das Orelhas“? O termo pode soar estranho, mas representa a possibilidade de interagir com os dispositivos móveis somente através da imagem e do som. Um estudo recente da JWT aponta a tendência como uma evolução da Internet das Coisas ( do inglês, Internet of Things, IoT), que é a integração entre uma grande variedades de dispositivos digitais.

De fato, com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais potentes, a Internet das Coisas está passando por uma verdadeira revolução e, ao que tudo indica, indo para um próximo passo. Dispositivos capazes de reconhecer gestos, imagens, fala e com processamento natural de linguagem — com reconhecimento real de emoções — são algumas das inovações que já estão disponíveis para nos mostrar que, apesar de surpreendente, a Internet dos Olhos e das Orelhas já é real.

Internet dos Olhos e das Orelhas: o lado sonoro da força.

O estudo da JWT aponta ainda que a principal razão para as pessoas utilizarem a voz para interagir com os dispositivos é a eficiência. Os dados revelaram que 76% de todos os usuários da tecnologia por voz entrevistados na ocasião, a consideram algo natural.

Se a interação por voz já começou a fazer parte do cotidiano das pessoas de maneira espontânea, é importante que as marcas aproveitem essa oportunidade para desenvolver vozes personalizadas, com o objetivo de criar uma conexão emocional mais profunda com os consumidores. Sabe a construção da persona, tão enraizada em nosso cotidiano digital? Agora, é hora de dar, literalmente, voz a ela.

Tendo em vista essa abertura, empresas como Google e Amazon lançaram, há algum tempo, dispositivos próprios com comando de voz e o reflexo no Mercado já surpreende. De acordo com informações disponibilizadas pelo site medium.com em março deste ano, nos Estados Unidos, 35% dos proprietários de gadgets como o Google Home já realizaram compras por comando de voz e 22% deles declararam que fazem isso de forma frequente.

Um exemplo próximo e real de dispositivos comandados por voz já pode ser conquistado com poucos cliques aqui no Brasil. Recentemente, a marca Skol lançou uma garrafa personalizada com uma assistente virtual própria. Chamado Smart Beats o aparelho ajuda a resolver quase todos os dilemas da vida noturna: sugere a balada da noite, pede uma Skol Beats por você, chama um Uber, entra em contato com um “crush” cadastrado, manda mensagens para os amigos e até anima o ambiente com playlists especiais. Dá para ver que é só o começo, né?

Internet dos Olhos e das Orelhas: um universo visual

Se a tecnologia de reconhecimento por voz é inovadora, o que dizer sobre o reconhecimento visual? Do lançamento de smartphones capazes de identificar o usuário através do rosto — com destaque para o Face ID do iPhone X -— a outros lançamentos inovadores, a tendência também promete fazer história.

E por falar em inovação, quem nunca passou minutos da vida procurando imagens específicas em alguma rede social de inspiração? Pensando nisso, o Pinterest criou o Lens, um recurso utilizado como um verdadeiro “Shazam para objetos”. Quando um usuário aponta a câmera do telefone para um item, o aplicativo analisa a imagem e retorna com resultados relevantes. Através dessa tecnologia, é possível, inclusive, comprar online.

Mais exemplos não faltam. Aproveitando a onda saudável que atingiu pessoas de todo o mundo, o Google desenvolveu as ferramentas Im2Calories e o Pic2Recipe, que auxiliam os usuários a determinarem as calorias de uma refeição ou a receita de um prato apenas a partir de uma foto. Futurista? Tem mais! Agora, entrar em casa com ajuda do reconhecimento facial também não é coisa de ficção. A Nest, por exemplo, anunciou o produto Nest Cam IQ, uma tecnologia capaz de diferenciar rostos de familiares e desconhecidos em casa.

Por falar em rotina, se você quer colocar o pé na estrada com mais facilidade, a startup chinesa Byton anunciou um carro-conceito elétrico e autônomo que reconhece passageiros e motoristas, além de desbloquear automaticamente portas quando eles são detectados. Mas se o seu problema é entrar no carro e ver que um parente ou amigo mudou a posição do banco, fique tranquilo! Nesse protótipo, isso só pode ser ajustado quando o motorista é reconhecido.

Internet dos Olhos e das Orelhas: uma coisa só

Internet dos Olhos, internet das Orelhas ou as duas juntas? A tecnologia está sempre em avanço e não é de espantar que existam produtos capazes de combinar ambas as frentes. Lançado em abril de 2017, o Echo Look, da Amazon, foi o primeiro alto-falante inteligente a apresentar uma câmera embutida. Longe de um produto voltado apenas para tocar músicas, o dispositivo possui um recurso chamado Style Check, que utiliza o aprendizado por conselhos de especialistas em moda para oferecer uma opinião sobre a roupa do usuário.

O fenômeno é global. Além dos Mercados da América do Norte e Europa, o estudo da JWT apontou que a ásia também abraçou esse tipo tecnologia. Vanguardista, o Japão já apresentou soluções como o Gatebok, lançado em dezembro de 2017 — uma assistente virtual projetada em um tubo, como um holograma, que te ajuda em diversas tarefas do dia a dia, como ligar a apagar a luz, ativar a televisão ou alertar sobre o clima do dia. A interação é feita por voz, mas o dispositivo também tem uma câmera para poder ver as reações do usuário. Olha só:

A inteligência artificial é a bola da vez. Câmeras e alto-falantes, hoje, são capazes de responder, aprender sobre hábitos, reconhecer necessidades, e, inclusive, prevê-las e criá-las. Se no início da nossa conversa esse tipo de tecnologia parecia algo muito distante para você, agora esse panorama pode ter mudado — e isso, frente a apenas alguns, dos diversos exemplos de inovações que estão acontecendo a todo momento.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre as nossas soluções!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

contratar uma agência

Reconhecimento de marca ou afinidade de marca: qual é a melhor estratégia?

Como você pode posicionar melhor sua empresa para atrair novos clientes e desenvolver relacionamentos com os consumidores existentes? A resposta

atendimento via whatsapp

Atendimento via WhatsApp: você já pensou em adotar para sua empresa?

O atendimento via WhatsApp é importante para as empresas que buscam oferecer um atendimento eficaz para seus consumidores.
casa do yakisoba

Post da Casa do Yakisoba viraliza no Facebook!

Post da Casa do Yakisoba viraliza no Facebook alcançando mais de 8 milhões de pessoas aproveitando o timing certo do
Design Responsivo

Design Responsivo ou Design Adaptativo, qual o melhor para o meu site?

Em uma realidade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e passam boa parte do seu dia navegando

Dia dos pais: dicas para sua marca aproveitar a data na internet

Você sabia que em 2018 as vendas no Dia dos Pais foram as melhores dos últimos 6 anos? No e-commerce,

real impacto da Covid-19

Estudo revela o real impacto da Covid-19 nas PMEs

Com a pandemia do Covid-19 desde março no Brasil, muitos setores foram impactados devido a mudança repentina de comportamento na