Social Commerce: veja onde os consumidores estão comprando

As pessoas estão comprando cada vez mais pela internet! Saber tudo sobre social commerce é importante para identificar as melhores estratégias e agarrar as oportunidades que chegam com esse hábito. Afinal, da mesma forma que você aproveita a comodidade para comprar seus produtos preferidos, seus clientes precisam encontrar suas ofertas.

A jornada do consumidor mudou e isso não é novidade. O que vem se reinventando todos os dias são as estratégias de negócio para atender esse novo público e se manter relevante no mercado. Nesse cenário, o social commerce tem se tornado uma importante maneira de construir relacionamentos relevantes com seus clientes e melhorar o faturamento da empresa.

Social commerce, ou Comércio Social em Português, é um subconjunto do e-commerce que envolve o uso de redes sociais. Como permitem a interação entre os usuários e as marcas, as redes sociais são fundamentais para as lojas, principalmente as virtuais. Uma vez que a pessoa está na internet para comprar alguma coisa, ela pode buscar opiniões de outros consumidores, comparar ofertas, tirar dúvidas, ou seja, consegue sentir confiança antes de comprar algo.

Social commerce: quais as plataformas preferidas pelos usuários?

A pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, trouxe dados importantes para sua estratégia de vendas no digital. 74% dos consumidores contaram que usam as redes sociais para comprar produtos. As plataformas mais usadas são:

  • Google Shopping: a ferramenta do buscador permite que o usuário compare preços entre diferentes vendedores. Ela foi citada como a mais popular entre os entrevistados, com 53% de respostas!
  • Instagram: não é segredo para ninguém que a rede social tem direcionado suas ferramentas para as vendas, mas as lojas que ainda não entenderam isso estão ficando para trás. 50% dos participantes marcaram as lojas no Instagram, como o lugar mais utilizado para adquirir produtos e serviços.
  • Facebook: 43% mencionaram a rede de Mark Zuckerberg como um bom lugar para fazer compras. Essa é uma informação importante, principalmente para quem acredita que o Facebook ficou para trás!
  • WhatsApp: a praticidade no atendimento colocou o aplicativo de mensagem entre os mais citados na pesquisa Social Commerce, com 42% de menções.

Entre as razões pelas quais as pessoas preferem comprar pelas as redes sociais, estão: preço, rapidez, acesso a mais informações sobre os produtos, facilidade ao pesquisar e maiores chances de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores.

Quais as vantagens do social commerce para o seu negócio?

O social commerce consiste em comprar um produto ou serviço de forma nativa nas plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest ou WhatsApp. Além disso, inclui a interação dos usuários com as plataformas que destacam a troca de informação sobre os produtos da marca. Apesar de ser fundamental para o faturamento das empresas, somente 41% dos entrevistados na pesquisa citada sabiam o significado de social commerce. Depois de uma explicação, 74% dos usuários reconheceram o hábito e afirmaram que costumam usar as redes sociais para fazerem compras

Com o crescimento do social commerce, o consumidor tem a possibilidade de emitir sua opinião e classificar a qualidade tanto do produto como do atendimento realizado durante o processo de compra. Quando o trabalho é bem executado e tem como foco a boa experiência do cliente, proporciona resultados tão bons quanto às vendas feitas pelos canais mais tradicionais.

O social commerce é uma realidade que traz benefícios tanto para os consumidores, que podem comprar sem sair de casa, quanto para os lojistas, que conseguem explorar a internet e suas potencialidades para aumentar o faturamento. Se você ainda não traçou estratégias para fazer negócios com o marketing digital, aproveite, o melhor momento é agora!

Precisa de ajuda para explorar o social commerce?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

pageviews

O que são pageviews?

Entender as métricas de seu site é essencial para medir o sucesso de uma estratégia online. Entre os indicadores mais

Benefícios do SEO

10 benefícios do SEO que você PRECISA saber

Você já ouviu falar em SEO? SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas e estratégias usadas para

seo significado

SEO significado: técnicas que colocam sua empresa na primeira página do Google

Você ainda não sabe do que se trata SEO significado e nem como ele pode ajudar no ranqueamento da sua

como promover seu negocio

Como promover seu negócio: Um guia completo e descomplicado

Como promover seu negócio pode parecer uma tarefa assustadora, mas, na verdade, com algumas dicas práticas, você pode fazer isso

O que é marketing 4.0

O que é marketing 4.0: confira conceitos e exemplos

Você sabe o que é Marketing 4.0? Com a rápida evolução do mercado, o marketing também evoluiu com suas formas

25% dos usuários globais só utilizam a navegação mobile

A pesquisa realizada e divulgada pela comScore faz um levantamento global de como a navegação mobile cresce e impacta os
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?