O que é algoritmo do Google e como ele afeta o SEO do seu site?

Se você se interessa por estratégias digitais, com toda certeza já ouviu falar no tal de “algoritmo do Google”, não é mesmo? Vira e mexe isso vira assunto em portais de notícias e outros canais sobre marketing e tecnologia.

De fato, o algoritmo do Google é muito importante para o marketing digital, principalmente no que se refere ao SEO. Um bom estrategista precisa entender como os “robôs” do site de buscas funcionam, para desenvolver ações específicas para ranquear as suas páginas nos resultados de pesquisas.

Este artigo tem o objetivo de explicar o que é o algoritmo do Google e apresentar como ele afeta o SEO do seu site. Então, se você precisa aprender sobre isso, continue com a gente!

O que é o algoritmo do Google?

Para entender o que é o algoritmo do Google, antes de tudo, você precisa saber o que é um algoritmo propriamente dito.

No livro “Algoritmos”, os pesquisadores José Augusto Manzano e Jayr Figueiredo de Oliveira explicam que algoritmo é um termo originário da matemática e que representa um conjunto de instruções organizadas e sequenciais que visam solucionar um determinado problema ou executar uma tarefa específica.

Trazendo essa ideia para realidade que nos interessa: o algoritmo do Google é um conjunto complexo de regras e fórmulas usadas para encontrar, classificar e retornar as páginas mais relevantes para as consultas de pesquisa dos usuários.

Principais componentes do algoritmo do Google

Os principais componentes do algoritmo do Google incluem:

PageRank

O PageRank avalia a importância de uma página com base na quantidade e qualidade dos links que apontam para ela.

Páginas com links de sites respeitáveis, como de instituições de pesquisa e portais de notícias confiáveis, têm um PageRank mais alto.

Conteúdo de qualidade

O algoritmo analisa a relevância e a utilidade do conteúdo em relação à consulta de pesquisa.

Isso inclui a análise de palavras-chave, a originalidade do conteúdo e a atualização frequente.

Experiência do usuário (UX)

O algoritmo do Google analisa a facilidade de navegação do site, o tempo de carregamento da página, o design responsivo para dispositivos móveis e a clareza da informação apresentada.

Ou seja, além de desenvolver textos com uma boa escrita e que tragam conteúdo relevante, a forma como isso é entregue ao usuário também é avaliado.

Sinais de confiança

Fatores como a presença de um certificado SSL, a autoridade do domínio e referências de sites confiáveis contribuem para a credibilidade de uma página.

Por isso, ao otimizar um site com SEO, o estrategista precisa considerar todos os fatores de segurança elencados.

Intenção do usuário

O Google busca entender o propósito por trás de uma consulta (informativa, transacional, navegacional) e oferece resultados que correspondam à intenção do usuário.

O usuário é um estudante em busca de informações para um trabalho da faculdade ou uma pessoa interessada em adquirir um produto para resolver um problema? Questões como essas são avaliadas pelos “robôs”.

Esses e outros componentes trabalham juntos para filtrar e apresentar os resultados de pesquisa mais relevantes e úteis.

O objetivo do Google é oferecer uma experiência de usuário otimizada e combatendo técnicas de SEO desonestas.

Como o algoritmo do Google afeta o SEO do seu site?

O algoritmo do Google tem um impacto significativo no SEO de um site, determinando como o conteúdo é descoberto, avaliado e classificado nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs).

Para otimizar um site para o Google, é essencial entender e adaptar-se aos componentes do algoritmo, conforme explicamos anteriormente.

Também é necessário ficar de olho em possíveis mudanças, para não ser passado para trás. Essa atenção faz toda a diferença e coloca o seu negócio à frente da concorrência.

Como uma agência de marketing especializada pode ajudar o seu site a se adaptar ao algoritmo do Google?

Uma agência especializada em SEO, como a Webcompany, pode ajudar seu site a se adaptar ao algoritmo do Google a partir da implementação de estratégias atualizadas e eficazes.

Os especialistas realizam uma análise detalhada para identificar pontos de melhoria, pesquisam palavras-chave e produzem conteúdo relevante para o público de cada empresa.

Além disso, a agência monitora as atualizações do algoritmo para ajustar as táticas conforme necessário, implementando técnicas de SEO on-page e off-page.

Conte com a Webcompany para aumentar a visibilidade do seu site, atrair tráfego qualificado e melhorar a classificação nas páginas de resultados de pesquisa. Afinal, de algoritmo do Google, a gente entende. Fale conosco!

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