Web design o que é: entenda como ele é fundamental para melhorar as conversões em seu site

Para entender melhor web design o que é, tente pensar nele como a extensão prática do design, de forma que o foco seja a criação de web sites e outros projetos disponíveis no ambiente digital. A principal preocupação dessa área é a harmonia entre beleza e funcionalidade, para que além de agradar o olhar, seu site seja também útil.

São envolvidas em um projeto de web design áreas como a arquitetura da informação, programação, criação, acessibilidade, entre outras áreas envolvidas que contribuem para formar o web design o que é. Todas essas áreas trabalham para agregar conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, de modo a garantir que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva e, consequentemente, a marca atinja seus objetivos em relação a conversão em vendas.

A beleza do website deve servir para gerar sensações no visitante que o induzam à compra ou a pular etapas do funil de vendas. Por isso, o web design é uma ferramenta essencial para o sucesso das estratégias digitais, capaz de proporcionar uma vantagem competitiva para as empresas que investem na otimização dos serviços.

Web design o que é: principais elementos

Alguns pontos são fundamentais para o bom funcionamento do seu site, são eles:

Responsividade: O mercado mobile brasileiro está crescendo cada dia mais. Segundo a Anatel, já são mais de 264 milhões de acessos à telefonia móvel. É muito importante que o seu site esteja adequado para atender a necessidade desses usuários, que acessam somente por dispositivos móveis.

Escaneabilidade: Poucas são as pessoas que param para ler um texto muito grande na internet, por considerar a leitura cansativa. Para não gerar desconforto aos usuários, a escaneabilidade textual precisa ser trabalhada. Afinal, você não quer que eles se cansem do seu conteúdo, não é mesmo?

Tipografia: O padrão de tipografia deve ser mantido em todo o conteúdo para tornar a experiência de leitura agradável. Quando for necessário utilizar fontes diferentes nos materiais do site, elas precisam estar em harmonia.

Velocidade do carregamento: Ter um site que carregue rapidamente é fundamental, pois segundo o Google, sites que levam mais de 2 segundos para carregar prejudicam a indexação do seu site e também a experiência do usuário.

5 pontos que contribuem para a conversão dentro do seu site 

 

  • Transição de páginas na vertical

 

A busca pela agilidade na internet é uma das características do usuário que tem pressa e não pode esperar uma página carregar. Clicar em um link, esperar ele abrir e carregar o conteúdo é desagradável e dá ao usuário a sensação de que ele está perdendo tempo. Isso pode deixar ele irritado e aumentar as taxas de rejeição do site. A transição vertical reduz essa sensação de que o usuário precisa esperar pela outra página

O movimento vertical gera familiaridade – as redes sociais têm esse formato de transição – e melhora a usabilidade dos dispositivos desktop e mobile. Aliar a estratégia de transição vertical a um bom trabalho SEO é uma forma de aumentar a velocidade de carregamento do seu website, melhorar a experiência do usuário e aumentar a taxa de conversão.

 

  • Mais conteúdo de vídeo

 

Além de diversificar a página, o conteúdo em vídeo atende as necessidades de um público em movimento, que não tem tempo para ler textos. O vídeo pode ser explicativo, institucional ou qualquer outro vídeo de fundo, o importante é que ele dê mais movimento ao seu site. Há pouco tempo, o Google tem privilegiado nos resultados de pesquisas os sites que utilizam vídeos em suas páginas.

 

  • Formas naturais e orgânicas

 

Embora a primeira lembrança ao falar de site sejam as grades sistemáticas, a tendência é que o design seja voltado para formas naturais e linhas suaves. Isso porque as formas transmitem a sensação de acessibilidade, conforto e segurança. A assimetria das formas orgânicas também oferecem profundidade ao layout da página e o torna mais humanizado por meio da ilusão de movimento. Isso tudo contribui para que o usuário se sinta em casa, sendo assim, ele passa mais tempo navegando em seu site e as chances dele acessar o máximo do seu conteúdo ou finalizar uma compra são muito maiores.

 

  • Microinterações

 

Para se destacar entre os concorrentes no meio digital é preciso surpreender o usuário com microinterações. Para entender o conceito de microinteração pense nas respostas que você recebe ao realizar uma pequena ação em site ou aplicativo, como por exemplo, o barulhinho da timeline quando você atualiza a página do twitter.

Investir na interatividade do seu site é uma forma de envolver seu público alvo, transmitir informações ao usuários e tornar seu espaço mais inteligente e interativo.

 

  • Diversidade

 

Com tanta tecnologia a disposição, acabamos por esquecer do pilar que sustenta a internet: as pessoas. A rede foi feita para conectar pessoas de diferentes culturas, habilidades, idades e gêneros em qualquer lugar do mundo, sabendo disso, as pessoas querem e precisam se enxergar.

Aproveitar o conceito do web design o que é para fazer com que pessoas de todos os estilos de vida se sintam bem-vindas através da inclusão, padrões de acessibilidade aprimorados a imagens socialmente conscientes e diversificadas em seu espaço digital é apostar no sucesso.

Sites lentos, informações ocultas e falta de suporte ao usuário são coisas que fazem com com que a experiência dos visitantes de um site seja muito ruim, e a consequência disso é a queda da conversão na jornada de compra desses visitantes em clientes. Para que isso não ocorra com o site da sua empresa, é preciso ter um Web Design de qualidade.

 

Fale com um de nossos profissionais!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Marketing de conversação

Marketing de conversação: como ele pode te ajudar a vender mais

Capaz de transformar usuários em leads qualificados e melhorar o processo de venda da marca, o marketing de conversação se

tiktok para empresas

TikTok para empresas: será que vale a pena para a sua marca?

Com o crescimento do uso da internet e das redes sociais no Brasil, será que vale a pena investir no
atendimento via whatsapp

Atendimento via WhatsApp: você já pensou em adotar para sua empresa?

O atendimento via WhatsApp é importante para as empresas que buscam oferecer um atendimento eficaz para seus consumidores.

Marketing na indústria farmacêutica: fundamental para a saúde da sua empresa

É fato que o marketing digital colabora hoje com grande parte dos resultados de empresas de diferentes segmentos. Mas quando

cpc e cpm

CPC, CPA, CPM… O que significam os termos de mídia digital?

Saber o que alguns termos de mídia digital significam e quando usá-los pode ser o diferencial para o sucesso de
redes sociais

Como usar as redes sociais para entender seu público?

As redes sociais se tornaram uma ferramenta indispensável no marketing digital contemporâneo, oferecendo muito mais do que apenas um canal