Você sabe o que é Marketing Social?

O termo Marketing Social surgiu na década de 70 quando Philip Kotler e Gerald Zaltman identificaram no Marketing Tradicional, um potencial a mais para a venda de ideias, atitudes e comportamentos com foco em ações sociais.

Parte da versão 3.0 do Marketing, centrado em valores com um “propósito maior”, o Marketing Social reúne características 1.0 (foco no produto), 2.0 (foco no consumidor) e 3.0 (foco em valores) com o objetivo de colaborar para a melhoria da sociedade, sem descartar a importância dos clientes e da lucratividade. Kotler e Gary Amstrong, no livro Princípios de Marketing, sintetizam a ideia através do seguinte trecho: “ (…) no Marketing Social a empresa consciente toma decisões tendo em vista suas exigências, os desejos e interesses do cliente e os interesses a longo prazo da sociedade…”.

Segundo a Pesquisa “Rumo à Sociedade do Bem-Estar”, realizada pelo Instituto Akatu, 50% dos brasileiros valorizam a participação social das marcas na hora de consumirem seus produtos ou serviços. Hoje, o Marketing Social representa um verdadeiro diferencial competitivo para os que querem manter uma visão positiva de sua marca a longo prazo.

O Marketing Social em Social Media

Se o foco é em ações benéficas à população, torna-se clara a relevância de construir e divulgar iniciativas com esse objetivo através das Redes Sociais, onde diversas pessoas compartilham interesses e causas nas quais acreditam. Antes do desenvolvimento de campanhas de Marketing Social na internet, é importante adequá-las a uma destas quatro frentes:

Marketing Social Informativo: como o nome já diz, aqui o objetivo é informar a população a respeito de algo;

Marketing Social de Ação: ações que têm o objetivo de provocar um ato pontual por parte do público;

Marketing Social de Mudança de Comportamento :este modelo procura fazer com que as pessoas passem a ter novos hábitos com relação à determinado problema;

Marketing Social para a Transformação de Crenças esse tipo de campanha visa transformar aos poucos o pensamento do público sobre um assunto.

Seja qual for o tipo de abordagem escolhida, é essencial que o fato comunicado atue em convergências aos valores da empresa e que tenha relevância para o público. Uma marca de alimentos, por exemplo, pode criar uma campanha de Marketing Social com o objetivo de valorizar as pessoas envolvidas na cadeia produtiva.

Entre os clientes da Webcompany, a Sodexo Serviços é um ótimo exemplo de empresa que investe com frequência no Marketing Social. Por trabalhar com verdadeiras iniciativas de inclusão, a marca divulga o seu way of work ao público através das Redes Sociais.

Outro caso que merece destaque é o Projeto Observando os Rios, realizado pela SOS Mata Atlântica em parceria com a Ypê e Coca-Cola Brasil. O projeto é um ótimo exemplo de Marketing Social de Ação, já que reúne e mobiliza comunidades para o monitoramento da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água nas localidades em que vivem. As Redes Sociais são parte da divulgação da iniciativa por parte da Ypê, uma das contas da agência Webcompany.

Com a ascensão da importância de atitudes que valorizam as pessoas, a comunidade e o planeta, o Marketing Social é um passo essencial para agregar valor aos produtos ou serviços de uma empresa.

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