O que é URL amigável e qual a sua importância

Você sabe o que é uma URL amigável?

O endereço eletrônico de sua página não deve ser apenas visualmente agradável. Também precisa proporcionar vantagens para a sua marca, empresa, produto ou serviço. Por isso, você precisa conhecer a importância de uma URL amigável para seu site.

A seguir, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!

Afinal, o que é uma URL?

A URL é uma sigla para o termo inglês Uniform Resource Locator, traduzido para localizador padrão de recursos, em português. Ainda no início da criação da internet, a URL já era usada para facilitar a localização e acesso de sites e recursos.

Assim, uma URL é uma sequência de caracteres que especifica a localização de uma página, imagem, vídeo, áudio ou qualquer recurso na web. Desse modo, quando falamos sobre URL amigável estamos nos referindo a endereços que sejam simples e fáceis de lembrar para levar o usuário ao local correto em sua página. Veja como a URL é composta e em quais partes pode ser dividida:

  • esquema: está relacionado ao protocolo da internet usado. Deve ser passado ao servidor web;
  • domínio: corresponde a parte do endereço conhecida como nome do site;
  • TLD: é geralmente conhecido como extensão do domínio, ou seja, é o “.com.br”;
  • diretório: quando presente, essa etapa corresponde a informações adicionais de qual pasta está o conteúdo que se deseja acessar;
  • informações adicionais: por fim, a URL se completa com informações adicionais que representam o conteúdo específico que se deseja ter acesso.

Qual a importância em ter uma URL amigável?

Com uma URL amigável, ou seja, curta, fácil, simples e direta, o usuário pode assimilar o endereço com facilidade, melhorando as chances para o acesso a uma página específica. Por isso, uma URL amigável permite uma aproximação entre o público e o site. No entanto, esse não é o único motivo para desenvolver uma URL amigável em sua página. Afinal, a URL interfere no SEO, ou seja, nas estratégias para otimizar mecanismos de busca.

Quais as vantagens de uma URL amigável?

Sabendo que a URL amigável contribui para a experiência do usuário, devido sua relevância na posição diante dos mecanismos de busca, é importante entender por que isso acontece.

Pré-visualização

A URL amigável permite que o usuário tenha uma pré-visualização da página. Isso pode representar segurança e também despertar a curiosidade, auxiliando na decisão de acessar ou não o link. Quando usado no e-mail marketing, o URL amigável garante que o usuário acesse a página desejada, evitando links que não atendam os desejos do indivíduo.

Relevância nas pesquisas

Uma URL amigável contribui para que seu site atraia mais tráfego, visto que, segundo o Google, ao entregar ao usuário exatamente o que sua página promete, seu ranqueamento melhora.

Afinal, uma das principais preocupações da empresa é que o usuário encontre nas primeiras posições as opções que entreguem realmente o que se busca, evitando que o usuário sinta-se enganado.

Ter um URL amigável é fundamental para seu site. Afinal, o acesso pelo usuário se torna mais fácil e rápido. Além disso, é possível otimizar as posições da sua página diante dos sites de busca, melhorando seu ranqueamento.

É claro que, nem sempre desenvolver uma URL amigável é uma tarefa fácil. Contudo, a boa notícia é que você pode contar com ajuda para isso. Basta contratar uma agência especializada na otimização de fatores-chave para o sucesso de um site, como, por exemplo, a URL amigável!

Gostou deste conteúdo? Agora que você conheceu a importância de um URL amigável, que tal continuar mantendo-se informado? Confira também os 7 principais fatores de ranqueamento para o Google!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

tom de voz da marca

Tom de Voz da Marca: Seja reconhecido no ambiente digital

Ter reconhecimento, seguidores e fãs engajados é algo importante para qualquer marca e, cada dia mais, somos buscados para ajudá-las

Buyer Persona – como utilizar no marketing digital?

Criar personas pode ajudar a traçar estratégias ainda mais assertivas, indo além do conhecimento básico do seu público!
Como funciona o ranqueamento do Google

Como funciona o ranqueamento do Google?

Você já se perguntou como funciona o ranqueamento do Google? Como o maior buscador da web decide quais páginas aparecem

agência de marketing digital webcompany

Webcompany ou Web Company?

Se você já navegou por conteúdos de marketing digital, performance ou estratégias de SEO, provavelmente já se deparou com o

agência de SEO

O que faz uma agência de SEO?

Você sabe para que serve uma agência de SEO? Se tem dúvida, fique tranquilo. Muitas pessoas ainda não entendem, de

Como o chatbot, o robô de conversa, pode ajudar a alavancar as vendas?

O robô de conversa, os conhecidos chatbots, podem ir muito além do primeiro atendimento ao cliente, se transformando em uma