Você sabe o que é uma URL amigável?
O endereço eletrônico de sua página não deve ser apenas visualmente agradável. Também precisa proporcionar vantagens para a sua marca, empresa, produto ou serviço. Por isso, você precisa conhecer a importância de uma URL amigável para seu site.
A seguir, separamos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira!
Afinal, o que é uma URL?
A URL é uma sigla para o termo inglês Uniform Resource Locator, traduzido para localizador padrão de recursos, em português. Ainda no início da criação da internet, a URL já era usada para facilitar a localização e acesso de sites e recursos.
Assim, uma URL é uma sequência de caracteres que especifica a localização de uma página, imagem, vídeo, áudio ou qualquer recurso na web. Desse modo, quando falamos sobre URL amigável estamos nos referindo a endereços que sejam simples e fáceis de lembrar para levar o usuário ao local correto em sua página. Veja como a URL é composta e em quais partes pode ser dividida:
- esquema: está relacionado ao protocolo da internet usado. Deve ser passado ao servidor web;
- domínio: corresponde a parte do endereço conhecida como nome do site;
- TLD: é geralmente conhecido como extensão do domínio, ou seja, é o “.com.br”;
- diretório: quando presente, essa etapa corresponde a informações adicionais de qual pasta está o conteúdo que se deseja acessar;
- informações adicionais: por fim, a URL se completa com informações adicionais que representam o conteúdo específico que se deseja ter acesso.
Qual a importância em ter uma URL amigável?
Com uma URL amigável, ou seja, curta, fácil, simples e direta, o usuário pode assimilar o endereço com facilidade, melhorando as chances para o acesso a uma página específica. Por isso, uma URL amigável permite uma aproximação entre o público e o site. No entanto, esse não é o único motivo para desenvolver uma URL amigável em sua página. Afinal, a URL interfere no SEO, ou seja, nas estratégias para otimizar mecanismos de busca.
Quais as vantagens de uma URL amigável?
Sabendo que a URL amigável contribui para a experiência do usuário, devido sua relevância na posição diante dos mecanismos de busca, é importante entender por que isso acontece.
Pré-visualização
A URL amigável permite que o usuário tenha uma pré-visualização da página. Isso pode representar segurança e também despertar a curiosidade, auxiliando na decisão de acessar ou não o link. Quando usado no e-mail marketing, o URL amigável garante que o usuário acesse a página desejada, evitando links que não atendam os desejos do indivíduo.
Relevância nas pesquisas
Uma URL amigável contribui para que seu site atraia mais tráfego, visto que, segundo o Google, ao entregar ao usuário exatamente o que sua página promete, seu ranqueamento melhora.
Afinal, uma das principais preocupações da empresa é que o usuário encontre nas primeiras posições as opções que entreguem realmente o que se busca, evitando que o usuário sinta-se enganado.
Ter um URL amigável é fundamental para seu site. Afinal, o acesso pelo usuário se torna mais fácil e rápido. Além disso, é possível otimizar as posições da sua página diante dos sites de busca, melhorando seu ranqueamento.
É claro que, nem sempre desenvolver uma URL amigável é uma tarefa fácil. Contudo, a boa notícia é que você pode contar com ajuda para isso. Basta contratar uma agência especializada na otimização de fatores-chave para o sucesso de um site, como, por exemplo, a URL amigável!
Gostou deste conteúdo? Agora que você conheceu a importância de um URL amigável, que tal continuar mantendo-se informado? Confira também os 7 principais fatores de ranqueamento para o Google!