Todo chatbot utiliza inteligência artificial? Esclareça essa e outras dúvidas comuns

Ao mesmo tempo em que ganha atenção da mídia e interesse do público, os chatbots ainda geram muitas dúvidas sobre suas funções e capacidades. Para desmistificar alguns pontos dessa ferramenta, esclarecemos algumas dúvidas comuns sobre essa tecnologia:

  • Todo chatbot utiliza inteligência artificial?

Muitos pensam que os chatbots e a inteligência artificial são sinônimos, o que não é correto. É possível desenvolver chatbots que utilizam inteligência artificial para elaborar respostas personalizadas a cada interação; e há chatbots baseados em scripts, que apresentam uma série de opções clicáveis, gerando um fluxo de conversa previamente estruturado. A escolha de cada solução depende do contexto, da complexidade das interações e do tempo disponível para o projeto, sendo estas as duas maneiras eficientes da ferramenta, quando bem planejadas e executadas.

  • Chatbots servem apenas para grandes empresas?

Com a vantagem de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo, independentemente do horário, os chatbots normalmente são atribuídos a grandes empresas de telefonia, bancos, franquias ou empresas de tecnologia. Porém, como já indicamos aqui no blog, cada vez mais empresas pequenas e médias aproveitam as vantagens dos chatbots. Seja qual for o tamanho de sua empresa, se apresenta um volume de atendimento relevante, essa ferramenta pode ser muito eficiente.

  • Chatbots devem fingir que são humanos?

Os chatbots não devem fingir que são humanos, e recomenda-se que digam logo nas primeiras interações que a ferramenta conta com um “assistente virtual”, “auxiliar online” ou “bot de conversa”. A indicação é que o chatbot seja personalizado, possua nome, personalidade e linguagem própria, mas que nunca engane o cliente, fingindo ser uma pessoa do outro lado do chat.

  • Com os chatbots as empresas não precisam contratar ninguém para cuidar do atendimento ao cliente?

Mesmo com evoluções constantes da tecnologia, que apresentam cada vez mais recursos e possibilidades, os chatbots ainda não conseguem substituir totalmente o atendimento humano. Por isso, os chatbots têm sido utilizados como uma ferramenta agregada às equipes de atendimento ao consumidor. Dessa forma, o bot lida com interações mais frequentes, sendo responsável por esclarecer dúvidas e erros comuns; enquanto a equipe lida com casos mais complexos, em que a percepção e sensibilidade humana são indispensáveis.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Biblioteca de Anúncios do Google Ads Qual a Sua Importância

Biblioteca de Anúncios do Google Ads: Qual a Sua Importância?

Uma das ferramentas mais valiosas e poderosas no mundo do marketing digital na atualidade é a Biblioteca de Anúncios do

ranqueamento no google

Como aumentar o ranqueamento no Google do seu site

Quer saber como aumentar o ranqueamento no Google do seu site? Saiba por que você deve investir nessa estratégia e
inbound marketing

Quais são os tipos de inbound marketing?

Descubra os principais tipos de inbound marketing para atrair, engajar seu público e aumentar suas vendas com estratégias eficazes.
Inbound Marketing para B2B

Como o Inbound Marketing para B2B ajuda a qualificar os leads?

Inbound marketing é uma estratégia de marketing que prioriza o relacionamento e não apenas tentar vender seus produtos para novos

Luz, câmera e… chatbots!

Longe dos robôs cinematográficos, os chatbots mostram que é possível deixar o entretenimento ainda mais dinâmico e eficiente. Até poucos

seo vai acabar

O SEO vai acabar?

Recentemente, uma dúvida tem rondado o mundo do marketing digital: o SEO vai acabar? Alguns apontam a ascensão da inteligência

logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?