Threads: O novo concorrente do Twitter

Mark Zuckerberg e a Meta lançaram seu concorrente do Twitter na forma de uma nova plataforma chamada Threads. Lançado em mais de 100 países, o Threads é a nova aposta de Zuckerberg para tentar desbancar o Twitter como uma rede social de mensagens curtas, disponível gratuitamente em dispositivos Android e iOS.

O que é o Threads?

A Meta define o Threads como uma plataforma de conversas de texto do Instagram, já você utiliza sua conta existente no aplicativo de compartilhamento de fotos para criar um perfil no Threads. Ele faz tudo o que o Twitter pode fazer, ou seja, possibilita aos usuários postar mensagens curtas que podem ser curtidas, compartilhadas e comentadas, exceto por alguns recursos básicos, como envio de mensagens privadas ou uso de hashtags.

Já nos primeiros dias de lançamento houve mais de 30 milhões de inscrições, o que certamente é atribuído à facilidade de acesso (e ao marketing do aplicativo) com suas contas vinculadas ao Instagram. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, está empenhado em garantir que os usuários sejam capazes de “encontrar valor suficiente no aplicativo para continuar usando-o ao longo do tempo” uma vez que a empolgação diminua.

Por que o Threads foi lançado?

A resposta básica é que o Twitter está em turbulência desde a aquisição por Elon Musk. Muitas empresas retiraram seus anúncios da plataforma, e várias mudanças em torno do processo de verificação, limites de visualização de tweets e uma série de outras controvérsias fizeram com que muitos usuários parassem de utilizá-lo. A Meta então identificou essa lacuna no mercado de plataformas sociais e aproveitou para lançar o Threads atrelado a seus produtos, o que com certeza atrairá criadores e influenciadores, especialmente aqueles com muitos seguidores, com potencial para mudar o cenário das mídias sociais.

Como o Threads irá impactar o Marketing Digital?

O recém-chegado certamente causará impacto na paisagem do Marketing Digital – no futuro, pelo menos. Esta não é a primeira vez que o Twitter enfrenta uma plataforma semelhante, mas, como parte da Meta, o Threads é o primeiro concorrente real a desbancar o Twitter de seu trono de microblogs. As empresas precisam agir como acreditando no potencial do Threads e ir além de apenas reservar seus nomes de usuário (algo que a integração com o Instagram torna perfeita).

Assim como qualquer novo lançamento, será um processo real de teste e aprendizado para as marcas avaliarem o valor que o Threads pode trazer para sua estratégia. Não existe uma abordagem única que sirva para todos, e será interessante ver quais setores e indústrias obtêm os melhores resultados nos próximos meses. Curiosamente, ninguém está realmente começando do zero – seu desempenho e número de seguidores no Instagram terão um impacto direto em seu número inicial de seguidores no Threads.

No final das contas, qualquer ausência de uma plataforma precisa ser respaldada por estratégia. Seja por meio de desempenho orgânico ou por meio de quaisquer oportunidades emergentes de mídia social paga, as marcas devem estar presentes e ativas se quiserem tomar a decisão certa sobre o uso.

Como o Threads irá impactar o Marketing de Conteúdo?

A nível básico, o Threads é uma plataforma de microblogs assim como o Twitter, com algumas diferenças óbvias. Uma das principais delas é o limite de caracteres – o benefício potencial do Threads é permitir escrever quase o dobro do que é possível em um tweet, o que permitiria que os profissionais de SEO (e os profissionais de marketing digital em geral) se aprofundem um pouco mais nas postagens na plataforma. Além disso, a plataforma pode ser utilizada em conjunto com outros aplicativos, como o WordPress – uma ferramenta importante já amplamente utilizada por muitos blogueiros, criadores e empresas.

Será possível fazer anúncios pagos no Threads?

Com o Threads se tornando o ‘novo Twitter’, ele pode funcionar de forma semelhante com anúncios sendo exibidos no feed, talvez possibilitando aproveitar dados e audiências da Meta, já que possuem propriedade compartilhada. Do ponto de vista do mídia paga, nada foi anunciado ainda, e parece que o Threads está aguardando uma meta de pelo menos 1 bilhão de usuários antes de avançar neste sentido.

Threads, tecnologia e inovação

Do ponto de vista da tecnologia e da inovação, a existência de um concorrente sério e notável para o Twitter deve impulsionar a inovação de ambos os lados, o que deve levar a algumas mudanças interessantes no cenário. O fato do Threads ser de propriedade da Meta é o principal impulsionador, já que o grupo possui domínio de como os dados podem ser aproveitados entre suas plataformas. A questão-chave é até que ponto as pessoas realmente abandonarão o Twitter e usarão o Threads? Claramente o impacto foi grande, o que despertará a curiosidade das pessoas, mas já existem outras plataformas semelhantes e elas não conseguiram realmente decolar.

O Twitter é viciante devido aos influenciadores que publicam seus pensamentos nele e aos fãs que se juntam para interagir. Para que o Threads seja uma ameaça real depende de quais usuários fizerem essa mudança. Várias celebridades foram os primeiros a adotar a plataforma, e por se tratar de uma novidade, é natural querer aprender mais sobre o que este novo canal pode fazer pelo seu marca ou negócio no futuro. Quer conversar com um especialista sobre o redes sociais? Entre em contato conosco hoje mesmo.

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