As pessoas estão comprando cada vez mais pela internet! Saber tudo sobre social commerce é importante para identificar as melhores estratégias e agarrar as oportunidades que chegam com esse hábito. Afinal, da mesma forma que você aproveita a comodidade para comprar seus produtos preferidos, seus clientes precisam encontrar suas ofertas.
A jornada do consumidor mudou e isso não é novidade. O que vem se reinventando todos os dias são as estratégias de negócio para atender esse novo público e se manter relevante no mercado. Nesse cenário, o social commerce tem se tornado uma importante maneira de construir relacionamentos relevantes com seus clientes e melhorar o faturamento da empresa.
Social commerce, ou Comércio Social em Português, é um subconjunto do e-commerce que envolve o uso de redes sociais. Como permitem a interação entre os usuários e as marcas, as redes sociais são fundamentais para as lojas, principalmente as virtuais. Uma vez que a pessoa está na internet para comprar alguma coisa, ela pode buscar opiniões de outros consumidores, comparar ofertas, tirar dúvidas, ou seja, consegue sentir confiança antes de comprar algo.
Social commerce: quais as plataformas preferidas pelos usuários?
A pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner em parceria com a Etus e a Opinion Box, trouxe dados importantes para sua estratégia de vendas no digital. 74% dos consumidores contaram que usam as redes sociais para comprar produtos. As plataformas mais usadas são:
- Google Shopping: a ferramenta do buscador permite que o usuário compare preços entre diferentes vendedores. Ela foi citada como a mais popular entre os entrevistados, com 53% de respostas!
- Instagram: não é segredo para ninguém que a rede social tem direcionado suas ferramentas para as vendas, mas as lojas que ainda não entenderam isso estão ficando para trás. 50% dos participantes marcaram as lojas no Instagram, como o lugar mais utilizado para adquirir produtos e serviços.
- Facebook: 43% mencionaram a rede de Mark Zuckerberg como um bom lugar para fazer compras. Essa é uma informação importante, principalmente para quem acredita que o Facebook ficou para trás!
- WhatsApp: a praticidade no atendimento colocou o aplicativo de mensagem entre os mais citados na pesquisa Social Commerce, com 42% de menções.
ㅤ
Entre as razões pelas quais as pessoas preferem comprar pelas as redes sociais, estão: preço, rapidez, acesso a mais informações sobre os produtos, facilidade ao pesquisar e maiores chances de encontrar lojas menores, de pequenos e médios produtores.
Quais as vantagens do social commerce para o seu negócio?
O social commerce consiste em comprar um produto ou serviço de forma nativa nas plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest ou WhatsApp. Além disso, inclui a interação dos usuários com as plataformas que destacam a troca de informação sobre os produtos da marca. Apesar de ser fundamental para o faturamento das empresas, somente 41% dos entrevistados na pesquisa citada sabiam o significado de social commerce. Depois de uma explicação, 74% dos usuários reconheceram o hábito e afirmaram que costumam usar as redes sociais para fazerem compras
Com o crescimento do social commerce, o consumidor tem a possibilidade de emitir sua opinião e classificar a qualidade tanto do produto como do atendimento realizado durante o processo de compra. Quando o trabalho é bem executado e tem como foco a boa experiência do cliente, proporciona resultados tão bons quanto às vendas feitas pelos canais mais tradicionais.
O social commerce é uma realidade que traz benefícios tanto para os consumidores, que podem comprar sem sair de casa, quanto para os lojistas, que conseguem explorar a internet e suas potencialidades para aumentar o faturamento. Se você ainda não traçou estratégias para fazer negócios com o marketing digital, aproveite, o melhor momento é agora!
Precisa de ajuda para explorar o social commerce?
Fale com os especialistas da Webcompany Marketing Digital!