Sintonize o Spotify no marketing da sua marca!

A música nos relaxa, emociona, inspira… Não por acaso, a música é utilizada para se conectar com o público em campanhas de publicidade há tempos. Na era das redes sociais, a música pode ir além dos jingles, com o Spotify no marketing da sua marca, como plataforma de contato com os ouvintes.

Como utilizar o Spotify no marketing?

Spotify no marketing pode até parecer improvável para alguns, mas utilizar a plataforma como estratégia de contato tem vantagens bem plausíveis. Com recursos como ver o que os amigos estão ouvindo, seguir as novidades de artistas preferidos e criar playlists colaborativas, o Spotify se torna mais interativo e próximo de uma  canal de relacionamento.

Hoje, o Spotify  possui um catálogo de mais de 40 milhões de músicas que são ouvidas por 207 milhões de usuários ativos mensalmente. Deles, 116 milhões são impactados por anúncios em 78 mercados diferentes. De acordo com o Spotify for Brands, os usuários passam em média mais de duas horas por dia dentro da plataforma. 100% do público é registrado, ou seja, o Spotify possui o e-mail do usuário. 70% dos usuários do Spotify utilizam a plataforma em seus dispositivos móveis.

Para utilizar as vantagens do Spotify no marketing, você pode seguir até três abordagens diferentes:

PLAYLISTS

Playlists são uma forma de utilizar o Spotify sem necessariamente investir na plataforma, já que com um perfil de usuário é possível criar uma infinidade de seleções musicais diferentes.

Para a criação de playlists por marcas, o Spotify indica selecionar mais de 20 músicas, sem colocar mais de uma música do mesmo artista, para não associá-lo com os serviços ou produtos diretamente. A plataforma também recomenda manter o título, imagem e descrição playlists no tom editorial e não comercial. Ou seja, “as marcas não podem se envolver em atividades no serviço que deixem implícito o apoio de algum artista (a menos, claro, que ele seja real)”.

Aproveitar datas comemorativas (como Dia dos Namorados, Carnaval ou Dia Mundial do Rock), eventos (como o Rock in Rio ou Oscar) ou mudanças de estações (verão, outono), por exemplo, são ótimas oportunidades para criar as seleções musicais temáticas, como fizemos aqui na Webcompany para curtir as sexta-feiras! Depois de prontas, inclua o link da sua playlist nos conteúdos de divulgação e aguarde os ouvintes! Essa estratégia é interessante para você que quer ficar mais próximo dos seus clientes. Você estreita o relacionamento com o seu público oferecendo algo que pode ser útil para ele.

ANÚNCIOS NO SPOTIFY

Há diferentes formatos para quem deseja investir, efetivamente, no Spotify no marketing, como vinhetas de 30 segundos entre as músicas de quem não é assinante, exibir banners clicáveis dentro da plataforma, anúncios de vídeo ou com as playlists patrocinadas, com a sua marca associada nas seleções de músicas do próprio Spotify. Na segmentação de público-ouvinte, assim como outras plataformas, é possível atingir públicos definidos por gênero, idioma, dispositivo de acesso, hora do dia e interesses em gêneros musicais, definindo bem o comportamento de streaming dos usuários que você tem interesse em anunciar.

Essa estratégia é interessante para marcas que buscam sair do óbvio na hora de investir e querem focar em alcance. Diferente das playlists que falamos no tópico acima, aqui você consegue transmitir uma mensagem publicitária e reforçar uma campanha.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS

E se além das músicas populares você gerasse conteúdo para o Spotify? Com podcasts é possível colocar programas gravados através da plataforma, com a vantagem de contar com o popularidade e credibilidade da ferramenta.  A produção, porém, só faz sentido para marcas ou serviços que tenham novidades frequentes ou temas diversos que possam receber entrevistados de diferentes opiniões para o debate. Essa estratégia é interessante para marcas que querem reforçar o seu posicionamento em determinados assuntos. Com os podcasts é possível gerar troca de conhecimento e aprofundamento dos assuntos de interesse das marcas.

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