O engajamento digital é a moeda do século, ou melhor dizendo, é o que faz com que as empresas consigam vender mais à medida que atraem mais atenção do seu público-alvo. O mundo de hoje é muito dinâmico e as pessoas não têm tempo de fazer tudo o que gostariam, por isso, conseguir que alguém preste atenção em você dentro desse contexto tem muito valor!
O que é engajamento digital?
A palavra engajamento fala sobre uma ação que a pessoa realiza por vontade própria. O termo ganhou força porque, conforme as redes sociais foram se tornando populares, o engajamento digital se transformou em uma estratégia para se aproximar da audiência e interagir com ela.
Um exemplo de como o engajamento digital acontece na internet é quando os seguidores acompanham uma publicação da marca, comentam, compartilham e recomendam para os amigos. Quando a audiência se envolve dessa maneira, dizemos que ela está engajada, e isso é ótimo para as empresas.
O termo engajamento digital inclui todos os espaços da internet, mas ele acontece principalmente nas redes sociais, onde as opções para interação são maiores. Para conseguir um bom engajamento digital, a marca precisa participar ativamente da vida das pessoas. Afinal, é impossível gerar conversas se você não começar a falar alguma coisa. Por isso, considerar a opinião do público, responder comentários e demonstrar atenção e cuidados são atitudes fundamentais. Em outras palavras, sua marca precisa ser humana!
Por que sua marca deve se preocupar em melhorar o engajamento?
Com uma execução e gestão eficiente das estratégias digitais, a empresa é capaz de promover o crescimento da base e a lealdade dos clientes. Ao fazer isso, ela tem mais do que pessoas que compram seus produtos, pois conquista defensores. Essas pessoas irão falar bem da marca, entrarão em discussões por causa de você, contarão as vantagens de adquirir o seu produto, além de muitas outras coisas que ajudam a atrair a atenção de novos possíveis clientes.
Não é atoa que as empresas que se concentram em melhorar seu engajamento digital estão mais focadas na criação de valor do que nas vendas imediatas. Elas procuram oferecer algo mais significativo para seu público do que a venda propriamente dita, porque sabem que, na verdade, promover uma experiência de consumo excelente, entregar conteúdo relevante ou suporte ao cliente em tempo real e de forma interativa é o que trará bons resultados a longo prazo.
Vantagens de ter um bom engajamento:
- Divulgação espontânea da marca.
- Aumento de tráfego no site e no blog.
- Aumento de vendas e do número de clientes, principalmente para empresas que trabalham com e-commerce.
- Fidelização do cliente e construção de comunidade.
- Aumento na procura pelos produtos ou serviços oferecidos.
O engajamento digital é resultado da construção de um relacionamento duradouro com a audiência e de uma comunicação que preza pelo diálogo e proximidade. Apesar de ser uma estratégia que exige paciência, ela vale a pena, pois quanto mais você se dedica a quem te segue, mais seguidores chegarão até você.
3 dicas para melhorar o engajamento digital!
Não economize na hora de criar conteúdo relevante e seja generoso ao compartilhar
Sabe a qualidade que você tanto preza nos seus produtos ou serviços? Ela deve ser refletida nos conteúdos das redes sociais! Como as pessoas têm facilidade para se distrair na internet, as informações compartilhadas pela sua marca precisam ser relevantes para o contexto do público-alvo e reforçar a excelência da sua empresa.
Desenvolva editorias de conteúdo, entregue algo que realmente será aplicável na realidade do leitor e evite erros gramaticais.Além disso, abra espaço para o público-alvo contar suas dores e necessidades, assim você pode descobrir como ajudá-los e mostra que sua marca está interessada em contribuir e não só vender. Algumas pessoas acreditam que publicar conteúdos interessantes nas redes sociais é perda de tempo, mas as publicações são indispensáveis para aproximar os potenciais clientes.
Elabore uma estratégia omnichannel
O omnichannel é a integração de todos os canais de vendas e atendimento. Essa solução tem foco na experiência do usuário, oferecendo diferentes meios de interação para o público. Quem busca melhorar o engajamento digital precisa combinar todas as ferramentas disponíveis, como Facebook, e-mail marketing, Instagram, Site, Whatsapp, e postar um conteúdo faça sentido em cada canal para atingir um público maior.
Tenha um calendário de publicações
Publicar conteúdos relevantes exige planejamento e tempo para criação, por isso, é importante que você tenha um calendário bem definido. Ao deixar tudo preparado com antecedência, você conseguirá planejar os conteúdos de acordo com lançamentos de produtos, evitará imprevistos e poderá explorar melhor as oportunidades nas redes sociais.
O calendário editorial deve ser preenchido com assuntos interessantes para sua persona e que estejam alinhados a época do mês. Leve em consideração os objetivos e as dificuldades do público-alvo para desenvolver seu conteúdo, pois nada melhor do que uma chamada emocional para criar conexão, melhorar o engajamento digital e gerar vendas.
O engajamento digital é o resultado da identificação do público através da percepção que ele tem sobre as coisas que a marca publica na internet, portanto, tudo deve começar pela definição da persona. Quando você se comunica de maneira personalizada e humanizada com quem está atrás da tela, a conversa muda de tom e os resultados só tendem a melhorar.
Fale com a Webcompany e desenvolva sua estratégia para melhorar o engajamento digital!