Saiba como a mudança no feed de notícias do Facebook afetará suas estratégias

Há algumas semanas Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil e no blog do Facebook uma mudança no algoritmo da rede social, que agora prioriza posts de familiares e amigos no feed de notícias, com o objetivo de incentivar a proximidade entre eles. Essa mudança traz como consequência a redução no alcance orgânico das páginas comerciais. E isso preocupou muita gente! Mas calma, os efeitos não são tão graves quanto parecem.

UCrYmy pN0 uh1vGrrDwZ16FVnz9a8h1H1qhKlafboLb4yLEoTpnnlKRa8upaj6XZQyOeRXRYsEK8tS6ObPIrD6WSEp38H VhNOgSMnYsWPSBtYL6oE55VPey

De acordo com o Facebook, o alcance orgânico é o número total de pessoas atingidas por uma publicação através de uma distribuição não paga. Ou seja, quando você faz o post mas não deposita uma verba para anúncio. Atualmente, o alcance orgânico não traz resultados significativos, representando quase 2% do resultado, para marcas que dispõem de uma página comercial. Se beneficiam do alcance orgânico, principalmente, páginas de humor e entretenimento, onde o engajamento do público é emocional e as interações feitas por meio de marcações de amigos e compartilhamentos.

Já o alcance pago é o número total de pessoas às quais foi mostrada sua publicação como resultado de anúncios. As empresas e profissionais de social media entendem que, assim como em outras mídias convencionais como o rádio e televisão, é necessário realizar um investimento para alcançar o público desejado. O facebook apresenta o diferencial de segmentação direta.

Perceba a diferença: 15vHba4cTazMzHm18Xdni1tFVkp

Fonte: Facebook

A mudança no feed de notícias, na verdade, não afetará o trabalho de marcas que atualmente já investem em mídia online na rede social, uma vez que hoje o alcance orgânico já não apresenta diferença significativa nos relatórios.

É possível que a redução dos conteúdos comerciais na timeline dos usuários seja resultado de uma mudança na missão da empresa, que pretende retornar sua posição de rede social e estimular o relacionamento entre pessoas. Além disso, uma pesquisa feita pela plataforma aponta que os usuários desenvolveram o hábito de rolar o feed de notícias, mudando de uma publicação para a outra em milésimos de segundos. O objetivo é reduzir o tempo dessa mudança e aumentar a atenção para os conteúdos.

Vale ressaltar que recentemente o Facebook informou que também combaterá posts considerados “caça-cliques”, com conteúdos que pedem para o usuário curtir, marcar amigos e compartilhar, com o objetivo de melhorar a qualidade do conteúdo disponível na plataforma.

Diante dessas mudanças, para os profissionais de marketing, será necessário uma compreensão aprofundada de planejamento e criatividade. Para as marcas que já investem no facebook, relevância é a palavra-chave. É fundamental entregar conteúdos relevantes para seu público para se destacar no feed de notícias dele. E para as que se apoiavam no (pequeno) alcance orgânico existente, o conselho é: aproveite as recentes mudanças da plataforma e explore o potencial gigantesco que ela oferece. Quer saber a melhor forma de fazer isso? Entre em contato com a gente. =)

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Parceiros virtuais: Chatbots e Assistentes Virtuais são iguais?

Na ficção não faltam exemplos de robôs que servem de ajudantes aos humanos, como a simpática empregada Rosie dos Jetsons

marketing digital para escolas

Qual a importância do Marketing digital para escolas?

A internet é importante para os resultados de vendas da maioria dos negócios e com o setor da educação não

Analisar os dados das campanhas online pode aumentar as vendas. Saiba como!

Saber analisar e interpretar os dados das suas campanhas de marketing digital pode melhorar serviços, produtos e estratégias.
o que é ux

Você sabe o que é UX?

Entenda o que é UX e como ele é importante para a experiência do usuário
Clubhouse

Clubhouse: como sua marca pode aproveitar a nova rede social

Quem caminha pelas ruas da internet já sabe que em todas as esquinas o assunto é o mesmo: Clubhouse! Brincadeiras

chatbot para site

Chatbot para site: traga benefícios para seu negócio com a ferramenta

Ainda não conhece os benefícios que o chatbot para site pode oferecer? Não se preocupe, nós podemos te ajudar! Os