Saiba como a mudança no feed de notícias do Facebook afetará suas estratégias

Há algumas semanas Mark Zuckerberg anunciou em seu perfil e no blog do Facebook uma mudança no algoritmo da rede social, que agora prioriza posts de familiares e amigos no feed de notícias, com o objetivo de incentivar a proximidade entre eles. Essa mudança traz como consequência a redução no alcance orgânico das páginas comerciais. E isso preocupou muita gente! Mas calma, os efeitos não são tão graves quanto parecem.

UCrYmy pN0 uh1vGrrDwZ16FVnz9a8h1H1qhKlafboLb4yLEoTpnnlKRa8upaj6XZQyOeRXRYsEK8tS6ObPIrD6WSEp38H VhNOgSMnYsWPSBtYL6oE55VPey

De acordo com o Facebook, o alcance orgânico é o número total de pessoas atingidas por uma publicação através de uma distribuição não paga. Ou seja, quando você faz o post mas não deposita uma verba para anúncio. Atualmente, o alcance orgânico não traz resultados significativos, representando quase 2% do resultado, para marcas que dispõem de uma página comercial. Se beneficiam do alcance orgânico, principalmente, páginas de humor e entretenimento, onde o engajamento do público é emocional e as interações feitas por meio de marcações de amigos e compartilhamentos.

Já o alcance pago é o número total de pessoas às quais foi mostrada sua publicação como resultado de anúncios. As empresas e profissionais de social media entendem que, assim como em outras mídias convencionais como o rádio e televisão, é necessário realizar um investimento para alcançar o público desejado. O facebook apresenta o diferencial de segmentação direta.

Perceba a diferença: 15vHba4cTazMzHm18Xdni1tFVkp

Fonte: Facebook

A mudança no feed de notícias, na verdade, não afetará o trabalho de marcas que atualmente já investem em mídia online na rede social, uma vez que hoje o alcance orgânico já não apresenta diferença significativa nos relatórios.

É possível que a redução dos conteúdos comerciais na timeline dos usuários seja resultado de uma mudança na missão da empresa, que pretende retornar sua posição de rede social e estimular o relacionamento entre pessoas. Além disso, uma pesquisa feita pela plataforma aponta que os usuários desenvolveram o hábito de rolar o feed de notícias, mudando de uma publicação para a outra em milésimos de segundos. O objetivo é reduzir o tempo dessa mudança e aumentar a atenção para os conteúdos.

Vale ressaltar que recentemente o Facebook informou que também combaterá posts considerados “caça-cliques”, com conteúdos que pedem para o usuário curtir, marcar amigos e compartilhar, com o objetivo de melhorar a qualidade do conteúdo disponível na plataforma.

Diante dessas mudanças, para os profissionais de marketing, será necessário uma compreensão aprofundada de planejamento e criatividade. Para as marcas que já investem no facebook, relevância é a palavra-chave. É fundamental entregar conteúdos relevantes para seu público para se destacar no feed de notícias dele. E para as que se apoiavam no (pequeno) alcance orgânico existente, o conselho é: aproveite as recentes mudanças da plataforma e explore o potencial gigantesco que ela oferece. Quer saber a melhor forma de fazer isso? Entre em contato com a gente. =)

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

layout loja virtual

O impacto de um bom layout no aumento das vendas de sua loja

Um layout bem planejado para sua loja virtual não é apenas uma questão estética, influencia diretamente o comportamento do consumidor.
Pessoas reunidas e organizadas formando um coração simbolizando o leadlovers, que reúne e organiza seus potenciais clientes

Leadlovers: um grande aliado do Marketing Digital

O Leadlovers é uma ferramenta completa de automação de marketing e vendas e reúne funcionalidades diversas para facilitar a atração,
inteligência artificial

Gemini vs ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?

Com tantas opções de inteligência artificial disponíveis no mercado atual, escolher a ferramenta certa pode ser um verdadeiro desafio.

Vazamento de dados revela segredos do algoritmo de busca do Google

No dia 13 de março, milhares de documentos da API de conteúdo interno do algoritmo de busca do Google foram

linkedin ads

LinkedIn Ads ou Google Ads? Qual o melhor para B2B?

A escolha entre LinkedIn Ads e Google Ads pode determinar o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing B2B.
conteúdo humano

A IA não pode substituir escritores humanos

Descubra por que o conteúdo humano continua insubstituível, mesmo com o uso da IA para auxiliar ideias, títulos e estruturas