Investir em marketing digital deixou de ser diferencial e começou a ser necessário para a sobrevivência dos negócios nos dias atuais. Com essa necessidade, uma dúvida passou a marcar presença na rotina das empresas de diferentes portes: qual é o valor mais indicado para ter mais resultados?
Elaborar um planejamento integrado e que traga resultados está mais difícil do que nunca. Além dos consumidores estarem cada vez mais exigentes, a internet oferece oportunidades únicas em cada caminho escolhido. Por isso, antes de investir em marketing digital a primeira coisa que deve ser feita é o alinhamento dos objetivos da empresa. Com as metas em mãos, será preciso identificar os canais de comunicação mais adequados e descobrir onde o público-alvo passa a maior parte do tempo.
A maioria das empresas que começam a investir em marketing digital optam por iniciar nas redes sociais. O relatório Paid Social 2019 da Hanapin Marketing mostrou que 97% dos profissionais de marketing estão investindo em publicidade social paga, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Uma boa justificativa para o crescimento é que as pessoas estão cada vez mais conectadas e se as marcas não fizerem parte das vidas digitais dos clientes, elas não serão lembradas.
2 perguntas que vão te ajudar a definir quanto investir em marketing digital
Qual é a receita da sua empresa?
O balanço financeiro é fundamental para a decisão do investimento, porque os números ajudam a entender se o valor dedicado ao marketing está pouco ou suficiente em relação às expectativas. Caso ainda não tenha olhado os números de forma detalhada, tire um momento para analisar a receita bruta, os custos e a receita prevista, porque a saúde financeira é um componente crítico da definição do seu orçamento de marketing digital.
Qual é a média ideal de investimento para o porte da sua empresa?
Você vive diariamente em contato com as demandas da sua empresa, ou seja, não tem ninguém melhor do que você para determinar a faixa ideal. Para ter uma noção, estudos mostram que os orçamentos de marketing representam em média cerca de 10-14% do orçamento total da empresa em todos os mercados. É claro que existem variações de acordo com o setor e há quanto tempo a empresa está no mercado, mas você já tem um ponto de partida!
Outros números mostram que empresas que estão há pouco tempo no mercado, com menos de cinco anos, por exemplo, podem reservar de 12 a 20% da receita bruta para marketing. O número é maior, porque elas precisam se mostrar ao mercado, atrair mais pessoas, reforçar sua identidade e elaborar estratégias que converterão em vendas. Marcas já consolidadas devem entender sua realidade e objetivos a longo prazo, mas as médias variam entre 6 a 12% de sua receita para investir em marketing digital.
Decidiu seu investimento? Essas recomendações te ajudarão a alcançar os melhores resultados!
Defina seus benchmarks:
Benchmarking é o processo de analisar os mercados, fazendo comparações entre as práticas da sua empresa com as estratégias adotadas pelos concorrentes. O processo é importante para você ter um parâmetro e entender o quando o ROI (Retorno sobre o investimento) pode ser considerado bom ou ruim.
Determine seus perfis de cliente:
Você já deve ter escutado que definir a persona é uma maneira de direcionar sua comunicação na internet, mas não para por aí. Ter uma ideia de como é o seu cliente ideal e quais tipos de leads geram mais receita permite que você direcione o trabalho na direção que traz mais resultados.
Rastreie a jornada do comprador de seus clientes atuais:
Você precisa saber qual é o caminho que a pessoa percorre até se tornar um cliente, além disso, avalie o tempo e os sentimentos que surgem pela jornada. As informações podem variar de empresa para empresa, por isso, preste atenção nos processos da sua marca e descubra onde pode ajudar nas etapas de conversão.
Tenha uma estratégia pautada em dados:
Os dados servem para mostrar como os compradores encontram sua empresa. Será que eles vêm pelos conteúdos? Costumam clicar em anúncios? Pode ser também que eles prefiram ler blogs. Descobrir os hábitos de quem está realmente fazendo uma compra, de onde o usuário veio e em que ponto a conversão é realizada ajudará a otimizar o trabalho.
Produza conteúdos relevantes e atrativos:
Marcas que desejam investir em marketing digital devem olhar com carinho para as estratégias de conteúdo, porque além de serem sustentadas a longo prazo, elas não exigem uma alta porcentagem da verba e são poderosas para comunicar a mensagem ao público. O ideal é mesclar conteúdos otimizados com anúncios em mídia paga, pensando sempre em um plano de marketing integrado.
Todas as empresas devem investir em marketing digital?
Investir em marketing digital é uma maneira que as empresas têm de se destacar no mercado, fortalecer a marca, atrair novos clientes e aumentar as vendas. Nos dias atuais, onde o relacionamento entre pessoas e marcas é muito forte na internet, o marketing digital serve também para fidelizar os clientes. Com tantas vantagens fica fácil perceber que uma empresa que busca ser referência no mercado e aumentar seus lucros deve reservar uma verba para o digital.
Partindo do princípio de que o investimento é fundamental, você deve avaliar o perfil da sua empresa. Marcas que dependem mais da Internet para gerar vendas, como lojas virtuais, precisam direcionar uma porcentagem maior de seu orçamento de marketing no digital. Entenda qual é o seu objetivo com a internet, pois empresas mais tradicionais, que contam com atividades offline e aproveitam o ambiente online para preencher o funil de vendas, podem pensar em uma combinação mais equilibrada para o investimento em marketing.
Quando uma empresa decide investir em marketing digital, ela já está a um passo à frente da concorrência. A internet guarda muitos tesouros que estão esperando para serem explorados por marcas que pensam em uma boa estratégia, por isso, se o planejamento for bem feito, os objetivos estiverem claros e o público-alvo for bem definido, as expectativas devem ser as melhores!
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