Saber quanto custa um lead é fundamental para os bons resultados da sua empresa. Ao acompanhar os números você consegue concluir se suas estratégias de marketing são rentáveis, além de manter um equilíbrio financeiro e criar estratégias mais assertivas, capazes de aumentar os números de vendas.
O que é lead
Chamamos de leads os contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço. Geralmente, essa aproximação acontece por meio do preenchimento de dados por parte do usuário em um formulário para receber um benefício ou para assinar uma newsletter.
A geração de leads e o controle dos custos são fundamentais para o sucesso da empresa, principalmente quando falamos das taxas de conversão para serviços digitais.
Aprenda como calcular e descubra quanto custa um lead
Ao descobrir quanto custa um lead você saberá quanto a empresa paga por cada possível cliente gerado. Essa métrica é também chamada de CPL ou CPL marketing e seu resultado é a soma de todos os custos do processo de atração dividido pela quantidade de contatos recebidos.
CPL = soma dos investimentos feitos para gerar leads ÷ número de leads gerados.
Aplicado à realidade de uma empresa, o cálculo poderia ser feito levando em consideração o valor de 10 mil gasto em campanhas para geração de leads e conversão de 1000 usuários em possíveis clientes.
A conta seria:
CPL = 10.000 ÷ 1000
CPL = 10
Ou seja, nesta situação, cada lead convertido custou 10 reais para a empresa.
Qual a importância de saber quanto custa um lead ?
Saber quanto custa um lead é importante pois só assim você poderá avaliar a proporção de venda para os leads gerados para identificar a sua margem de lucro e, assim, estabelecer qual o maior valor que você pode pagar por um possível cliente de maneira sustentável.
Para uma análise mais assertiva, calcule também o ROI – retorno sobre o investimento – da sua empresa. Com os dois cálculos você saberá se a sua empresa está gastando mais do que deveria com os processos de geração de lead. Se o número for maior do que o ideal, indicamos que você faça um novo planejamento para que as próximas estratégias sejam mais rentáveis.
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