Estamos todos ansiosos para o fim da pandemia, mas é importante dizer que isso não é motivo para encerrar o trabalho de marketing digital. Durante os períodos de quarentena, muitas empresas precisaram reforçar sua presença digital e outras puderam manter o faturamento com vendas virtuais, mas só as mais espertas seguirão executando e aprimorando essas ações.
A internet é o caminho mais viável para manter a relação próxima com clientes, leads e parceiros comerciais. Isso está mais do que provado desde o começo da pandemia do novo coronavírus, onde todos nós fomos convidados a habitar apenas o universo online. Entre equipes atuando em home office, apps de delivery garantindo acesso aos mais diversos serviços e as redes sociais encurtando as distâncias do isolamento social, o marketing digital foi muito valorizado – ao que tudo indica, isso deve permanecer!
Os dados mostram que a maioria das experiências digitais vieram para ficar. Um estudo do MarketingCharts, um centro de dados, gráficos e análises de marketing, levantou informações sobre até que ponto o uso do marketing digital contribuiu para o desempenho de empresas durante o ano passado. Mais de 30% se beneficiaram das estratégias de marketing digital para atingir os resultados esperados!
*Contribuição do digital para o desempenho da empresa
O relatório mostrou que a contribuição do marketing digital para o desempenho do negócio aumentou em média quase um terço no ano passado. A melhora foi ainda maior entre as empresas com mais de 10% das vendas atribuídas à internet. Que atire a primeira pedra os empreendedores que não precisaram recorrer às mídias online para continuar em contato com os clientes!
Manter esforço no digital é ainda mais importante depois que tudo voltar ao normal
Embora a pandemia tenha intensificado o uso do digital como estratégia, nada disso é novidade. O marketing digital sempre foi uma área de constante transformação. As empresas mais habituadas com o online sabem que é preciso se renovar a cada surgimento de novas tecnologias e mudanças de comportamento do mercado. Aliás, quando os hábitos do consumidor mudam de forma dinâmica, estar na internet é uma maneira da marca mostrar que está acompanhando isso. É por isso que muitas empresas fizeram das redes sociais o principal canal de comunicação neste período tão conturbado!
Durante os primeiros meses da pandemia, a parcela dos orçamentos de marketing digital dedicados às mídias móveis e sociais disparou. Os dados da MarketingCharts de junho de 2020 mostram que 23% dos orçamentos de marketing foram alocados para dispositivos móveis (contra 13,5% em fevereiro de 2020), enquanto outra parcela de 23,2% foi investida em mídia social (contra 13,3% em fevereiro de 2020).
Agora, pense por um instante: você realmente acha que as pessoas vão mudar bruscamente a rotina, uma vez que a internet proporciona a facilidade que elas desejam? Tudo indica que não! Conforme as tecnologias vão se aperfeiçoando, mais as pessoas demandam plataformas e canais digitais, o que torna o Marketing Digital pós-pandemia ainda mais essencial.
Tendências do marketing digital pós-pandemia para você ficar de olho
1) Transformação digital
A transformação digital pode ser definida como um fenômeno que incorpora o uso da tecnologia às soluções de problemas tradicionais. Se tem uma coisa que a pandemia do novo coronavírus trouxe para a realidade das empresas foi a necessidade de explorar a internet para lidar com a nova realidade. Nesse cenário, quem deixou para se preocupar com a modernização de processos depois, precisou se adaptar em dias ou horas. Um grande sufoco!
Cada vez mais marcas investem em estratégias de marketing digital e nos recursos tecnológicos, o que mostra que essa é uma tendência que veio para ficar. Quando o trabalho é orientado por dados e os canais de comunicação são escolhidos com cuidado para proporcionar a melhor experiência ao cliente, os resultados são melhores. As empresas mais comprometidas com o sucesso já compreenderam que o digital pode ajudar a economizar dinheiro e transformar seus negócios. Se a sua ainda não chegou a essa conclusão, saiba que a do concorrente provavelmente já.
2) Máxima personalização
As lojas varejistas que investiram no e-commerce e se propuseram a fazer marketing direto ao consumidor conseguiram manter as vendas nos últimos meses e, de quebra, puderam trabalhar seu alcance. No setor de serviço, a história é parecida. Independente do tipo de negócio, o marketing digital personalizado foi a solução para manter o faturamento e continuará sendo nos próximos anos.
A abordagem personalizada é uma tendência. Para seguir se destacando após a pandemia, utilize os dados adquiridos no trabalho e invista em abordagens que explorem as características de cada cliente, ou pelo menos, de cada grupo. As experiências da sua marca com o usuário devem fazer com que ele se sinta especial e único.
3) Produção de conteúdo criativo
Muitas empresas, com medo dos impactos econômicos da pandemia, paralisaram seus esforços na produção de conteúdo. Em contrapartida, aquelas que entenderam a importância de atrair a atenção do consumidor neste momento, dispararam em vendas. O conteúdo criativo permite que você ofereça um produto ou serviço sem que isso pareça uma propaganda e isso é bem aceito pela audiência.
Ao mapear as dores da persona e traçar os objetivos da marca, você pode pensar em estratégias de posicionamento. Além disso, se os conteúdos produzidos forem compartilhados, você ganha no alcance e reconhecimento da marca. O marketing de conteúdo está cada vez mais forte dentro do marketing digital e isso não vai mudar depois que a pandemia acabar. As pessoas andam sempre em frente!
Se a sua empresa não tiver estrutura suficiente para cuidar das estratégias de marketing digital, vale a pena procurar uma agência especializada para te ajudar. Todos nós estamos torcendo para que a pandemia do novo coronavírus tenha fim, mas sabemos que mesmo quando tudo isso passar, a internet seguirá com seu papel de importância no faturamento dos negócios!
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