Não tem jeito, o marketing digital veio para ficar! Se você ainda tem dúvidas disso, saiba que, com um planejamento de conteúdo para redes sociais e uma estratégia bem definida, é possível atingir resultados inimagináveis e explorar uma audiência muito maior do que com o trabalho offline.
O planejamento de conteúdo para redes sociais é a organização das estratégias nos diferentes canais de comunicação que fazem parte do dia a dia do seu público-alvo, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Não prestar atenção nessa etapa pode gerar mais transtornos do que você imagina, porque além de não trazer o retorno esperado, desperdiçando tempo e recursos financeiros, o trabalho mal estruturado prejudica a imagem da empresa.
Por que a sua marca precisa ter um bom planejamento de conteúdo para redes sociais?
Tudo começa pela organização. Se o profissional tem uma rotina mais organizada, pode desenvolver um conteúdo mais completo e personalizado. Ao manter uma frequência de criação e postagens definida, também será mais fácil fidelizar a audiência e controlar o agendamento prévio de posts. Além disso, o planejamento de conteúdo para redes sociais serve para garantir que todas as ações estão alinhadas com o objetivo final.
O segredo para um planejamento de conteúdo para redes sociais que traga resultados está em prever ao máximo os acontecimentos e ter planos de ação definidos para cada etapa. Registre os temas que serão abordados, as fases de execução, os resultados esperados e, assim, você terá um panorama geral dos próximos meses.
Passos importantes no desenvolvimento do planejamento de conteúdo para redes sociais
Defina qual vai ser o foco das suas redes sociais
Já escutou aquela frase que diz “vai mais longe quem sabe onde quer chegar”? Esse é um conceito que você deve se lembrar em todas as etapas do planejamento de conteúdo para redes sociais. É preciso ter um norte e ele deve ser escolhido com base nas necessidades da empresa no momento. Você pode utilizar as redes sociais para melhorar a percepção de marca, ter uma base de contatos para aumentas as vendas, prestar suporte ao usuário, vendas diretas ou tráfego do seu blog e assim por diante. Esses objetivos variam muito de acordo com o ramo de atuação e não precisam ser estáticos. A clareza ajudará na produção de conteúdos que façam sentido e tragam resultados reais!
Estabeleça os KPIs
Do inglês: Key Performance Indicator. Os indicadores de desempenho de processos servem para medir os resultados das atividades e garantir que os objetivos determinados serão atingidos. A pergunta que deve ser feita para estabelecer as métricas é: como medir se estou conseguindo me aproximar da meta estipulada? É importante olhar para números que estejam diretamente relacionados ao objetivo principal, para evitar que o foco seja desviado e que os ajustes sejam feitos no momento certo.
Aprimore os perfis da marca
Para que os seguidores enxerguem a marca da maneira como você deseja, o primeiro passo é fazer publicações estratégicas e ter uma consistência no perfil. Avalie se as redes sociais estão alinhadas com a identidade visual da empresa, atualize as descrições dos perfis e acrescente links escolhidos para gerar os resultados que você busca. Cuide da aparência da sua marca na internet, afinal, é aqui que a sua reputação começa a se formar!
O planejamento é o ponto de partida para uma das etapas mais importantes: a criação dos materiais
Se você deseja ter bons resultados na internet, precisa entender a importância de selecionar bem quais conteúdos serão disponibilizados. Além de garantir a máxima qualidade nas publicações, defina a frequência e formatos que devem ser trabalhados.
Dicas rápidas para melhorar a qualidade dos conteúdos da marca:
- Realize brainstorms com a equipe. Os colaboradores podem ajudar com boas ideias, porque têm perspectivas que você não tem.
- Pesquise a concorrência e outras empresas do setor. Quais formas de comunicação eles utilizam? Como sua marca pode se inspirar nas coisas que estão dando certo para eles? Não copie, apenas identifique pontos interessantes!
- Transforme atividades rotineiras em conteúdos atrativos. O cotidiano da empresa, as datas comemorativas e as ações de engajamento interno podem contar um pouco da história da marca e gerar conexão com a audiência.
- Tenha um calendário editorial com temas planejados com antecedência. Ele deve ser preenchido com o dia da semana e o horário em que o post vai ao ar. É interessante que você consiga se organizar, para garantir que tudo será feito com o cuidado necessário.
- Pense em criar conteúdos em parceria com influenciadores.Trabalhar com esses profissionais pode impulsionar sua popularidade. Mas lembre-se de tomar algumas precauções antes de aliar sua marca à imagem de uma pessoa qualquer.
- Acompanhe os resultados em tempo real. Buscar os KPIs e realizar um acompanhamento do que você traçou na primeira etapa deste planejamento de conteúdo para redes sociais é uma das partes mais importantes do processo. O olhar analítico vai te ajudar a determinar o sucesso das suas ações.
- Aproveite a elaboração do planejamento de conteúdo para redes sociais para estipular os valores da mídia paga. Reservar uma verba para investir em marketing digital irá potencializar os resultados. Comece com um valor menor e vá ajustando conforme a necessidade.
Quando pensar no planejamento de conteúdo para redes sociais, tenha em mente que ele deve ser aprimorado sempre que for preciso. Planejamento, execução e análise de dados são três etapas chave para construir uma marca sólida e capaz de entregar resultados reais!
Quer ter um planejamento de conteúdo para redes sociais que dê resultados para sua empresa? Fale com a Webcompany Marketing Digital!