fbpx
webcompany - Pilares para melhorar o engajamento digital

Pilares para melhorar o engajamento digital

Inscreva-se para receber novidades, insights e dicas sobre marketing digital diretamente em seu email.

Diferente dos meios tradicionais, as redes sociais são plataformas de mídia mais dinâmicas, que exigem agilidade da marca para manter-se ativa na vida dos usuários. Por isso, a boa gestão das mídias sociais é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital. Isso envolve não só monitorar os números, mas, principalmente, ter editorias bem definidas e gerar conversa com o público para melhorar os resultados da marca através do engajamento digital. 

Ter um bom engajamento digital fundamental para as estratégias de marketing digital 

O relacionamento é a base para garantir confiabilidade, construir autoridade e criar uma comunidade ao redor da sua marca. O princípio do marketing de relacionamento é desenvolver uma relação próxima entre a empresa e seus clientes. No ambiente digital, essa proximidade pode ser medida com base na análise do engajamento digital. 

>>>>  Saiba mais sobre Monitoramento das Redes sociais e Social Listening 

As marcas que estão dispostas a aumentar o engajamento digital e acompanhar de perto a opinião do cliente estão propensas a melhorar todos os indicadores de sucesso da empresa. Uma vez que, ao gerar clientes fiéis que acreditam e confiam nas soluções oferecidas, eles passam a atuar como advogados ou defensores da marca, recomendando os serviços para amigos e conhecidos e até mesmo a defendendo em algumas situações.

3 coisas que melhoram o engajamento da sua marca 

  • Seja atencioso 

Se antes quem ditava as regras do mercado eram as empresas, hoje são os clientes que têm voz ativa e levam seus interesses para a marca em forma de comentários públicos ou de avaliações. Eles deixam claro seus valores e as organizações que desejam conquistá-los precisam estar atentas a isso. 

Desenvolva uma persona e demonstre cuidado ao interagir com os usuários, só assim você terá empatia ao falar sobre seu produto e poderá adequar a linguagem e os formatos para garantir que todos possam captar a mensagem. Além disso, seja atencioso ao realizar o SAC. Afinal, o cliente que reservou um tempo para comentar sua publicação merece ser escutado e respondido. 

  • Interação 

Mantenha a presença nas mídias digitais e esteja disposto a interagir com o seu cliente – que espera atendimento ágil e rápido por esses canais, mesmo sabendo que pode entrar em contato pelo site ou telefone.

Tenha em mente que o pilar que mantém o engajamento digital é a reciprocidade nas interações. Sendo assim, faça o possível para atender as expectativas do usuário e garanta que a sua linguagem está objetiva, educada e atenciosa.

  • Recorrência 

Acredite se quiser: o passo mais fácil para começar um relacionamento digital é atrair a atenção. O complicado mesmo é manter a recorrência e assertividade das interações. Ao interagir com sua audiência nas redes sociais, preste atenção nos detalhes que podem servir como temas e insights para os próximos conteúdos. 

Aproveite as tendências e datas comemorativas para desenvolver conteúdos que gerem aproximação com o público e aumentem o engajamento digital. Confira este exemplo da Skol, em que a marca aproveitou a chegada do grupo coreano BTS ao Brasil para promover sua marca. Além de se apropriar da hashtag #WelcomeToBrazilBTS, usada pelos fãs para aclamar os integrantes, também associou o nome do grupo ao produto com muito bom humor. 

pasted image 0 - Pilares para melhorar o engajamento digital

A prova de que aproveitar oportunidades aumenta o engajamento digital é que a Skol recebeu mais de 2 mil replies nesse post, 5.542 retweets e 16 mil likes. E o principal: a marca conseguiu estreitar o relacionamento com consumidores, que, provavelmente, se lembrarão da marca em outros momentos.

Para aumentar o engajamento digital da sua marca é preciso interagir com o público de forma humanizada e conquistar sua confiança oferecendo conteúdos, materiais e suporte que atenda as necessidade dele. Um planejamento de conteúdo personalizado para sua empresa pode contribuir com os resultados. Fale com nossos especialistas!

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais.