E se houvesse uma maneira de saber se seu novo processo de inscrição, página de preços ou campanha era realmente melhor do que a antiga antes de você implementá-la? Ela existe e se chama Teste A/B.
O teste A/B (ou teste split) é uma técnica utilizada que permite testar diferentes versões de seu produto ou ações de marketing com usuários para ver qual delas tem melhor desempenho. É um método que lhe permite medir a eficácia de suas experiências de marketing ou de outros usuários, permitindo-lhe acompanhar variações no comportamento do usuário. Também ajuda você a entender por que certas mudanças tiveram o impacto que tiveram.
Como é um teste A/B?
Um teste A/B é uma forma de comparar duas versões diferentes de algo para determinar qual delas tem melhor desempenho. Os casos de uso mais comuns são formulários, design de anúncios e textos em peças publicitárias (posts em redes sociais, anúncios). Um teste A/B geralmente consiste de duas versões, a original e a “desafiante” a ser testada.
Você pode usar ferramentas online para configurar seu teste e coletar dados, incluindo quais usuários estão em qual grupo. Ao final do experimento, você pode analisar os dados para ver qual versão tem melhor desempenho.
Por que você deve fazer um teste A/B?
Há muitas razões pelas quais você deveria estar fazendo testes A/B. Aqui estão algumas delas:
- Para determinar qual versão de seu produto/mensagem/marketing é melhor
- Para entender por que certas mudanças tiveram o impacto que tiveram
- Para validar suas idéias antes de implementá-las
- Para otimizar a experiência do cliente
- Para melhorar o produto
- Para entender melhor o comportamento do cliente
- Para aumentar as vendas
O que testar com um teste A/B
O teste A/B é melhor quando você tem 2 ou mais idéias, ou variantes, que você quer testar, mas não tem certeza de qual delas terá um melhor desempenho. Você também pode usar o teste A/B para comparar diferentes versões do mesmo elemento para encontrar o melhor – por exemplo, diferentes manchetes, imagens ou chamadas para ação.
Os testes A/B podem ser aplicados a quase qualquer parte de seu produto, marketing ou estratégia comercial. Aqui estão alguns exemplos do que você pode testar A/B:
- Design do produto
O layout, cores, imagens e tudo mais em seu site. - Copy
Incluindo textos impactantes e chamadas para ação (CTA) - Campanhas de marketing
Incluindo todos os elementos da campanha, como os criativos, a segmentação e o timing - Página de preços
Sua página de preços é uma das páginas mais importantes em seu site. - Fluxo de assinaturas
O caminho que alguém percorre desde a descoberta de seu produto até tornar-se um cliente pagante. - Funil de vendas
Seu funil de vendas é o caminho que leva as pessoas a não saberem sobre seu produto a se tornarem clientes.
Como fazer um teste A/B eficaz?
Para obter o máximo valor do seu teste A/B, você deve seguir algumas das melhores práticas.
- Defina sua hipótese
Se você tem várias ideias que deseja testar, comece por definir uma hipótese clara para cada uma delas. A sua hipótese é o resultado esperado do teste. - Escolha a métrica correta
Usando as métricas mais comuns da seção anterior, selecione as que melhor representam sua hipótese. - Escolha a amostra certa
Você precisa decidir quantas pessoas você quer incluir no teste. Este tamanho de amostra variará dependendo da métrica que você deseja medir. Quanto mais pessoas você testar, mais representativos serão seus resultados. - Escolha o comprimento certo
Dependendo do tipo de teste que você está executando, você pode querer testar com um único clique, ou você pode querer testar por algumas semanas. - Analise seus dados
Após a conclusão do experimento, analise seus dados para determinar qual versão é melhor. - Relate suas descobertas
Uma vez terminado o teste, relate suas descobertas à sua equipe.
3 erros comuns ao realizar um teste A/B
- Não ter uma hipótese clara
Você deve sempre ter uma hipótese quando se propõe a fazer um teste A/B. - Não definir as métricas corretamente
As métricas que você selecionar representarão o resultado do teste. Você precisa ter certeza de que eles estão medindo o que você realmente quer medir. - Não selecionar o tamanho de amostra correto
O tamanho da amostra variará de acordo com a métrica que você deseja medir. Quanto mais pessoas você testar, mais representativos serão seus resultados.
2 Ferramentas para ajudar você a executar testes A/B eficazes
- Google Optimize
Optimize é uma ferramenta de teste A/B gratuita do Google. Possui uma interface visual que facilita a configuração de um teste A/B. - Visual Website Optimizer
A VWO é outra ferramenta de teste A/B popular que tem um teste gratuito por 14 dias. Você pode usá-lo para seu website, e-mails e redes sociais.
Conclusão
Os testes A/B são uma ótima maneira de validar as mudanças de projeto, campanhas de marketing e mudanças de produto antes de implementá-las. Como os testes A/B podem ser aplicados a quase qualquer parte de seu produto, marketing ou estratégia comercial, há infinitas oportunidades para aprender com seus clientes e tornar seu produto melhor.