O que é o Google Meu Negócio: recursos que toda empresa deveria usar

Quem busca se destacar no mercado e investir na presença digital da marca precisa saber o que é o Google Meu Negócio. Trata-se de uma aplicação criada pelo Google para ajudar na promoção online de empresas de todo tipo. É possível criar um Perfil de Negócio na plataforma e ter mais visibilidade para seus produtos e serviços.

Você provavelmente já se deparou com os serviços dessa ferramenta ao pesquisar, por exemplo, lugares para comer no Google e receber como resultado algumas sugestões de negócios. A busca pode nos mostrar dados dos principais restaurantes na região em que estamos, fotos do lugar e também avaliações de quem já esteve lá.

Quer entender melhor o que é o Google Meu Negócio e conhecer as vantagens de otimizar sua presença digital por meio da plataforma? Continue lendo e descubra também recursos interessantes para a sua empresa investir.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta digital gratuita criada e disponibilizada pelo Google para a divulgação de empresas nos resultados orgânicos de pesquisa. O objetivo dela é contribuir com o posicionamento do site da sua empresa no buscador do Google e no Google Maps.

Entender  o que é o Google Meu Negócio não é difícil, mas otimizar seu perfil nele exige mais atenção do que pode parecer a princípio. A plataforma oferece um meio de construir uma rede de interação e maior proximidade com o público que se interessa pelo o que você oferece, o que requer uma visão mais estratégica de seu uso.

Ela também permite que você mantenha as informações da sua empresa sempre atualizadas, crie e gerencie ofertas e promoções, identifique características do comportamento de consumidores e obtenha insights valiosos para a sua estratégia de marketing digital.

Com o Perfil de Negócio que a solução viabiliza, você pode alcançar maior visibilidade nas pesquisas online e no Google Maps para quando clientes procurarem por produtos e serviços do seu ramo de atuação. Os principais dados da sua empresa ficam cadastrados lá para ajudar o público a entrar em contato com a sua marca.

Vantagens de saber o que é o Google meu negócio e usá-lo

Entender  o que é o Google Meu Negócio é importante para quem tem como objetivo potencializar a marca no ambiente digital, ampliar sua gama de clientes, alcançar diferentes perfis de público, ganhar maior reconhecimento e visibilidade e aumentar as vendas.

Compreenda melhor os benefícios dessa solução:

Impacta na confiabilidade da marca

O consumidor moderno tem estado cada vez mais exigente ao comprar. Ao buscar um produto/serviço na internet, ele quer informações confiáveis para tomar a sua decisão. Empresas que são verificadas pelo Google Meu Negócio passam maior confiabilidade para o público-alvo interessado.

É de fácil gerenciamento

Quem busca entender o que é o Google Meu Negócio também vai gostar de saber que inscrever-se na ferramenta é muito fácil, assim como gerenciar sua empresa. É possível editar a ficha da sua marca mesmo sem ter um site, acessá-la de qualquer lugar e dispositivo e obter informações de acessos do público.

Oferece resultados de fácil mensuração

Por meio da plataforma é possível estar por dentro do comportamento do público em relação à sua marca. Algumas das informações que você consegue mensurar são:

  • como os clientes acharam a sua empresa;
  • de onde eles são;
  • quantas vezes usaram o número exibido em seu perfil para entrar em contato;
  • a quantidade de pedidos de rota que foram feitos;
  • número de cliques que o site recebeu.

Mais uma forma de interagir com o público

Descobrir o que é o Google Meu Negócio é desvendar mais uma forma de potencializar a interação com seu público. A plataforma permite que seus clientes liguem, enviem mensagens e façam comentários sobre seus serviços, atendimento e produtos. Essas ações podem contribuir para mais reconhecimento e vendas.

Recursos que toda empresa deveria usar

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, precisa entender sobre os principais recursos que a ferramenta oferece além de todas essas vantagens. Confira:

Google posts

O Google posts é um recurso do Google Meu Negócio que permite que a sua empresa forneça notícias e comunicações relevantes diretamente aos seus clientes. 

É possível postar textos, fotos e vídeos, oferecendo uma experiência interessante ao público. Trata-se de uma opção interessante para manter o público atualizado sobre as últimas informações pertinentes da empresa.

O conteúdo precisa estar claramente associado ao setor de atuação do seu negócio e é preciso conhecer todas as regras e permissões para estar em conformidade com a ferramenta. 

Perguntas e respostas

Ao descobrir o que é o Google Meu Negócio, você também entende que a plataforma oferece vários recursos bacanas, como a possibilidade de contar com perguntas e respostas na sua página dentro da conta. É um meio de estar mais próximo do cliente, fornecendo suporte e informações para suas dúvidas.

Funciona assim: você é notificado sempre que um cliente postar uma dúvida, por exemplo, e pode enviar uma resposta logo depois. 

Avaliações de clientes

A possibilidade de postar avaliações no Google Meu Negócio em relação à sua empresa é uma forma de transparecer confiança ao público que ainda não conhece seus serviços/produtos, bem como gerar valor à sua marca nas classificações do ramo. 

A funcionalidade permite que os clientes avaliem seu negócio por meio de estrelas e comentários, que são exibidos em listas de bons e ruins. 

Você também pode (e deve) responder os comentários feitos, sejam eles positivos ou negativos, demonstrando o compromisso com os clientes e dando real importância às suas experiências. Diversos insights podem surgir dessa ferramenta, basta ficar atento.

Agendamentos

Outra funcionalidade fundamental para quem quer saber o que é o Google Meu Negócio é a opção de agendamentos que a plataforma oferece. É um recurso que permite que os usuários agendem reservas com a sua empresa por meio de uma landing page linkada. 

Se você trabalha com atendimento agendado poderá usufruir bastante dessa possibilidade, facilitando o acesso para quem busca por seus serviços.

Informações da empresa

O Google Meu Negócio também permite que você descreva a sua marca, de forma a gerar mais valor para seu perfil e informar o público em relação ao que você oferece. Essa descrição deve ajudar o usuário a entender claramente seus serviços e produtos. Você pode descrever tópicos como: 

  • um pouco da história da empresa;
  • como e quando começou;
  • o que é oferecido;
  • o que diferencia o seu negócio;
  • onde atua e quais lugares atende.

Mensagens

Não poderíamos deixar de citar a função de mensagens para quem quer entender o que é o Google Meu Negócio e investir na plataforma. É uma funcionalidade semelhante a um serviço de chat online, em que você consegue conversar instantaneamente com seus clientes e fornecer suporte.

É preciso ativar essa opção e estar atento ao tempo de resposta, que é visível ao público. A dica é deixar a opção ativa apenas em seu horário de funcionamento e evitar muita demora ao responder para que não haja impactos negativos na reputação da sua empresa.

Por fim, esperamos ter ajudado você a entender o que é o Google Meu Negócio e gostaríamos de ressaltar que investir na presença digital da marca é fundamental para alcançar mais visibilidade, oferecer experiências mais completas ao público e aumentar as vendas. 

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