O que é Marketing H2H (Human to Human)?

O H2H ou human to human, é o marketing que se concentra na conexão direta com os clientes, geralmente através do diálogo e não do monólogo. Trata-se de criar interações significativas entre pessoas reais. Em outras palavras, provocar conversas ao invés de apenas transmitir mensagens. Neste post, analisamos como você pode tirar proveito das técnicas de H2H para comercializar seu negócio de forma eficaz.

Por que o Marketing H2H é eficaz?

Um fato importante, antes de mais nada, é lembrar de que quando o marketing foi introduzido pela primeira vez, ele se baseava em interromper as pessoas. Se você estivesse lendo um jornal ou uma revista quando um anúncio aparecesse, seria marketing de interrupção. Isso é considerado como uma abordagem muito ineficaz hoje em dia. 

O que é muito mais eficaz é ficar na frente das pessoas quando elas querem informações, quando querem conselhos, quando querem assistência, quando querem fazer uma compra. É por isso que o marketing de relacionamento, o marketing entre humanos é tão eficaz. Você está na frente das pessoas quando elas querem que você esteja lá. Você está ajudando-as a tomar uma decisão quando elas têm que tomar uma decisão. Você está ajudando as pessoas quando elas querem ajuda. Você está dando conselhos quando eles pedem conselhos. Você está conversando com elas quando elas querem ter uma conversa.

Como realizar uma campanha de marketing H2H eficaz?

Para ter uma campanha de marketing H2H bem sucedida, você tem que ter conversas reais com seus clientes. Você tem que falar com eles onde eles estão e no momento que eles precisam. Isso significa que você tem que estar presente nos canais que seus clientes potenciais estão usando. Você tem que estar presente nas mídias sociais, você tem que estar presente nas plataformas como Linkedin, Instagram, Pinterest entre outras. 

Mas não só virtualmente como pessoalmente. Isso significa que você precisa estar presente nos eventos que seriam de interesse para seus clientes. Você precisa estar presente nas conferências que seriam de interesse para seus clientes. Você precisa estar presente nos seminários que seriam de interesse para seus clientes.

Os benefícios do Marketing H2H

Um dos maiores benefícios do marketing da H2H é que você vai construir relações realmente genuínas e fortes com seus clientes. Você será capaz de obter insights sobre o que eles querem, o que precisam, o que gostam, o que não gostam. Você será capaz de ter uma conversa de mão dupla com eles. 

Você será capaz de obter feedback de seus clientes e fazer mudanças de acordo com eles. Você será capaz de obter recomendações de seus clientes. Você poderá receber indicações sobre seu negócio, o que é muito positivo para seu negócio. 

Seus clientes vão falar sobre sua marca, sobre seus produtos e sobre seus serviços de uma maneira muito positiva. Você vai ser capaz de gerar leads e vendas através de sua campanha de marketing H2H. Você também será capaz de construir projetos de SEO, já que você saberá mais sobre os desejos de seus clientes.

O que está motivando a necessidade do marketing do H2H?

Há algumas coisas que estão motivando a necessidade do marketing H2H. Uma delas é que as pessoas estão ficando cada vez mais saturadas com a quantidade de publicidade que estão vendo. Na verdade, estima-se que 69% das pessoas estão se tornando avessas ao marketing. Elas estão tão saturadas de publicidade, que estão tentando evitá-lo, bloqueando e se afastando ao máximo possível. Essa é uma das razões pelas quais o marketing do H2H é tão eficaz. 

Como funciona o Marketing H2H?

Se você deseja usar o marketing da H2H em seu negócio, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com seus clientes. Onde eles estão? Onde eles estão passando seu tempo? O que eles estão fazendo? No que eles estão interessados? 

Ao encontrá-los, você deverá iniciar uma conversa com eles. Você tem que começar a responder as perguntas deles. Você tem que começar a dar-lhes conselhos. Você tem que começar a dar-lhes sugestões sobre o que eles devem fazer.

A importância de uma abordagem omnichannel

A coisa mais importante que você pode fazer quando estiver realizando uma campanha de marketing H2H é estar presente em cada um dos canais que seus clientes estão utilizando. 

Se você está presente apenas em um ou dois canais, você está perdendo uma grande fatia do mercado. Você tem que estar presente em cada um dos canais que seus clientes potenciais estão usando. Você tem que estar presente nas redes sociais. Você tem que estar presente nos fóruns de discussão. Você tem que estar presente nos boletins informativos on-line. Você tem que estar presente em todos esses canais com conteúdo consistente e de qualidade. Esta é a melhor maneira de fazer marketing H2H com sucesso.

3 Passos para implementar o Marketing H2H

O marketing de H2H é uma estratégia de longo prazo que requer paciência. O marketing de H2H não é uma solução rápida para colocar seu negócio na frente de mais pessoas; ao contrário, é um processo contínuo que aumentará o reconhecimento de sua marca ao longo do tempo. 

  • O primeiro passo para implementar o marketing da H2H é identificar seu público-alvo. Quem são eles? Do que eles gostam? O que eles lêem? O que eles fazem? Onde eles se encontram?
  • Em seguida, escolha os canais onde é mais provável que esses clientes estejam.
  • Por fim, crie um conteúdo envolvente que seu público-alvo achará útil. Publique este conteúdo nos canais relevantes e envolva-se com seus seguidores, respondendo às perguntas e comentários deles.

Conclusão

Se você está lendo este artigo, é porque você reconhece que o marketing mudou. Você também reconhece que as antigas formas de marketing simplesmente não funcionam tão bem quanto antes. 

Se você implementar estratégias e técnicas de marketing da H2H, conte com nossa experiência no desenvolvimento de uma estratégia única para seu negócio. 

Volte a falar com seus clientes sobre eles e não sobre você.

Conte com nossa experiência para se comunicar melhor com seus cliente.
Entre em contato!

THINK WEB!

Junte-se a milhares de profissionais que recebem nossos melhores insights, estratégias e dicas de marketing digital diretamente em seu email