Um site é uma ferramenta importante para qualquer negócio, independente do segmento ou tamanho da empresa. Nunca foi tão fácil ter presença online, mas vários fatores vão determinar se esse canal terá sucesso, com a eficiência necessária.
Planejamento: a importância do design
O site deve ser uma representação da sua marca, um canal de contato e interação com seus clientes. Nesse sentido, vários detalhes que devem ser levados em consideração: que cores escolher? Qual mensagem ou sensação gostaria de passar? Como atender e ouvir as solicitações dos seus clientes? Só com esse planejamento ele estará alinhado com os objetivos da sua marca.
Assim, se a primeira impressão é importante para qualquer negócio, para os sites é indispensável. Caso uma pessoa não goste do visual do seu site ela pode sair rapidamente, na velocidade de um clique. Logo, um bom design deve impressionar os potenciais clientes e ajudar a construir uma imagem de credibilidade, estimulando que ela acesse várias vezes.
Navegação – ponto crucial!
Uma boa navegação é, provavelmente, é um dos aspectos mais importantes para qualquer site. É só lembrar quantas vezes você saiu de um site lento ou que não mostrava o que você buscava. Deixe os visitantes felizes, para que eles voltem mais vezes e encontrem o que precisam de maneira mais rápida e fácil. Esse aperfeiçoamento na navegação deve começar desde os primeiros estágios do site e seguir com testes e análises constantes.
Nesse sentido, é importante ter claro qual ação você espera que os usuários tenham no seu site: cadastrar e-mail, comprar um produto, entrar em contato… assistir a um vídeo? Você precisa ter esse objetivo bem definido para que a navegação e o design levem a pessoa até a conversão desejada.
Conteúdo e SEO: um trabalho constante
Há uma afirmação muito conhecida de que o ‘conteúdo é rei’ e dentro do site essa é uma verdade absoluta. Não importa qual o seu segmento, se o seu site não tiver um conteúdo bom para manter os visitantes os esforços serão em vão. Assim, quando falamos de conteúdo, tudo conta: textos, descrições, a qualidade das fotos e até os vídeos que ajudam a transmitir o que você deseja. Se alguém entra buscando um produto, por exemplo, é indispensável que ele tenha informações, fotos, comentários e dimensões sobre o tema procurado. Lembre-se que as pessoas chegarão ao seu site procurando informações e você deve ter o conteúdo certo para eles!
Agora que seu site está quase finalizado, com uma boa estratégia, design e conteúdo, a última peça do quebra-cabeça para conseguir visitantes é o SEO, que é a chave para que os buscadores entendam o conteúdo e relevância do seu site. Através de temas e palavras-chaves, o SEO aumenta potencialmente o tráfego, atraindo novos visitantes e tornando o site referência.
Assim, além dos investimentos em mídia, as estratégias de SEO são cruciais para conquistar uma boa taxa de navegação em menos tempo. Mesmo um site novo deve ter as estratégias de SEO como uma prioridade para melhores resultados e uma boa comunicação digital, o que exigirá um trabalho em conjunto da equipe, entre o design, programação e analista de mídia.