Marcas com comunicação presente na internet têm um desafio, e uma oportunidade, a mais que no ambiente offline: a pessoalidade da comunicação. A narrativa construída dentro das redes sociais apresenta importância muito grande para um trabalho assertivo e a definição de “personagens” que representem os diferentes tipos de usuários dentro de um mesmo público é tarefa importante para os que querem realmente estruturar a linha de comunicação.
O primeiro passo para não falar com seu público de forma generalizada é definir as personas. Como já sabemos, personas são personagens fictícios, que representam um subgrupo de pessoas com afinidades parecidas dentro de uma mesma audiência. Somente o profundo conhecimento dos hábitos, atitudes e comportamentos desse conjunto de usuários é capaz de tornar a estratégia pessoal e efetiva para todos os que acompanham sua marca na internet.
Como definir corretamente suas personas:
Conheça seu público
Após definir quem é o seu público-alvo, faça uma pesquisa. Tente descobrir suas atividades favoritas, sonhos, vontades, hábitos e medos. Mais do que a idade, saiba o que ele costuma fazer durante a noite ou nas horas livres. Com essas informações ficará muito mais fácil criar proximidade em momentos estratégicos. Você poderá até descobrir como eles costumam realizar atividades em que seu produto está inserido e tirar insights para ações futuras.
Divida suas personas
Para uma comunicação pessoal, é importante que você divida seu público em subgrupos, de acordo com as afinidades das respostas obtidas nas pesquisas. Consequentemente você perceberá que precisará dividir suas personas. Por exemplo, um café que atenda universitários pode servir estudantes descolados, baladeiros e também os nerds e tímidos. Claro que, como uma pessoa tem diversas características, a ideia é segmentar os grupos de acordo com os pontos mais marcantes.
Após essa definição, estipule um nome, aparência, e também uma fala que resume a personalidade dessa persona. O universitário festeiro poderá dizer: “O melhor da semana de provas é quando ela acaba e as comemorações começam!”
Crie um mapa de jornada e empatia
Com o chamado “mapa de jornada” você irá visualizar o caminho que seu público pode percorrer até chegar ao seu produto. Com essa estratégia, é importante identificar em qual momento as personas poderiam interagir com sua marca. O estudante nerd está com fome: irá sair para comer ou fazer um pedido enquanto estuda?
Enquanto o mapa de jornada te ajuda a enxergar possíveis caminhos, o de empatia pode ajudá-lo a entender melhor os obstáculos que a persona enfrenta quando interage com seus produtos e serviços. Crie uma situação hipotética, imagine como a persona se sentiria e descubra como seu produto pode ajudá-la. Isso poderá inspirar a criação de soluções mais efetivas.
Na hora de posicionar a sua marca no ambiente digital, estruturar o background é importante para que a empresa tenha consistência nas mídias sociais e impacte de forma positiva os consumidores. Mensagens enviadas com precisão são o resultado, dentre outros fatores, de uma estratégia pessoal bem construída. Para melhorar ou elaborar a presença dos seus negócios na internet, fale com a gente!