Quando lançado em 2016, o Stories do Instagram era considerado uma tentativa do grupo Facebook em recriar o sucesso de postagens efêmeras que expiravam em 24h, na época muito associadas com o aplicativo Snapchat. Hoje, já consolidado, o Stories superou a quantidade de usuários do antigo rival e se tornou um hábito na rotina de muitas pessoas.
Com mais de um ano de existência o Stories conta com 300 milhões de usuários diários e tem a cidade de São Paulo como o segundo ponto mais acessado no mundo! Para mostrar a grande adesão à rede social, entre os 10 maiores produtores de Stories no mundo, cinco são brasileiros, com o destaque da cantora Anitta encabeçando essa lista.
Apesar da popularidade, muitas marcas ainda pouco utilizam a ferramenta ou desconhecem as características que podem diferenciá-la, quer ver?
Como as marcas podem explorar o Stories?
De acordo com o levantamento da Pontomobi, 53% das empresas utilizam o Instagram para suas estratégias digitais, porém, quando pensamos nos Stories ainda não é frequente ver conteúdos produzidos exclusivamente para a ferramenta, fora grandes campanhas mundiais. Muitas vezes, ainda vemos vídeos ou fotos replicados de outros canais, ou apenas a indicação do “veja mais” para sermos direcionados para outro site, como se o Stories ainda fosse um espaço menos importante dentro das redes.
Por expirarem em 24 horas, as publicações no Stories podem ser o canal ideal para divulgar conteúdos que precisam desse senso de urgência e exclusividade. Assim, cobertura de eventos, bastidores de lançamentos, promoções ou cupons de descontos podem ser divulgados por lá, o que ajuda a aproximar mais a marca dos consumidores e deixar a mensagem mais humanizada e informal.
Mais leveza nas publicações
Com a facilidade de pular de conteúdo com apenas um clique, atrair e reter a atenção desse público flutuante pode ser um desafio, por isso, pense nos conteúdos do Stories com mais descontração e leveza: posts institucionais, com muito texto ou elementos na tela não cabem nesse momento. São poucos segundos para conseguir fixar sua mensagem, por isso, ser direto ao ponto e oferecer um conteúdo diferenciado podem ser elementos importantes.
Para as marcas e produtores de conteúdos, assim, o Stories representa uma nova maneira de se aproximar do público (especialmente o mais jovem) e pensar em um conteúdo vertical, curto e que tenha prazo de validade definido. Por isso, como sempre reforçamos, contar com um planejamento bem executado e conhecer bem quem é seu público-alvo ainda são elementos indispensáveis para a eficiência da comunicação.