MENU

As redes sociais como vantagem competitiva em seu mercado

A internet mudou radicalmente a forma com que as empresas encontravam e conversavam com seus clientes. Agora, é tudo muito mais instantâneo, já que as pessoas estão expostas no ambiente online e podem ser impactadas pelos diversos tipos de conteúdos e mídias disponíveis.

Por isso, as estratégias de social media são aplicáveis a qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande, já que inevitavelmente seu consumidor estará online. Na prática, porém, isso não é tão comum, já que apenas 32% das pequenas empresas investem realmente em marketing digital.

A mídia social é um dos muitos canais de marketing disponíveis para pequenas empresas. Cada vez mais as pessoas estão gastando seu tempo em redes sociais como Facebook, Instagram e Snapchat, tornando-os um lugar ideal para se conectar com clientes novos. Atualmente no Brasil existem 85 milhões de pessoas conectadas à internet.

Ao utilizar canais online como Facebook, Instagram, Twitter etc, a marca estará inserida no ambiente onde o consumidor está e poderá criar promoções e conteúdos para falar diretamente com ele.

Mas atenção: só uma página no Facebook ou uma conta no Instagram com a gestão feita por conta própria não é o suficiente para promover sua empresa. Para isso, o ideal é desenvolver uma estratégia de marketing digital.

O marketing digital é mensurável, ou seja, é possível medir detalhadamente todos os resultados alcançados. É segmentável, o que permite definir um público de interesse para promover ações mais assertivas. Também permite que uma audiência seja criada através dos conteúdos relevantes. E tem um custo-benefício mais atrativo, já que mesmo com baixo investimento, é possível obter resultados. Não é por acaso que os investimentos em mídia digital cresceram quase 30% em 2016 e a estimativa é de que em 2017 continue aumentando.

Se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, gerar receita ou fidelizar seu público, é importante que seus KPIs se alinhem aos seus objetivos de negócios. Ao se concentrar em entender seu público, desenvolver o conteúdo certo para os canais adequados e medir o sucesso, você poderá alavancar as mídias sociais e obter uma vantagem competitiva no seu mercado.