MENU

14 anos de Facebook - o que mudou no seu alcance?

Provavelmente você já deve ter percebido, mas hoje o Facebook comemora o Dia do Amigo. Sabe qual é o motivo? Há exatamente 14 anos essa rede social era lançada pra mudar completamente a forma com que as pessoas consumiam conteúdo, além de impactar diretamente nas marcas, que teriam o desafio de aprender a trabalhar com essa rede.

Atualmente, o Facebook já ultrapassou a marca dos 2 BILHÕES de usuários em todo o mundo e continua sendo a rede social mais utilizada, mas no começo ninguém sabia muito bem como a rede poderia impactar a vida de milhares de pessoas e, futuramente, de empresas também.

Quem se lembra do alcance orgânico?

Pois é! Lá no começo, a entrega dos conteúdos de páginas de forma orgânica era muito maior, já que a plataforma ainda estava estruturando o sistema de mídia. Em contrapartida, poucas pessoas sabiam utilizar esse recurso e por isso acabavam criando perfis pessoais que representavam empresas (aliás, é comum até hoje vermos essa prática, mas não é o recomendado).

Quando houve a possibilidade de criar anúncios para que as marcas alcançassem mais e mais pessoas, muitos profissionais tiveram que aprimorar seus conhecimentos para trabalhar com essa nova plataforma o que criou um mar de possibilidades e passou a permitir a segmentação por público, tornando-se mais eficaz e atingindo as pessoas certas definidas para cada empresa.

Com o passar dos anos, a plataforma foi se aprimorando cada vez mais para agradar os usuários, mudando seus algoritmos e selecionando o conteúdo que aparecia para cada pessoa de acordo com suas preferências. Inclusive, nós já comentamos aqui no blog sobre a última mudança.

O Facebook também aumentou seu leque de formatos para páginas, onde no começo era permitido somente imagem e texto, hoje temos gifs, vídeos, enquetes, notas, carrosséis e muitos outros que possibilitam criar diversas formas de dialogar com o público.

Em 2014, a empresa comprou também o Instagram e o WhatsApp que passaram a fazer parte de seu portfólio, mas com funcionalidades completamente diferentes.

A Webcompany trabalha com o Facebook desde o começo, gerenciando projetos de sucesso dentro da plataforma e ajudando diversas marcas a criarem um diálogo com seus públicos. Quer saber mais sobre o que pode ser feito para a sua empresa? Fale com a nossa equipe!