Profissionais de marketing mais experientes sabem que o ideal é planejar uma parte do orçamento de mídia digital considerando diferentes plataformas, além do Google e Facebook. Porém, muitas marcas ainda insistem apenas nas mesmas redes. Quais os problemas dessa atitude? De maneira geral, problema nenhum. Mas, com certeza, aquelas que apostam na diversificação dos canais de comunicação obtêm melhores resultados.
O maior desafio para a mídia digital na era que estamos vivendo é conseguir impactar os clientes no lugar que eles já estão – agora, o público é quem dita as regras e as empresas precisam se adaptar. Para contornar a situação e encontrar os possíveis caminhos para a publicidade online, as marcas devem monitorar de perto as mídias sociais mais utilizadas, as taxas de engajamento e os hábitos de consumo do público-alvo.
Um exemplo para pensar: o Facebook é líder de usuários ativos mensais, mas será que as pessoas que se interessam pelo seu tipo de produto estão todas lá? Se os seus clientes gostam de interagir com vídeos e histórias mais curtas, é mais provável que eles passem a maior parte do tempo em sites como TikTok e Instagram. Assim como consumidores que preferem conteúdos escritos e tutoriais mais longos ficam mais conectados em sites como Medium e Youtube.
A internet vai muito além dos canais mais populares e as marcas que não se atentam a isso acabam investindo tempo e dinheiro nos locais menos adequados. Porém, nenhum extremo é ideal. Um bom planejamento de mídia digital deve englobar diferentes formatos de redes sociais, com pequenas partes do orçamento distribuídas em fontes alternativas que coloquem a empresa no espaço onde seus compradores passam o tempo.
Como ter um planejamento de mídia digital completo?
Um planejamento de mídia digital bem executado é a peça-chave para garantir o sucesso de um bom trabalho de marketing digital. Para começar, é preciso considerar a persona da marca e do público-alvo, para identificar os canais adequados para que o planejamento seja estruturado e eficiente. Entre as redes populares estão: Instagram, Messenger, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest e TikTok. Com uma boa pesquisa você entenderá quais são as melhores soluções para a sua marca e talvez ir além do Google e Facebook.
Além de explorar canais variados, existem outras coisas que devem ser consideradas na hora de elaborar o seu plano de mídia digital, como por exemplo pesquisa de mercado, objetivos da marca, hábitos de consumo do público-alvo, orçamento disponível, tipo de produto ou serviço oferecido e estratégias da concorrência.
Ter uma estratégia multicanal é a saída para aumentar o alcance da sua marca
Levar o nome da sua empresa para onde o cliente está é um objetivo que pode ser conquistado com uma estratégia multicanal, isso é, que envolve a comunicação e relacionamento da marca com seu público por meio de vários canais.
Quando for analisar as pesquisas sobre o comportamento do público-alvo na internet, perceberá que, possivelmente, as pessoas estão espalhadas. Há também a chance do mesmo usuário estar em dois locais diferentes, de maneiras diferentes. Portanto, ao desenvolver seu plano de mídia, considere todas as possibilidades de impactar seu público, criar conversas, redirecionar leads de suas redes sociais ao seu blog, à sua newsletter e fazer com que ele passe por todas as etapas do funil de vendas.
A grande vantagem dessas estratégias é que elas fazem com que seus investimentos e conteúdos se retroalimentam, mantendo os leads interessados por mais tempo. Se for bem desenvolvida, essa prática pode elevar bastante a rentabilidade de todas as mídias trabalhadas e criar uma audiência em cada canal. Para isso, basta adequar o formato dos conteúdos para cada um.
Agora que você já sabe como diversificar seus investimentos em mídia digital, é hora de ampliar o alcance da empresa. E a melhor forma de fazer isso é com ajuda profissional. Fale com um especialista de mídia da Webcompany e descubra a melhor estratégia multicanal para sua empresa.