O marketing digital para restaurantes é uma forma de alcançar novos clientes em potencial e vender mais. Neste texto, selecionamos tudo o que você precisa saber!
Já parou para pensar em como gostamos de experiências visuais? Esse é um dos primeiros motivos para você investir no marketing digital para restaurantes, afinal, quem é que não para de rolar o feed no Instagram, por exemplo, ao ver uma bela foto de um prato de comida?
O segundo motivo tem a ver com a seguinte pergunta: como é que seus clientes encontram o seu negócio? Já mapeou a jornada de compra do consumidor para analisar o que faz com que ele chegue até você, por onde e como esse processo acontece?
Em caso negativo, é mais um sinal de que você precisa investir no marketing digital para restaurantes. Se você respondeu positivamente é porque já sabe da importância desse investimento, talvez só precise entender como fazê-lo da melhor forma possível. Continue lendo e descubra!
Qual a importância do marketing digital para restaurantes?
O comportamento do consumidor mudou e está cada vez mais voltado para as tendências tecnológicas que estão surgindo no Brasil e no mundo. Se antes para encontrar um bom restaurante era preciso de indicação de amigos ou buscar em catálogos, hoje só precisamos de alguns cliques.
Começa aí a importância de investir no marketing digital para restaurantes. Como falar com um público que está cada vez mais conectado? Qual abordagem usar para atrair mais pessoas que possam se interessar pelo o que você vende? Será que basta ter comida boa e um bom preço? O que faz com que voltem a comprar da sua marca?
Essas são questões muito importantes que ajudarão você a entender por que investir em ações estratégicas de marketing é fundamental para seu negócio. Ainda não está convencido? Siga para o próximo tópico!
Principais benefícios do marketing digital para restaurantes
Atração de público
Hoje, estar no digital é a principal forma de atrair mais público para o seu negócio e é por meio do marketing que esse processo se torna focado e pensado de acordo com seu interesse, afinal, você não quer só atrair público, você quer atrair público qualificado, certo? E para que isso aconteça, é preciso explorar as redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo) e otimizar o seu site para que ele apareça em uma boa posição quando alguém for buscar algo relacionado ao seu restaurante.
Ganhar reconhecimento
Quanto mais público qualificado você atrai, maiores são as chances de você ser reconhecido pelo o que oferece. Além de ser uma estratégia para estar à frente da concorrência, destaca seu diferencial e gera maior visibilidade para o seu restaurante.
Obter maior visibilidade
Por falar em visibilidade, investir no marketing digital para restaurantes é também um meio de estar presente nas redes, mostrando seus pratos a fim de conquistar com o visual, ou seja, fazer com que o público fique com vontade de experimentar o seu cardápio.
Comunicação com o público
Outro ponto importante é que o marketing digital para restaurantes permite que você crie todo um processo de comunicação com o cliente, estabelecendo uma maior proximidade com o público e disponibilizando um canal direcionado para atender às suas necessidades.
O que é preciso considerar para começar?
O primeiro a considerar para começar a investir no marketing digital para restaurantes é: esteja devidamente no virtual. Estamos falando de apostar em estratégias digitais para aumentar as chances da sua empresa ser encontrada pelos clientes, portanto, é preciso oferecer uma boa experiência a eles.
Ter um site é, talvez, o primeiro passo para investir em ações de marketing que possam aumentar o seu público. Seja somente físico ou atendendo também por meio de delivery, ter um site é fundamental para estar no digital e ganhar maior visibilidade.
Pense que ele será seu cardápio online. O consumidor hoje busca facilidade e agilidade. Se ele quer um prato típico, por exemplo, não vai entrar no seu restaurante apenas para perguntar se, eventualmente, vocês também não oferecem essa opção, certo? Ele precisa saber antes e, para isso, pesquisa online.
É importante também que o seu site seja responsivo, ou seja, “caiba” adequadamente na tela de diversos dispositivos, afinal, o uso de smartphones no Brasil está cada vez maior e é muito mais fácil abrir o navegador do celular para pesquisar um restaurante do que sentar em frente a um computador para tal.
Ofereça o que o seu consumidor busca, esteja onde ele está, facilite o caminho dele até você e invista em um bom atendimento que você já estará começando com o pé direito no marketing digital para restaurantes.
Dicas para investir no marketing digital para restaurantes
Se podemos oferecer mais algumas dicas para ajudar você a investir no marketing digital para restaurantes, estas são:
Esteja nas redes sociais
As redes sociais hoje são o principal meio de chegar até o consumidor e mostrar seus serviços e produtos. São também fontes de dados sobre o seu cliente, já que lá você pode colher feedbacks e informações sobre seus gostos e interesses.
Invista em um feed organizado, conteúdo relevante e fotos reais dos seus pratos e conquiste pela “cara”.
SAC 2.0
Realizado com excelência, o atendimento online se torna uma estratégia que pode dar bons resultados e fidelizar clientes. Afinal de contas, dúvidas sobre itens do cardápio são comuns, e, por isso, deve-se sempre responder o cliente de forma cordial, clara e, se possível, rápida.
Invista em anúncios
O engajamento orgânico nas redes sociais é um verdadeiro desafio hoje, por isso, é fundamental que você invista em anúncios para divulgar a sua marca e alcançar clientes em potencial para o seu restaurante. Com a segmentação de público, é possível atingir o pessoal local e também de regiões mais próximas.
Aposte em influenciadores locais
Outra abordagem de marketing digital para restaurantes é apostar em influenciadores locais. Se você ainda não dá muita atenção aos criadores de conteúdo digital, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de negócio, porque, sim, eles possuem muita capacidade de divulgar seu negócio para um público fiel.
Otimize o serviço de delivery
O delivery cresceu absurdamente com a pandemia e a transformação digital, otimizar o seu processo de entrega de comida é, sem dúvida, estar à frente da concorrência e já não se trata mais de um diferencial, é o mínimo esperado pelo consumidor.
Essas são algumas dicas que selecionamos para ajudar você a tomar a sua decisão e marketing digital para restaurantes, mas há muitas outras estratégias que podem potencializar a sua marca online e ampliar muito mais a visibilidade do seu negócio. Quer saber mais? Um planejamento de marketing é essencial para alcançar melhores resultados. Entre em contato e fale com nossos especialistas!