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Marketing de conversação: como ele pode te ajudar a vender mais

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Capaz de transformar usuários em leads qualificados e melhorar o processo de venda da marca, o marketing de conversação se tornou fundamental nas estratégias de marketing digital. Utilizar esse recurso atrai resultados positivos para a empresa, mas isso só é possível através da criação de novas experiências com os clientes, principalmente se tratando de atendimento.

Como o próprio nome diz, o marketing de conversação trata de criar conversas com o cliente. Ele é utilizado por empresas que querem estabelecer uma experiência humana e estratégica com o usuário sem pesar no orçamento, utilizando atendentes virtuais para suprir as necessidades do cliente sempre que for preciso.

Entre as coisas que sustentam o marketing de conversação estão os chatbots. Dados da Business Insider previram que 80% das empresas planejavam usar chatbot até 2020, e o mercado comprovou. Hoje, praticamente todas as grandes empresas encontram nos chatbots uma maneira única de automatizar a comunicação com clientes em potencial 24 horas por dia, sete dias por semana.

Com a popularidade das ferramentas de atendimento on-line, surge o desafio de ajustar a estratégia para maximizar os resultados do marketing de conversação. A marca deve fornecer respostas e permitir que os visitantes tenham uma experiência personalizada em qualquer canal de comunicação, buscando sempre criar uma conversa envolvente.

Marketing de conversação: quais os benefícios do chatbot para as marcas?

Indo direto ao ponto: chatbot pode te ajudar a vender mais! De maneira dinâmica e intuitiva, ele consegue falar sobre seus produtos apenas interagindo e sugerindo novas opções para o seu cliente. Mesmo que o usuário esteja visitando o seu site pela primeira vez, os bots podem indicar produtos relacionados ao que ele tem pesquisado na internet. Se seu consumidor está procurando por televisão, por exemplo, a ferramenta pode sugerir as três televisões mais vendidas ou suportes para a parede.

Como criar chatbots que sejam eficientes para criar conversas?

Muito mais do que atendimento instantâneo ao cliente, os chatbots podem se tornar um canal de comunicação ativo da sua marca, fidelizando consumidores, gerando leads e entretendo os visitantes. Dessa forma, quando você toma a decisão de desenvolver um chatbot, é necessário considerar alguns pontos para torná-lo relevante:

Defina o objetivo

De nada adianta um software moderno se você não sabe qual o foco principal dele.
É possível que a intenção seja facilitar processo de compra, atender as dúvidas mais comuns ou fornecer formulários de conversão para leads, isso vai depender do principal problema que essa tecnologia resolverá para sua marca.

Entenda seu público

Repita com a gente: eu preciso saber como meu consumidor se comporta! Isso será importante para adotar uma linguagem que seja mais agradável e receptiva para o seus clientes, deixando a experiência mais eficiente. Quando ele o usuário sente confortável em conversar com o seu bot, se deixa levar pelo caminho que você quer que ele vá.

Conversas robóticas não aproximam pessoas

Ninguém quer ser atendido por uma secretária eletrônica online, por isso, as interações dos chatbots devem ser personalizadas com base na persona da sua marca. O ideal é que, ao conversar com o chatbot, a pessoa receba a mesma atenção que você daria pessoalmente.

Defina os canais de atendimento da sua marca

Avalie por quais canais seus clientes mais entram em contato, o volume e quais são os horário dessas interações. A partir daí, escolha o local mais adequado para gerar conversas. Pode ser o site, uma página de produto ou mesmo os aplicativos de mensagens, como o Facebook Messenger.

Reforce que a empresa disponibiliza um espaço para conversas

Ter atendimento 24 horas por dia, mesmo em finais de semana ou feriado é um diferencial que pode te deixar na frente da concorrência. Use esse benefício nas estratégias de comunicação para se aproximar do público-alvo. Atraia a atenção daqueles que só “estão dando uma olhadinha” na sua vitrine virtual e transforme-os em leads engajados.

Como qualquer outra estratégia digital, o marketing de conversação é ótimo para fortalecer a relação com o cliente, aumentar a credibilidade e a autoridade da sua marca. Se você deseja aumentar suas vendas por meio da conversa, fale com a nossa equipe. Vamos te ajudar a descobrir as necessidades do seu cliente e respondê-las da melhor forma

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