Já clicou em uma oferta na timeline e foi direcionado para um site com formulário e mais informações sobre o tema? As landing pages são páginas com foco na conversão, ou seja, levam o usuário a tomar uma ação, muitas vezes transformando visitante em leads.
QUAIS OS OBJETIVOS DE CRIAR UMA LANDING PAGE?
Seja para vender um serviço, captar cadastros ou distribuir conteúdos (como e-books, newsletter…), as landing pages se tornam cada vez mais usuais nas estratégias de marketing digital, gerando oportunidades de vendas, relacionamento com clientes e divulgação de conteúdos relevantes.
Diferentes dos blogs ou outras páginas dentro do seu site, elas não vão apenas receber os visitantes, mas gerar uma ação que tenha relevância com a sua estratégia, seja na geração de leads para equipe de vendas ou distribuição de alguma promoção ou conteúdo exclusivo.
Landing pages na geração de leads
Importantes ferramentas na geração de leads, as landing pages podem ter o foco em cadastrar dados pessoais (como telefone, e-mail e endereço) de potenciais clientes que queiram saber mais sobre uma oferta ou fazer o download de um material exclusivo da sua marca, por exemplo. Para as empresas, os leads representam dados importantes para estreitar relacionamento com seu público alvo e, principalmente, com aqueles que podem se tornar consumidores. Afinal, quando uma empresa tem dados, ela tem novas maneiras de oferecer seus produtos e/ou serviços, transformando visitantes em clientes, como explicamos no nosso glossário de mídia digital.
Na divulgação da Incorporadora Swiss Park, por exemplo, os leads são importante para que as equipes de venda consigam mostrar as vantagens e diferenciais de cada empreendimento, com um atendimento personalizado. Para isso, a Webcompany ajustou landing pages para cada empreendimento, com foco no cadastro do cliente interessado em receber mais informações sobre os lotes disponíveis. O destaque do call to action (botão), resultou em um aumento de 98% na captura de leads dentro do site, com o mesmo investimento.
Outro caso de sucesso foi a implementação de landing page para a Agis Distribuição, empresa focada em produtos e soluções tecnológicas. Em um mês a landing page gerou 72 leads, totalizando 1.319 cliques de potenciais clientes que desejavam receber informações sobre a empresa e dos produtos oferecidos.
Landing pages como páginas de valor
É importante que as landing pages tenham valor para quem visita aquela página: o usuário que preenche o formulário quer ser recompensado com algo que seja interessante, seja o download de um conteúdo, atendimento personalizado, o envio de newsletters, cupom de desconto, brinde exclusivo…
Para os chicles da marca Buzzy, da Riclan, a landing page foi focada em consumidores que desejavam ganhar um porta-figurinhas dos personagens preferidos, como Chaves, Barbies ou Angry Birds.
QUAIS OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DAS LANDINGS PAGES?
Mesmo que sigam um padrão visual com a identidade da marca, as landing pages devem ser diferentes das páginas de um site convencional, com menos elementos de texto, imagens ou links. Tudo para evitar a dispersão e garantir o foco na ação do usuário que é o cadastro.
Assim, as landing pages normalmente são compostas por:
- Título: busque títulos chamativos que deixe claro que as pessoas vão receber ao preencher esse formulário, seja um e-book, o contato de um vendedor ou uma newsletter.
- Formulário: parte fundamental das landing pages, onde ocorre a conversão, deve ter campos práticos e que sejam, realmente, interessantes para o seu negócio, como nome, e-mail, telefone, etc. Quantos mais dados solicitados, menos as pessoas irão engajar, portanto, só coloque campos que sejam relevantes para a estratégia.
- Calls to Action: são botões de destaque que convidam a pessoa para uma ação, como “baixe agora”, “resgate seu desconto”, “faça o download do e-booko” e assim por diante. O call to action deve ser pertinente com o objetivo do cadastro.
- Atrativos visuais: além de poupar um bom tempo de leitura, utilizar fotos e ilustrações chamam a atenção para o conteúdo que será divulgado. Caso tenha algum vídeo ou complemento de texto, explore chamadas que sejam lidas com facilidade e evite tirar a atenção do formulário.
EVITE ERROS COMUNS NA CRIAÇÃO DE LANDING PAGES
Para que as landing pages sejam úteis nas suas estratégias, é importante evitar erros comuns, como não cumprir o que promete ou colocar conteúdos em excesso, que podem dificultar o entendimento da ação que será necessária. Assim, apresentar vários botões de cliques na página, por exemplo, pode evitar que os usuários preencham o formulário, que é o objetivo da landing page.
Um dos pontos cruciais para uma boa landing page é a clareza do layout, para que o usuário possa se localizar e navegar com facilidade. Assim, colocar o formulário no fim da página ou pedir muitos dados pessoais, por exemplo, já reduz a possibilidade do usuário cadastrar os dados, diminuindo a quantidade de leads capturados.
Outro erro é não divulgar as landing pages. Com a suas landing pages criadas, você pode incluí-las nas estratégias de marketing digital, com divulgação nas redes sociais por mídia ou mesmo como link interno de e-mail marketing, banners, blogs…
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