KPI marketing: saiba como alcançar seus resultados

O KPI marketing pode levar sua empresa ao sucesso. Quer saber como? Leia nosso artigo e aprenda saiba como atingir seus objetivos com excelência! 

Algum tempo atrás, apresentamos em nosso blog um Glossário de Marketing Digital com as principais palavras e termos do setor. Agora chegou a vez de darmos ao KPI marketing a atenção que ele merece. Vem com a gente!

KPI: o que é?

Para te ajudar, vamos começar pelo princípio: KPI é uma sigla derivada da palavra inglesa Key Performance Indicator, ou seja, é um indicador-chave de performance, em português. 

É através do KPI marketing que você e sua equipe podem avaliar se a atual estratégia digital está atendendo às expectativas e aos objetivos e metas propostos. No entanto, existem milhares de indicadores que podem ser levados em consideração. Cabe a cada empresa definir um objetivo, um cenário ideal e, então, escolher quais são os dados mais relevantes para serem acompanhados e medidos para conquistar o seu lugar ao sol e atingir a sua meta.

KPI na prática!

Para facilitar o entendimento, vamos fazer um exercício hipotético: a sua empresa quer faturar 1 milhão de reais de até o final do ano. Quais indicadores levar em questão? Aumento nos acessos ao site e a conversão dos leads podem ser um bom início. Afinal, quanto mais pessoas acessarem o site e mais se converterem em leads qualificados, mais a sua empresa vai vender. Deu para esclarecer?

Qual a diferença entre KPI e métrica

Mas, não se deixe confundir: um KPI marketing não é uma métrica, mas uma métrica pode ser um KPI. Uma métrica é apenas algo a ser medido, um indicador-chave de performance é um conjunto de indicadores essenciais que para sua empresa atinja um determinado objetivo. Então, se uma métrica é um dado relevante para a estratégia atingir o seu propósito, ela vira um KPI. 

Como escolher os melhores KPI’s para sua empresa

É preciso ter muito cuidado na hora de escolher o KPI marketing mais adequado para o seu negócio. Indicadores-chaves incorretos vão apresentar índices que não tem nada a ver com os objetivos que quer atingir. Se, assim como dissemos acima, você quer aumentar as venda, não adianta levar em consideração apenas likes e comentários nas redes sociais. Acessos ao site e conversão de leads são KPI’s mais adequados com esse objetivo específico.

Quais KPIs você pode usar

Como já sabemos, são inúmeros os KPI’s que podem ser utilizados por uma empresa. Como seus resultados podem ser mais interessantes para um setor do que para outro na instituição, podemos dividi-los em 3 categorias: primários, secundários e práticos. Conheça-os:

  • Primários: diz respeito aos resultados diretos das estratégias ativas no momento.
  • Secundários: são aqueles que estão a frente das estratégias adotadas, que pedem por um acompanhamento mais próximo das equipes de trabalho.
  • Práticos: trazem consigo a explicação final dos resultados apontados pelos KPI’s primários e secundários.

Agora que você já conhece os fundamentos do KPI marketing, que tal usá-los para atingir seus objetivos profissionais?
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