Como parte de uma transformação digital necessária, muitas empresas estão optando pelos chatbots de atendimento ao cliente, para oferecer suporte ágil e eficiente. Usufruir dos mecanismos da inteligência artificial no chat é a melhor forma de otimizar o atendimento. Os chatbots com inteligência artificial podem ser utilizados em diferentes segmentos de mercado, como: hotelaria, alimentação, serviços em geral, beleza, bancos, indústria, mercado imobiliário…
Inteligência artificial no chat: é realmente necessária?
Mesmo depois de implementar uma solução de chatbot, alguns líderes de mercado ainda não conseguem atingir o nível de suporte personalizado que precisam, como mostrou um relatório publicado pela Forrester. Apenas 21% são capazes de fornecer experiências automatizadas completamente personalizadas. Nesses casos, em que a falta de personalização no atendimento se torna um problema, o indicado é optar por chatbots com inteligência artificial.
É comum pensar que os chatbots e a inteligência artificial são a mesma coisa, mas isso não é verdade. Existem chatbots baseados em scripts, que apresentam opções de respostas previamente estruturadas; e existem chatbots que utilizam a inteligência artificial para elaborar respostas personalizadas a cada interação. A complexidade das interações, o tempo disponível para o projeto e o contexto devem ser considerados no momento da escolha do formato.
Entre os motivos para optar pela inteligência artificial no chat estão:
- Assistência 24 horas por dia
- Análise do fluxo de dados para identificar padrões e tendências que podem contribuir para melhorar o seu produto ou serviço
- Atendimento personalizado baseado em dados
- Otimização do atendimento
Os chatbots com inteligência artificial se destacam pela alta personalização no atendimento que contribui para o fortalecimento do relacionamento com os clientes, a redução de custos de operação e otimização da rotina de trabalho da empresa. Tudo isso em tempo integral!
Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.