O avanço da tecnologia transformou a forma de trabalho das indústrias. Se antes os esforços eram completamente voltados para encontrar clientes, agora se concentram na captação de lead industrial por meio da atração de consumidores potenciais. E isso tem contribuído muito para o aumento das vendas nas empresas!
O trabalho de marketing digital para as indústrias, chamado de Marketing Industrial ou Marketing B2B, é feito buscando atingir pessoas que tenham interesse em consumir os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Ele está diretamente ligado à força das vendas, por meio da geração e nutrição dos leads, que correspondem a oportunidades concretas de negócio.
As estratégias de marketing visam qualificar o lead industrial até que ele esteja completamente preparado para o setor de vendas abordá-lo. Esse preparo contribui consideravelmente para reduzir a taxa de vendas perdidas. Mas para que os resultados sejam efetivos, é necessário educar os potenciais clientes apresentando os diferenciais de cada produto ou serviço.
Para não restar dúvidas, entenda o que é lead industrial.
O termo é utilizado para descrever uma pessoa que demonstrou interesse em saber mais sobre o universo em que os produtos ou serviços da indústria estão inseridos. No fundo, todas as estratégias de uma empresa estão concentradas na geração de contatos capazes de se transformar em clientes.
Como captar um lead industrial?
Para gerar bons leads, a indústria precisa apostar em algumas técnicas que ajudam a estabelecer e qualificar os contatos antes de serem passados para o departamento de vendas. Isso otimiza tempo, reduz custos de operações e aumenta as chances de conversão.
O processo de captação pode ser visto como uma espécie de troca, em que a empresa oferece alguma informação ou conteúdo interessante, como um material rico em informações que o usuário queira muito saber, e em troca, o visitante cede seu contato.
Atrair esses contatos abre oportunidade de vendas qualificadas para a indústria, pois o fato do lead industrial ter cedido suas informações por livre e espontânea vontade mostra que ele está aberto a receber propostas comerciais e, possivelmente, fazer negócio com você.
Principais estratégias para gerar um lead
- Desenvolver um trabalho de Inbound Marketing altamente relevante – artigos para blog, e-book, estudos de caso, infográficos, vídeos, entre outros.
- Otimização do site com objetivo de oferecer a melhor experiência do cliente.
- Estratégia de SEO para melhor ranqueamento em mecanismos de buscas.
- Plano de investimento mídia digital nos canais mais estratégicos de acordo com a área de atuação da indústria.
- Presença na redes sociais.
- Criação de landing pages e e-mails marketing para acompanhar toda a jornada de compra de cada lead industrial.
O lead industrial é uma forma da sua indústria reduzir o custo nos trabalhos de prospecção e vendas, além de qualificar os contatos e aumentar as chances de negócios fechados. Na hora da captação de leads, tente trabalhar de forma natural, garantindo que os contatos adquiridos tenham potencial para se transformar em clientes.
Para entender como a sua indústria pode potencializar os resultados por meio da captação de lead industrial, fale com a equipe Webcompany!