Entenda como gerar mais leads com chatbots

Cada vez mais conhecidos, os bots começam a ser explorados com outras finalidades além do atendimento automatizado, como uma ferramenta eficiente de relacionamento com clientes e conversão de vendas, com a geração de leads com  chatbots.

Como gerar leads com chatbots?

Leads são potenciais clientes que cadastram dados pessoais (como nome, endereço e telefone), em troca de um contato da equipe de vendas, cupom de desconto, conteúdo exclusivo ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Para as empresas, esses dados cadastrados oferecem uma oportunidade de estreitar o relacionamento e transformar esses visitantes em clientes assíduos. É justamente nesse cadastro e relacionamento que a geração de leads com  chatbots é  vantajosa.

Com atendimento disponível 24 horas por dia, mesmo nos fins de semana e feriados, há mais oportunidades de geração de leads com chatbots mesmo fora do horário comercial. Isso significa, na prática, a vantagem de atender aos visitantes que estejam procurando sua marca no momento em que eles estão mais relaxados e com disponibilidade de inserir informações necessárias nos formulários de conversão.

Para converter leads com chatbots, o bot pode ser programado para incluir as perguntas ao decorrer das interações ou oferecer um formulário estruturado para que os usuários respondam os campos de uma só vez. A quantidade de perguntas dependerá, em grande parte, da estratégia de cada marca, normalmente com dados mais relevantes, como localização, faixa etária e informações de contato.

Os chatbots, dessa forma, conseguem qualificar os leads com as informações que foram indicadas, só direcionando para as equipes de vendas aqueles contatos que tenham o potencial. Usando um termo muito conhecido pelas equipes de vendas, os chatbots ajudam a “esquentar os leads”.

Mantenha o relacionamento com os leads com chatbots

Além do cadastro, os chatbots podem estreitar o relacionamento com os potenciais clientes, enviando novas mensagens com lançamentos, promoções, produtos similares aos que foram pesquisados… Pense também nos atuais clientes: como eles já entraram em contato com o chatbot para dúvidas ou resolver algum problema, ofereça formulários de conversão com um conteúdo exclusivo (como o download de um e-book) ou um cupom de desconto para sua base e estimule novas visitas aos seus produtos.

Por transmitirem credibilidade e dinamismo, os leads com chatbots são gerados sem que o usuário precise sair do app de mensagem ou chat que preferirem. Com vantagens tanto para as empresas quanto para os usuários, os chatbots se tornam cada vez mais estratégicos e podem ir muito além do atendimento eficiente ao cliente, como canais de prospecção e de relacionamento.  

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Lead qualificado

Lead qualificado e não qualificado: entenda as diferenças

Empresas que investem em marketing digital sabem que atrair visitantes não é suficiente. O desafio real está em transformar esses

Conheça a Webcompany a agência com 25 anos de alta performance digital

Conheça a Webcompany: a agência com 25 anos de alta performance digital

Se estivéssemos comemorando um casamento, esses 25 anos que estamos atuando oferecendo soluções de performance digital para nossos clientes, seriam

Facebook no Brasil

Facebook no Brasil: veja o que os usuários pensam sobre a rede social

Apesar de muitas redes sociais apresentarem crescimentos importantes, o Facebook no Brasil continua com força total. Uma pesquisa feita pela

buscas locais

Como usar o Google Meu Negócio para melhorar as buscas locais

As buscas locais são mais importantes para o trabalho de marketing digital do que as pessoas imaginam. Pode ser que

marketing digital para escolas

Qual a importância do Marketing digital para escolas?

A internet é importante para os resultados de vendas da maioria dos negócios e com o setor da educação não

marketing digital

O que é Marketing Digital?

Marketing digital representa muito mais do que apenas criar um perfil no Instagram ou investir em anúncios no Google. Entenda!