Entenda como gerar mais leads com chatbots

Cada vez mais conhecidos, os bots começam a ser explorados com outras finalidades além do atendimento automatizado, como uma ferramenta eficiente de relacionamento com clientes e conversão de vendas, com a geração de leads com  chatbots.

Como gerar leads com chatbots?

Leads são potenciais clientes que cadastram dados pessoais (como nome, endereço e telefone), em troca de um contato da equipe de vendas, cupom de desconto, conteúdo exclusivo ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Para as empresas, esses dados cadastrados oferecem uma oportunidade de estreitar o relacionamento e transformar esses visitantes em clientes assíduos. É justamente nesse cadastro e relacionamento que a geração de leads com  chatbots é  vantajosa.

Com atendimento disponível 24 horas por dia, mesmo nos fins de semana e feriados, há mais oportunidades de geração de leads com chatbots mesmo fora do horário comercial. Isso significa, na prática, a vantagem de atender aos visitantes que estejam procurando sua marca no momento em que eles estão mais relaxados e com disponibilidade de inserir informações necessárias nos formulários de conversão.

Para converter leads com chatbots, o bot pode ser programado para incluir as perguntas ao decorrer das interações ou oferecer um formulário estruturado para que os usuários respondam os campos de uma só vez. A quantidade de perguntas dependerá, em grande parte, da estratégia de cada marca, normalmente com dados mais relevantes, como localização, faixa etária e informações de contato.

Os chatbots, dessa forma, conseguem qualificar os leads com as informações que foram indicadas, só direcionando para as equipes de vendas aqueles contatos que tenham o potencial. Usando um termo muito conhecido pelas equipes de vendas, os chatbots ajudam a “esquentar os leads”.

Mantenha o relacionamento com os leads com chatbots

Além do cadastro, os chatbots podem estreitar o relacionamento com os potenciais clientes, enviando novas mensagens com lançamentos, promoções, produtos similares aos que foram pesquisados… Pense também nos atuais clientes: como eles já entraram em contato com o chatbot para dúvidas ou resolver algum problema, ofereça formulários de conversão com um conteúdo exclusivo (como o download de um e-book) ou um cupom de desconto para sua base e estimule novas visitas aos seus produtos.

Por transmitirem credibilidade e dinamismo, os leads com chatbots são gerados sem que o usuário precise sair do app de mensagem ou chat que preferirem. Com vantagens tanto para as empresas quanto para os usuários, os chatbots se tornam cada vez mais estratégicos e podem ir muito além do atendimento eficiente ao cliente, como canais de prospecção e de relacionamento.  

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Black Hat SEO

Black Hat SEO: entenda porque você não deve fazer

Se você nunca ouviu falar sobre Black Hat SEO, nós viemos apresentá-lo, ou melhor, te alertar sobre os perigos da

melhor gateway de pagamento

Como escolher o melhor gateway de pagamento para sua loja virtual

Marcas que desejam aproveitar o crescimento do e-commerce para ampliar suas frentes de vendas devem optar por investir no melhor

conta verificada no instagram

Conta verificada no Instagram: será que você também pode ter?

Ter uma conta verificada no Instagram é o desejo de muitos usuários da plataforma. Seja sincero, você já notou o

Facebook Business Suite

Facebook Business Suite: entenda como o aplicativo funciona

O Facebook Business Suite é uma novidade que chegou para facilitar a vida das marcas que têm um trabalho intenso

Google Search Console

Google Search Console: o que é e quais os benefícios para seu site

O Google Search Console é uma ferramenta que muitos profissionais de marketing digital utilizam para acompanhar o desempenho de seu

Como vender no B2B usando o Marketing Digital

Como vender no B2B usando o Marketing Digital

O marketing B2B não é fácil. É mais desafiador do que o marketing B2C, simplesmente porque você está vendendo para