Entenda a diferença entre UX e UI

Cada vez mais se ouve falar sobre os termos UX Design e UI Design. A medida que as duas áreas ganham destaque e tornam-se cada vez mais importantes para os projetos digitais, seus nomes parecidos fazem com que seja complicado entender a diferença entre UX e UI, principalmente para quem não tem muita afinidade com o assunto.

Apesar dos dois termos terem significados diferentes, eles se complementam e são fundamentais para um bom design. Steve Krug, um dos pais da usabilidade e diz: Não adianta de nada um site ou aplicativo ter um visual elegante se ele não ajuda o seu usuário a fazer o que precisa. E isso é o que torna o UX e UI tão importantes: eles trabalham para que o usuário cumpra seu objetivo da melhor forma possível.

Conhecer cada área é fundamental para saber a diferença entre UX e UI

A diferença diferença entre UX e UI fica mais clara quando entendemos a função de cada área:

  • UI Design

UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário).

É a área do design que planeja e desenvolve o meio pela qual uma pessoa irá interagir ou controlar um dispositivo, de forma a antecipar as reais necessidades de utilização do usuário. Essa interação e controle são feitas através de um interface – que pode ser composta por botões, menus e qualquer elemento que possibilite a relação entre o usuário e o dispositivo.

Na prática, o profissional de UI é responsável por toda a parte que envolve a criação de layouts, com textos, imagens, chamadas para ação ou outros elementos. Um bom projeto de Design de Interface do Usuário, garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência amigável e que não cause transtornos ao utilizador.

  • UX Design

UX Design significa User Experience Design (Design de Experiência do Usuário).

Mais voltado para as emoções do usuário, o UX é a parte do Design que pensa exclusivamente na relação do cliente com o produto ou serviço e está diretamente relacionado à interação, e como isso afeta as emoções e experiências do usuário.

O profissional de UX atua com base no comportamento humano e tem como responsabilidade tornar mais amigável, natural e simples a experiência de uso de um determinado serviço ou produto. O conceito de UX Design pode e deve ser aplicado em diferentes projetos, como: Jornadas do Usuário, Canvas ou blueprints, Criação de personas, Wireframes e esboços iniciais e Roteiros de chatbot.

Sabendo que o UX Design trabalha com as emoções e vivência dos usuários, fica mais fácil de compreender que o UI é a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam.

UI = PARTE FÍSICA

UX = PARTE EMOCIONAL

O UI Design está ligado a parte em que o usuário terá contato direto, a parte tangível e prática do projeto. Enquanto que o UX Design irá pelo lado do projeto que pensa como serão as experiências e emoções ao interagir com aquela interface. Apesar das diferenças entre UX e UI, ambas as áreas são fundamentais para proporcionar a melhor experiência ao usuário e consequentemente garantir o sucesso dos projetos da empresa.

Se ainda tiver dúvidas sobre a diferença entre UX e UI fale com a equipe Webcompany!

 

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

chatbot exemplos

Conheça 3 exemplos de chatbots para empresas

Os chatbots estão em todos os lugares e já fazem parte do nosso dia a dia. Neste artigo, vamos ver

omnichannel

Omnichannel: como funciona a integração das lojas físicas com os e-commerces?

As separações entre as lojas físicas e os e-commerces podem prejudicar a experiência do seu consumidor, quer saber como?
agência de marketing digital

Contrate uma agência de marketing digital com base na sua experiência

Saiba como escolher a agência de marketing digital ideal com base em sua expertise verdadeira e evite cair em promessas
Como uma agência especialista pode ajudar a criar campanhas de marketing viral

Como uma agência especialista pode ajudar a criar campanhas de marketing viral

Você já se perguntou como algumas marcas conseguem gerar um buzz tão grande nas redes sociais, com seus conteúdos se

prompts para Gemini

Guia prático para criar prompts para Gemini IA do Google

Você sabia que um bom prompt pode ser a chave para transformar uma ideia vaga em um resultado surpreendente com

Muito além do SAC: chatbot integrado ao marketing

Muito além de um atendimento eficiente, o chatbot integrado ao marketing pode ser um ótimo aliado: do levantamento de dados