Entenda a diferença entre UX e UI

Cada vez mais se ouve falar sobre os termos UX Design e UI Design. A medida que as duas áreas ganham destaque e tornam-se cada vez mais importantes para os projetos digitais, seus nomes parecidos fazem com que seja complicado entender a diferença entre UX e UI, principalmente para quem não tem muita afinidade com o assunto.

Apesar dos dois termos terem significados diferentes, eles se complementam e são fundamentais para um bom design. Steve Krug, um dos pais da usabilidade e diz: Não adianta de nada um site ou aplicativo ter um visual elegante se ele não ajuda o seu usuário a fazer o que precisa. E isso é o que torna o UX e UI tão importantes: eles trabalham para que o usuário cumpra seu objetivo da melhor forma possível.

Conhecer cada área é fundamental para saber a diferença entre UX e UI

A diferença diferença entre UX e UI fica mais clara quando entendemos a função de cada área:

  • UI Design

UI Design significa User Interface Design (Design de Interface do Usuário).

É a área do design que planeja e desenvolve o meio pela qual uma pessoa irá interagir ou controlar um dispositivo, de forma a antecipar as reais necessidades de utilização do usuário. Essa interação e controle são feitas através de um interface – que pode ser composta por botões, menus e qualquer elemento que possibilite a relação entre o usuário e o dispositivo.

Na prática, o profissional de UI é responsável por toda a parte que envolve a criação de layouts, com textos, imagens, chamadas para ação ou outros elementos. Um bom projeto de Design de Interface do Usuário, garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência amigável e que não cause transtornos ao utilizador.

  • UX Design

UX Design significa User Experience Design (Design de Experiência do Usuário).

Mais voltado para as emoções do usuário, o UX é a parte do Design que pensa exclusivamente na relação do cliente com o produto ou serviço e está diretamente relacionado à interação, e como isso afeta as emoções e experiências do usuário.

O profissional de UX atua com base no comportamento humano e tem como responsabilidade tornar mais amigável, natural e simples a experiência de uso de um determinado serviço ou produto. O conceito de UX Design pode e deve ser aplicado em diferentes projetos, como: Jornadas do Usuário, Canvas ou blueprints, Criação de personas, Wireframes e esboços iniciais e Roteiros de chatbot.

Sabendo que o UX Design trabalha com as emoções e vivência dos usuários, fica mais fácil de compreender que o UI é a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam.

UI = PARTE FÍSICA

UX = PARTE EMOCIONAL

O UI Design está ligado a parte em que o usuário terá contato direto, a parte tangível e prática do projeto. Enquanto que o UX Design irá pelo lado do projeto que pensa como serão as experiências e emoções ao interagir com aquela interface. Apesar das diferenças entre UX e UI, ambas as áreas são fundamentais para proporcionar a melhor experiência ao usuário e consequentemente garantir o sucesso dos projetos da empresa.

Se ainda tiver dúvidas sobre a diferença entre UX e UI fale com a equipe Webcompany!

 

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como são feitos os anúncios geolocalizados?

Confira os detalhes da ação com anúncios geolocalizados, realizada para a Riclan na APAS Show 2018.

Facebook e a segmentação de anúncios por faixa de renda

A novidade do mês de março para quem trabalha e/ou investe em mídia no Facebook foi a tão esperada chegada
ciclo de compra

Quais são as etapas de um ciclo de compra?

O ciclo de compra é um processo natural que todo consumidor atravessa antes de adquirir um produto ou serviço. Entenda.
Geração Z

Como conquistar a Geração Z através do marketing digital

Pergunte a qualquer profissional de marketing qual é o público mais desejado, e certamente a resposta será “Geração Z”. Composta

LinkedIn para gerar leads

Use o LinkedIn para gerar leads B2B

Aprenda como usar o LinkedIn para gerar leads B2B otimizando seu perfil, criando conteúdo relevante e alcançando o público certo.

IGTV como usar em suas estratégias de marketing de conteúdo

É bem provável que o Youtube seja o primeiro nome que vêm à sua cabeça quando o assunto é vídeo