Suas ações de marketing digital estão alinhadas com os debates e transformações sociais que estamos vivendo? Ou mesmo com a facilidade do acesso às informações e a troca de experiências você continua repetindo padrões de décadas passadas?
Muito mais do que apenas “entrar na moda”, entender a importância da diversidade nas empresas é decisivo para as marcas que desejam se posicionar em sintonia com os avanços sociais.
Diversidade nas empresas: os movimentos ganharam voz!
O avanço das redes sociais deu voz às pessoas que por décadas ficaram de fora da agenda da grande mídia, com a possibilidade de tornar público os debates que antes eram restritos aos encontros de minorias. O resultado? O levantamento do Dossiê BrandLab indicou que as buscas por “diversidade no brasil” cresceram 30% em 2017, demonstrando o crescente interesse do público sobre o tema.
Pensar na diversidade nas empresas e no marketing digital, dessa forma, é adotar uma estratégia de comunicação que abraça a representatividade e extrapola os clichês.
É refletir alguns pontos de discrepância entre as campanhas publicitárias e a sociedade: se a população brasileira é formada por 46,7% de pessoas que se declaram pardas, porque as mulheres negras estrelam apenas 17% das campanhas publicitárias, como indica a pesquisa da ONU Mulheres? Ou refletir sobre o motivo das mulheres protagonizarem apenas 37% dos anúncios online, normalmente adotando perfis estereotipados, como indicado pelo levantamento realizado pelo Google, sendo que só no Brasil elas representam 51,6% da população.
Além da temática de igualdade de gênero, que ganhou amplitude incalculável graças aos debates e ações promovidas em Hollywood, um posicionamento em prol da diversidade nas empresas deve se despir de preconceitos sobre orientação sexual, religiões, padrões de beleza, etnias e faixas etárias, antenado com os avanços que esses grupos estão conquistando dia após a dia.
Parte do público espera ver essa realidade refletida na diversidade nas empresas. O estudo da Youpper e Netquest, feito com 500 pessoas em todo Brasil, indicou que74% dos entrevistados prefere modelos reais ao invés de celebridades que representam padrões de beleza, sendo que 46,8% gostariam de ver mais negros e 34,8% apoiam marcas que incluem a temática LGBTQ+ na comunicação.
Diversidade nas empresas: toda marca deve se posicionar?
Para as empresas que estão dispostas a deixar a comunicação mais inclusiva, a primeira preocupação é saber exatamente qual história e para quem você estará contando. É importante que as pessoas se identifiquem com as imagens e conteúdos que você divulga, aproximando-se desse debate com empatia e não com oportunismo. Não pense em se apropriar da diversidade para “lacrar” nas redes sociais ou caçar likes com a polêmica.
Estimular a diversidade nas empresas não deve ser encarado como uma “caridade” ou ser tratado apenas como uma campanha, com data determinada para terminar. Essa preocupação deve fazer parte do posicionamento da sua marca como um todo, no planejamento das pautas, atendimento ao cliente, seleção de colaboradores e até na escolha de celebridades e influencers que contribuam com essa visão.
Na Sodexo Serviços as ações de Diversidade & Inclusão fazem parte dos pilares da empresa, com projetos como o Empoderando Refugiadas, programas para contratação de profissionais PCDs e a valorização de equipes com diversidade étnica. Para reforçar esses valores, na página da Sodexo Serviços trabalhamos conteúdos dessas ações e eventos, com a valorização da liderança feminina, boas práticas corporativas e ações de diversidade que ajudam a superar os preconceitos no meio corporativo.
Um erro, entretanto, é quando marcas querem se posicionar sem, de fato, estarem envolvidas com esse compromisso ou não entenderem quem é seu público-alvo. Uma comunicação mal planejada pode ter um efeito reverso, afastando tanto as pessoas que você gostaria de incluir, quanto o público que já consome tradicionalmente os serviços. Recentemente, discussões sobre influencers que estrelavam campanhas em defesa de um estilo de vida alternativo e depois foram desmascarados revela que o público não aceita mais um discurso que não seja coerente, apenas em prol de likes. Não adianta divulgar a diversidade nas empresas e recuar ao sinal de críticas ou não praticar essa mudança no dia a dia.
Defender um marketing digital com mais diversidade, dessa maneira, não é uma necessidade para todas as marcas, especialmente se não há identificação do público-alvo. Adotar uma postura neutra pode ser a estratégia para muitas empresas, mas abraçar o compromisso com a diversidade oferece uma oportunidade de se aproximar ainda mais desses debates e mostrar aos novos consumidores que você está interessado em dialogar com essa realidade e fazer a diferença.
A construção da diversidade nas empresas levará tempo e ainda há um caminho para alcançarmos a publicidade que abrace os diferentes perfis de beleza, gêneros e as vivências que temos na sociedade. Uma gradual mudança que dependerá de todos, desde a agência de modelos até o consumidor que questiona e critica campanhas que repetem padrões. Quebrar clichês leva tempo, mas precisamos começar agora para criar um futuro mais inclusivo, post por post, conteúdo por conteúdo.