O que você precisa saber sobre os chatbots no Whatsapp?

O aplicativo de mensagens mais utilizado do Ocidente se tornou parte integrante da nossa rotina, afinal, acessamos o Whatsapp para falar com familiares, grupos de amigos, companheiros e até mesmo para os contatos comerciais. Com o lançamento neste ano do WhatsApp for Business, o app pretende aumentar ainda mais participação em nossa rotina, oferecendo a possibilidade do atendimento por chatbots dentro da plataforma.

Chatbots no Whatsapp já são uma realidade

De acordo com o instituto Data Popular, o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, mas mesmo assim muitas marcas ainda não colocam o app no radar dos canais de contato com o cliente, pela impossibilidade de atender milhares de mensagens ao mesmo tempo de maneira profissional. Com o lançamento do WhatsApp for Business neste ano, o app avança para oferecer um atendimento padronizado e eficiente aos clientes.

Diferente de um número de celular do usuário normal, o WhatsApp for Business oferece um perfil empresarial para que os clientes estejam em contato direto, inclusive com a implementação dos chatbots, o que tornará o atendimento pelo app uma ferramenta disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. A vantagem para as empresas é conversar com os clientes dentro de um aplicativo que eles já estão acostumados, sem precisar enviar e-mail ou acessar outros sites para terem suas dúvidas e problemas resolvidos. Por enquanto, porém, a novidade está restrita ainda para grandes empresas e negócios selecionados, mas deverá estar em breve disponível para mais negócios.

Entre os exemplos práticos que já estão com bons resultados, a imobiliária online Quinto Andar foi uma das primeiras empresas convidadas pelo WhatsApp para implementar chatbots. Atualmente o app de mensagens já representa 40% dos atendimentos, superando o e-mail e o telefone. Além da praticidade, a imobiliária indicou que houve até um aumento no engajamento dos usuários depois dos chatbots, com inquilinos entregando a documentação antes do tempo previsto.

Para os usuários, entretanto, não imagine que seu aplicativo ficará lotado de mensagens de marcas e produtos todos os dias: para evitar o SPAM e interações indesejadas, o Whatsapp permitirá que você bloqueie e denuncie todos os perfis que não tenha interesse em manter o contato frequente.

Assim, mesmo que no momento a possibilidade de oferecer chatbots no Whatsapp ainda esteja restrita para algumas marcas e grandes empresas, a expansão do WhatsApp for Business é uma possibilidade muito atrativa e que colocará os chatbots, de vez, na rotina de milhares de usuários brasileiros dos apps de mensagens. Em pouco tempo, trocar mensagens com um robô estará, de vez, sendo parte do seu dia a dia!

Receba conteúdos como este em seu e-mail

Mais Conteúdos Relacionados

Como criar um blog veja o passo a passo

Como criar um blog: veja o passo a passo

Você sabe como criar um blog? Uma das principais estratégias de marketing digital, o blog tem se tornado uma das

SEO para indústria qual o poder dessa estratégia

SEO para indústria: qual o poder dessa estratégia?

No segmento da indústria, onde produtos e serviços são altamente técnicos e as vendas B2B muitas vezes envolvem ciclos longos

Pesquisa por imagem

Pesquisa por imagem: a importância desse recurso no SEO

“Será que a pesquisa por imagem é realmente importante para as estratégias de SEO?” Sem dúvida alguma, a nossa resposta

Influenciadores LGBTQI+

Influenciadores LGBTQI+ : O que eles podem nos ensinar?

Junho é o mês do orgulho LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), já que no dia 28,

rankeamento do Google

7 principais fatores de rankeamento do Google

Saber mais sobre os principais fatores de rankeamento do Google e como eles afetam a visibilidade de seu site e
Mulher de cabelos cacheados e ruivos conferindo um guia no blog da Webcompany sobre produção de conteúdo.

Produção de conteúdo digital: por onde começar?

A produção de conteúdo é essencial para qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida. Isso porque o conteúdo ajuda a direcionar
logo-webcompany-red

Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar sua empresa?